Cidades

Seduc inicia entrega de kits escolares para estudantes do Ensino Fundamental

Publicado

em

m mais uma ação do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás), o Governo de Goiás iniciou a entrega de kits de materiais escolares para as 245 prefeituras e secretariais municipais de Educação parceiras no programa.

Ao todo, serão 143.160 kits escolares que atenderão estudantes do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental. Cada kit é composto por dois apontadores, três borrachas, quatro cadernos brochura, um caderno de desenho, dois frascos de cola (branca e colorida), duas caixas de lápis de cor, um lápis grafite preto, uma tesoura e dois conjuntos de canetinhas hidrográficas.

“Isso é o Governo de Goiás apoiando e ajudando vocês”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Fátima Gavioli, durante a cerimônia de entrega, com a presença de prefeitos.

Segundo ela, a intenção é que os kits auxiliem na estruturação dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º e 2º ano) e colaborem para garantir a alfabetização na idade certa.

Para o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Flávio de Castro, a ação representa a essência do regime de colaboração. De acordo com Gavioli, a entrega demonstra que “tanto o estado quanto os municípios caminham em um sentido só, que é o de dar qualidade e a oportunidade de Educação para as nossas crianças e jovens”.

Demais ações

Essa é mais uma das medidas realizadas pelo Governo de Goiás no âmbito do Programa AlfaMais Goiás. Desde o lançamento do programa, em 2021, o estado tem disponibilizado formação para os professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, materiais didáticos para educadores e estudantes, e livros literários para os 245 municípios parceiros.

Somente em abril deste ano, a Seduc entregou 28 mil exemplares de livros didáticos para profissionais lotados nas redes municipais e estadual de ensino, que atuam na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino Fundamental.

AlfaMais

“O programa AlfaMais tem a missão de alfabetizar todas as crianças na idade certa”, explicou a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria, durante a solenidade de entrega. 

“Para que se cumpra a missão, para que a gente consiga atingir esse objetivo, o governo estadual assumiu o compromisso de fornecer para os municípios formação de professores, materiais, livros e kits pedagógicos para que vocês possam fazer esse trabalho (de alfabetização) da forma mais tranquila possível”.

Parceria

O AlfaMais Goiás começou a ser executado nas escolas goianas no início de 2022. Apesar de recentes, as ações do programa já têm surtido resultados para as redes de ensino envolvidas.

O secretário municipal de Educação de Iporá, João de Almeida Lara, acredita que uma das principais contribuições tem sido a aproximação entre as redes estadual e municipais de ensino. Tem sido um processo bastante evolutivo e satisfatório esse apoio”, comentou ele.

Diante da entrega dos novos kits de materiais escolares, o secretário prevê que, em breve, o programa atingirá os resultados esperados no âmbito da Educação Básica. “Tudo o que se faz de bom para a educação tem uma resposta imediata. Essa parceria tem mostrado que realmente esse programa veio para ficar. E dará o resultado esperado em um tempo bastante curto”, assegurou.

Presenças

Estiveram presentes na cerimônia os deputados estaduais eleitos George Morais e Coronel Adailton; presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação em Goiás (Undime), Miguel Ribeiro; prefeito de Pilar de Goiás e representante da Federação Goiana de Municípios (FGM), Tiago Japiassu; prefeito  de Abadiânia e representante da Associação Goiana de Municípios (AGM), José Diniz; e a subsecretaria de Execução da Política Educacional da Seduc, Helena Bezerra, além de secretários municipais de Educação, coordenadores regionais e articuladores do AlfaMais Goiás.

Fonte: Secretaria da Educação (Seduc)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA