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‘Turismo em Ação’ na Fercal credencia artesãos

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Secretaria de Turismo já emitiu 1.472 unidades da Carteira Nacional de Artesão

O programa itinerante Turismo em Ação, da Secretaria de Turismo (Setur), chega à Fercal, nesta sexta-feira (23), para uma série de atividades visando estruturar a cidade como um destino turístico do Distrito Federal. Equipes da secretaria estarão na administração regional da cidade a partir das 9h.

Para dar início às ações, a titular da Setur, Vanessa Mendonça, e o administrador da Fercal, Fernando Gustavo Lima da Silva, vão entregar a Carteira Nacional de Artesão (CNA) a vários cadastrados, além de inaugurar uma unidade do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) naquela região administrativa.

“O CAT é a porta de entrada para receber o turista e dar informações sobre os pontos turísticos da cidade”, resume a secretária de Turismo. “Profissionais capacitados ajudam a traçar um roteiro para o turista, envolvendo os locais ecológicos, esportivos e religiosos mais interessantes para visitação, incluindo produtos, serviços e artesanato.”

A CNA, lembra a secretária, habilita o artesão para trabalhar legalmente em todo o Brasil, bem como a participar de eventos locais, nacionais e internacionais. “A Setur emitiu 1.472 novas CNAs e renovou 732 carteiras, entre 2019 e 2020”, informa. Neste ano, já foram emitidas 271 e renovadas 128 CNAs”. Segundo Vanessa Mendonça, os valores comercializados pelo setor do artesanato no DF desde o início da gestão do governador Ibaneis Rocha somam R$ 1,55 milhão.

Visitas técnicas

R$ 521 milhões Recursos da linha de crédito do Fungetur, operada pelo BRB, para o turismo no DF

Esta é a nona edição do programa, que já passou por Lago Sul, Guará, Sobradinho, Planaltina, Ceilândia, Riacho Fundo II, Gama e Brazlândia.  Também participam da ação na Fercal o deputado Robério Negreiros e os empresários do segmento Gustavo Viegas (Fazenda Confiança) e Alberto Bardawil (Fazenda Califórnia).

Dentro da programação, haverá visitas técnicas ao Pesque-Pague do Joel, às fazendas Confiança e Califórnia e à Igreja Frutos da Videira. A reunião com os empresários faz parte das ações da Setur para impulsionar a retomada das atividades turísticas no DF, uma vez que o setor foi um dos mais afetados economicamente pela pandemia.

Durante o encontro, técnicos da secretaria também vão falar sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) e o Fundo Geral do Turismo (Fungetur) – linha de crédito que o Ministério do Turismo disponibilizou para o DF, por meio do Banco de Brasília (BRB). São R$ 521 milhões disponíveis para micro e pequenas empresas que atuam no turismo. Esses recursos visam dar fôlego ao setor e a manutenção dos empregos.

*Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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