Distrito Federal

Oficina de primeiros socorros e workshop de bolos caseiros

Publicado

em


Ministradas por Fernanda Pereira, formada em enfermagem e que atua há mais de 11 anos na área de assistência, a Oficina Primeiros Socorros tem o objetivo de capacitar jovens a prestarem assistência imediata a uma pessoa em situação de risco, seja por acidente ou por um mal súbito, por exemplo. Fernanda foi professora do Curso Profissionalizante de Cuidador de Idosos dos Centros de Juventude dará orientações sobre como manter os sinais vitais de uma pessoa até a chegada da equipe de serviço de emergência.

As aulas começam na próxima segunda-feira (21) e seguem até 23 de julho. Kedson Rocha, secretário de Juventude do Distrito Federal, acredita que o sucesso da primeira edição da oficina será repetido “Quando lançamos em abril esse curso tivemos uma procura muito grande. Foram mais de 200 inscritos e tenho certeza que não será diferente agora. A professora Fernanda é uma profissional muito dedicada, com vasta experiência e que certamente formará excelentes alunos aptos a prestarem os primeiros socorros”, declara.

Bolos caseiros

Com uma abordagem dinâmica e ministrada pelo instrutor cultural e chef de cozinha Eduardo Henrique, o Workshop de Bolos Caseiros coloca à disposição dos jovens um conteúdo destinado a quem pretende empreender no ramo da culinária. As atividades são virtuais, gratuitas e estão marcadas para os dias 21, 24 e 25 de junho.

Ainda segundo o chefe da pasta, a expectativa para o Workshop de Bolos Caseiros é repetir o sucesso que tem sido as demais oficinas de Cozinha de Sucesso. “O professor Edu tem uma dinâmica fantástica e ensina ótimas receitas com ingredientes acessíveis, por isso tenho certeza que essa é mais uma oportunidade para os jovens aprenderem e empreenderem”, conclui.

As inscrições para as atividades do CJ são feitas no site da organização IECAP – Agência de Transformação Social. Todos os cursos e oficinas ministrados no CJ são gratuitos e terão emissão de certificados para aqueles que concluírem pelo menos 75% das atividades propostas.

Os requisitos para participação são ter entre 15 e 29 anos, residir no Distrito Federal e possuir recursos necessários para realização do curso à distância.

*Com informações da Sejuv

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA