Turismo

Caiado articula fomento ao turismo goiano com ministro Celso Sabino

Publicado

em

Durante audiência, em Brasília, governador apresentou as ações e planos de investimentos em busca de ampliar o incentivo ao setor

Com objetivo de conseguir apoio do governo federal para o Impulso Goiás, iniciativa do Estado para fortalecer o turismo e a cultura nos municípios goianos, o governador Ronaldo Caiado se encontrou, nesta terça-feira (06/02) com o ministro do Turismo, Celso Sabino. Na audiência, na capital federal, Caiado apresentou algumas das ações desenvolvidas pelo governo estadual no âmbito do turismo e solicitou incentivo para a ampliação do setor.

“O turismo é uma grande fonte de renda e tem sido a manutenção da economia de muitos municípios do estado, que entenderam o quanto o setor é forte e rentável, e que passou a ser de grande relevância para Goiás”, pontuou o governador Ronaldo Caiado que destacou a importância do apoio do ministério para ampliar o turismo goiano.

O pedido visa à ampliação do calendário cultural e turístico, que engloba o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), a Procissão do Fogaréu, o Canto da Primavera e festivais de gastronomia, teatro e música. Já estão previstos R$ 546 milhões para o setor, por meio das secretarias da Retomada, Cultura e Goiás Turismo. “Vamos trabalhar em conjunto para atender os pleitos do estado de Goiás”, garantiu o ministro Celso Sabino.

Projetos
O Governo de Goiás tem se comprometido com a ampliação e crescimento do turismo em todas as regiões do estado. Uma das ações contempladas pelo Impulso Goiás é o apoio às festas de Carnaval nas cidades de Goiânia, Aruanã, Jaraguá e Três Ranchos. Além disso, lançou o Passaporte Goiano, documento com fotos de atrativos turísticos das 11 regiões que englobam os 95 municípios do Mapa do Turismo goiano que permite aos turistas registrarem suas viagens pelo estado.

Já o Goiás Social, por meio da Secretaria da Retomada e da Goiás Turismo, lançou o curso técnico gratuito em Guia de Turismo, que oferece 90 vagas para formação de novos profissionais. Em parceria com o Sistema Fecomércio (Sesc/GO), o Governo de Goiás realiza mais uma edição do projeto Claque Cultural, que visa a realização de eventos culturais e o fortalecimento do turismo e economia nos municípios goianos, com investimento de R$ 15 milhões.

Fotos: Júnior Guimarães /Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook

Caldas Novas

Aeroporto de Caldas Novas (GO) teve aumento de 23% de passageiros no 1º trimestre de 2024 em relação a 2023

Publicados

em

A concessionária Socicam informa que o número de viajantes que optaram pelo transporte aéreo para visitar as maravilhas naturais da Região das Águas Quentes aumentou no primeiro trimestre de 2024

Segundo a administradora, de janeiro a março, 14.415 passageiros foram atendidos pelo Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, de Caldas Novas (GO), considerando o total de embarques e desembarques. O quantitativo representa um aumento de 23% em relação ao registrado no mesmo período em 2023, quando 11.600 viajantes passaram pelo terminal.

Além do crescimento no número de passageiros, os indicadores também são positivos na quantidade voos. Durante o primeiro trimestre, o goiano registrou 69 pousos e decolagens da aviação regular, operados pela GOL e pela Azul, o que significa um aumento de 27% em relação ao mesmo recorte de tempo no ano passado, quando o empreendimento atendeu 54 operações.

Para Sylla Gomes, gerente do Aeroporto de Caldas Novas, os resultados demonstram a capacidade do empreendimento como dinamizador do turismo na maior estância hidrotermal do mundo.

“Ao disponibilizar infraestrutura operacional qualificada, equipe preparada e instalações confortáveis, o Aeroporto de Caldas Novas se torna um importante vetor de mobilidade para os turistas da Região das Águas Quentes. Esses atributos foram essenciais para o aumento da oferta de voos no período de férias escolares, permitindo que mais passageiros visitassem nossa região”, afirma. Alexander Cerqueira

O Diretor de Aeroportos da Socicam, acredita que 2024 será um ano promissor para o turismo de lazer.

“O crescimento substancial no número de passageiros que escolhem Caldas Novas como destino reforça a relevância turística da região. Nesse sentido, estamos comprometidos em aprimorar constantemente nossa infraestrutura e atendimento, além dialogar com as companhias para atrair novas opções de voos e, assim, alavancar ainda mais o turismo na Região das Águas Quentes”, conclui.

O Aeroporto de Caldas Novas atende operações regulares da GOL para Congonhas (SP) e da Azul para Confins (MG), realizadas às quintas e aos domingos.

O Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães é o segundo mais importante do estado de Goiás. É a principal porta de entrada para quem deseja desfrutar das águas termais de Caldas Novas, considerada a maior estância hidrotermal do mundo. Além disso, a cidade figura como o maior polo turístico do Centro-Oeste.

Informações da Socicam

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA