Cidades

Rogério Cruz entrega primeiro Alvará de Localização e Funcionamento da Reocupação dos Mercados Municipais

Publicado

em

Em solenidade na manhã desta quinta-feira (15/12), no Mercado Municipal do Setor Pedro Ludovico, o prefeito Rogério Cruz entregou ao novo permissionário Raimundo Coelho Pinto, proprietário de um açougue, o primeiro Alvará de Localização e Funcionamento da Reocupação dos Mercados Municipais da capital goiana. A entrega do documento é resultado de um trabalho de reorganização das 208 salas comerciais que estão ociosas nos centros comerciais, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec).

Assim que entregou a permissão o Raimundo Coelho, o prefeito Rogério Cruz lembrou que a gestão municipal faz a reocupação das salas que estão sem atividade nos mercados municipais e o objetivo é fomentar a atividade comercial e, assim, gerar mais empregos e renda.

“Os mercados municipais são tradicionais em Goiânia e trabalhamos para preservá-los e valorizá-los sempre, pois são espaços muito agradáveis e democráticos”, diz o prefeito, ao acrescentar que é, para ele, gratificante dar uma nova vida às estruturas existentes.

Além da reocupação, Rogério Cruz lembrou ainda que a confecção de uma Rota Turística dos Mercados Municipais está sendo trabalhada em parceria entre a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agutul), Sedec e entidades do Sistema S de Goiás para apresentar aos turistas os cheiros, sabores, arte, e serviços tradicionais do goianiense.

“Esse material vai auxiliar na divulgação dos nossos oito mercados municipais, além de proporcionar a visita de turistas nesses históricos espaços que se confundem com a história de Goiânia”, pontua Rogério Cruz, que falou, ainda, do trabalho realizado para revitalizar os mercados. “Já visitamos todos e fizemos o levantamento e, agora, trabalhamos para colocar em prática”, concluiu o prefeito.

A Sedec projeta que ao menos 150 novas concessões sejam emitidas no próximo ano. “O trabalho foi muito árduo, e conseguimos encontrar o caminho para resolver a situação que, inclusive, enfrentou questões judiciais”, explicou o titular da pasta, Silvio Sousa.

O secretário acrescenta que o fato de autorizar novas atividades nos mercados abre outras possibilidades de pessoas interessadas em desenvolver atividades nesses locais, incluindo-se o resgate histórico que representam para Goiânia. “Além de ser um ponto de compras, os mercados são também locais de socialização entres os moradores da capital”, pontuou.

O novo permissionário do Mercado Municipal do Setor Pedro Ludovico, Raimundo Coelho Pinto, disse que já trabalhou no local como açougueiro e que agora tem a oportunidade de abrir o próprio negócio, motivo de muita felicidade. “A minha intenção é trabalhar muito e oferecer produtos de qualidade aos moradores da região do Setor Pedro Ludovico”, afirmou.

Monumento Almirante Tamandaré
Ainda na manhã desta quinta-feira (15/12), o prefeito Rogério Cruz inaugurou o Monumento Almirante Tamandaré, na Praça Tamandaré, localizada na Avenida Assis Chateaubriand, no Setor Oeste. Durante a solenidade, ele lembrou a história do homenageado, Patrono da Marinha do Brasil, e que empresta seu nome à praça.

Prefeito Rogério Cruz participa da solenidade de inauguração do Monumento Almirante Tamandaré, na Praça Tamandaré, no Setor Oeste

No discurso, Rogério Cruz lembrou o almirante Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, dedicou a vida à Armada Imperial Brasileira, chegando a ser membro vitalício do Conselho Militar e de Justiça, que mais tarde se tornou o Supremo Tribunal Militar e, a partir de 1946, Superior Tribunal Militar.

“Pouco depois de alcançar a maioridade, foi confiado a ele, pela primeira vez, o comando de um navio. Anos mais tarde, já como almirante, comandou a Força Naval Brasileira em operações de guerra em duas importantes ocasiões: Campanha Oriental e Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai”, ressaltou o prefeito, ao lembrar de outra passagem relevante, que foi na Proclamação da República do Brasil, em 1889.

“Homenageamos um homem que trouxe para o Brasil segurança e conforto para aqueles que estavam atormentados por guerras. Nos dias atuais, vivenciamos as nossas lutas e nos serve de exemplo”, sublinhou o prefeito. “Graças ao empenho do Almirante Tamandaré, temos hoje a grande Marinha Brasileira e eu fico muito feliz por homenagear a sua representatividade na cidade de Goiânia”, concluiu.

Fotos: Jucimar Sousa

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA