Política

Sob o comando do deputado Rafael Gouveia, Comissão de Direitos Humanos da Alego se reúne na terça-feira, 7

Publicado

em

A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa do Parlamento de Goiás se reúne nesta terça-feira, 7. Os trabalhos coordenados pelo presidente do colegiado, deputado Rafael Gouveia (Republicanos), terão início às 13h30. Na pauta do encontro constam 16 processos, oito, aptos à votação e outros oito habilitados à distribuição. O encontro híbrido será transmitido pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

O programa “Faça Lei”, voltado a incentivar a participação popular em temas relevantes para Goiás, consta na pauta da reunião do colegiado. O projeto protocolado com nº 1844/19 conta com parecer favorável da relatoria. O deputado Delegado Humberto Teófilo (Patriota), propositor da matéria, explica que o “Faça Lei” foi inspirado no Programa e-cidadania do Senado Federal. “A proposta viabiliza ao cidadão sugerir a elaboração de leis, em respeito ao princípio da democracia participativa”, enuncia. 

Teófilo também ressalta que o acesso ao programa de proposição de leis viabiliza o exercício da cidadania e legitima a democracia, por meio da participação popular em canal eletrônico, “isento de burocracias para apresentação de propostas legislativas que atendam ao interesse coletivo”, sublinha.

Acessibilidade

De autoria do deputado Charles Bento (MDB), o intuito da proposição de nº 5012/21, que tem aval da relatoria pela aprovação, é organizar empréstimos de cadeiras de rodas, bengalas, muletas, andadores e outros equipamentos similares às pessoas portadoras de deficiência, sejam elas deficiências temporárias ou permanentes. “Muitas pessoas portadoras de deficiência encontram dificuldade na aquisição de equipamentos para melhorarem sua acessibilidade. Essas dificuldades, em sua maioria, são a falta de recursos financeiros”, assinala Bento.

Votação

Processo nº 1844/19 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Regulamenta o programa “Faça Lei”. Relatado pelo deputado Chico KGL pela aprovação. 

Processo nº 1342/20 – Deputado Antônio Gomide – Dispõe sobre a obrigação das empresas, que contratam com o estado de Goiás, suas autarquias, empresas públicas e fundações, demonstrar que são cumpridoras das leis e decretos federais naquilo que é concernente à inclusão de aprendizes e deficientes. Relatado pelo deputado Rubens Marques pela rejeição.

Processo nº 1355/20 – Deputado Antônio Gomide – Proíbe a pessoa jurídica, que tenha sido condenada pela prática de trabalho análogo à escravidão, de contratar com a administração pública estadual. Relatado pelo deputado Chico KGL pela rejeição.

Processo nº 4488/21 – Deputado Antônio Gomide – Estabelece prazo para que órgãos da administração direta e indireta respondam a pedidos de informação. Relatado pelo deputado Chico KGL pela aprovação.

Processo nº 4526/21 – Deputado Paulo Trabalho – Dispõe sobre a decretação de fechamento de estabelecimentos comerciais em decorrência da pandemia de covid-19 sem reunião prévia com representantes dos empregadores e empregados. Relatado pelo deputado Rubens Marques pela aprovação.

Processo nº 5012/21 – Deputado Charles Bento – Institui a criação do banco comunitário de cadeira de rodas. Relatado pelo deputado Tião Caroço pela aprovação.

Processo nº 5484/21 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Dispõe sobre a reserva de vagas de estágio para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas e quilombolas, nos programas de estágio no âmbito do poder público do estado de Goiás. Relatado pelo deputado Coronel Adailton pela aprovação. 

Processo nº 6067/21 – Deputado Charles Bento – Dispõe sobre o registro do Certificado de Segurança Veicular (CSV). Relatado pelo deputado Tião Caroço pela rejeição.

Distribuição

Processo nº 4632/20 – Deputado Talles Barreto – Dispõe sobre a instalação obrigatória de piso tátil em banheiros públicos.

Processo nº 5312/21 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Dispõe sobre a obrigatoriedade de bares, lanchonetes, restaurantes, hotéis, shopping centers e demais estabelecimentos comerciais em geral disponibilizarem gratuitamente suas instalações sanitárias aos garis e demais trabalhadores do serviço de limpeza urbana.

Processo nº 5771/21 – Deputado Karlos Cabral – Determina que as concessionárias de serviços públicos, fornecedoras de energia elétrica, água e gás adequem seu atendimento aos deficientes visuais e auditivos.

Processo nº 7117/21 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Dispõe sobre a proibição de homenagens por meio da utilização de expressão, figura, desenho ou qualquer outro sinal relacionado à escravidão e/ou a pessoas notoriamente participantes do movimento eugenista brasileiro por pessoas físicas e pessoas jurídicas de direito público ou privado.

Processo nº 7364/21 – Deputado Paulo Trabalho – Obriga as empresas de centrais de atendimento telefônico “call centers”, serviços de atendimento ao cliente “SAC” e congêneres a disponibilizarem método de atendimento de chamada de vídeo para pessoas portadoras de deficiência auditiva. 

Processo nº 7742/21 Deputado Chico KGL – Dispõe sobre o balcão de atendimento para orientação e apoio a pessoa com deficiência, nas dependências dos órgãos e entidades da administração pública, instituições públicas e privadas de ensino superior e técnico. 

Processo nº 8152/21 Deputada Lêda Borges – Estabelece junto às empresas e comércio local o programa troco solidário, com a finalidade de auxiliar financeiramente as entidades filantrópicas. 

Processo nº 8244/21 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Institui o “Selo Acolher”.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA