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Loja do Artesanato gera emprego e renda para artistas

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Um grupo de 27 artesãos selecionados para a 3ª Edição da Loja do Artesanato do Pátio Brasil Shopping deixará o local no dia 8 de agosto. E a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, reuniu essa turma para agradecer a participação de cada um durante o período de ocupação do espaço. De acordo com o Edital de Chamamento nº 023/2020, cada grupo pode usar a Loja do Artesanato para exposição e comercialização de produtos artesanais pelo período de três meses.

O projeto Loja do Artesanato tem o objetivo de projetar o artesanato como produto turístico da capital federal | Foto: Cláudio Gerber/Setur-DF

“O espaço foi conquistado pelo resultado do trabalho de cada um dos senhores. Precisamos valorizar o artesão que está aqui, que reproduz nossa cultura pelas mãos e fortalece o turismo local. As outras lojas têm produtos, a Loja do Artesanato tem alma. Por isso, o artesanato está nas minhas ações diárias”, afirmou a secretária.

Visibilidade

Divino Alves Faleiros, 63 anos, iniciou no artesanato em 1978. Atualmente, o artesão entalha totens em fibras de buriti, faz flores com pé de mamona e outros produtos, sempre usando recursos naturais, os quais o ofício lhe ensinou a proteger para sempre ter a matéria-prima que usa em suas obras de arte.

“Foi um presente participar deste espaço aqui no Shopping Pátio Brasil. É um ambiente diferente do que estava acostumada, não tem que correr da chuva ou do sol. É outro público e recebi muitos elogios, que me fizeram querer fazer coisas mais bonitas”Selma di Sessa, artesã

“Foi uma alegria quando me inscrevi para a 3ª edição aqui da Loja do Artesanato do Pátio Brasil e fiquei muito satisfeito quando soube que fui escolhido para participar do projeto colaborativo. Fiquei dez anos sem produzir trabalho de arte e com o apoio da Secretaria de Turismo eu fui resgatado. Não só eu, muitos artesãos também foram. Estou lisonjeado por ter produzido e comercializado nessa loja tão bonita, saio com o sentimento de dever cumprido”, disse Divino Faleiros.

Artesã há 35 anos, Selma di Sessa, 60 anos, se apaixonou pelo trabalho com sementes numa viagem que fez a Amazônia. Desde então, produz semijoias para vender nas feiras das quais participou ao longo dos anos. No entanto, a Loja do Artesanato lhe proporcionou uma nova experiência profissional.

“Foi um presente participar deste espaço aqui no Shopping Pátio Brasil que a gente nunca tinha tido antes. É um ambiente diferente do que estava acostumada, não tem que correr da chuva ou do sol. É outro público e recebi muitos elogios, que me fizeram querer fazer coisas mais bonitas para participar de mais oportunidades como esta. A valorização que o artesão está tendo neste momento com a Secretaria de Turismo é uma coisa inédita e é muito prazeroso vivenciar isso. A gente até comenta entre os artesãos que até parece um sonho e dá medo disso acabar”, comentou Selma di Sessa.

Cada edital faz a seleção de 30 artesãos que, para concorrer ao processo seletivo, precisam ter a Carteira Nacional do Artesão. O documento é emitido pela Setur-DF e possibilita ao profissional estar em todas as feiras das quais a instituição participa, no DF ou em outras cidades

“O artesanato é um dos principais segmentos da produção associada ao turismo. No DF, são mais de 11 mil profissionais cadastrados na secretaria, atuando com objetivos e planejamento definidos. Desde o início da nossa gestão, assegurar um local para venda desses produtos é uma meta prioritária. E conseguimos, em todas as ações e eventos apoiados pela Setur-DF, a condição e a garantia do espaço do artesão. Ampliamos para as lojas no shopping, pelas regiões administrativas e estamos fortalecendo, cada vez mais, o trabalho de cada um deles”, declarou a secretária Vanessa Mendonça.

Loja do Artesanato

O projeto Loja do Artesanato é coordenado pela Secretaria de Turismo do DF em parceria com o Pátio Brasil Shopping, no Plano Piloto, e com o Alameda Shopping, em Taguatinga, por meio de cessão de comodato, para projetar o artesanato como produto turístico da capital federal.

Cada edital faz a seleção de 30 artesãos que, para concorrer ao processo seletivo, precisam ter a Carteira Nacional do Artesão. O documento é emitido pela Setur-DF e possibilita ao profissional estar em todas as feiras das quais a instituição participa, no Distrito Federal ou em outras cidades.

Os Editais de Chamamento Público para ocupação das Lojas do Artesanato são publicados no site da Setur-DF e contêm todas as normas de acordo com a legislação aplicada. Cada grupo formado por 30 artesãos pode utilizar os espaços por três meses.

Os artesãos selecionados no Edital de Chamamento nº 023/2020 já venderam R$ 83.365,44, na Loja do Artesanato do Pátio Brasil desde março deste ano. Excepcionalmente, o grupo teve extensão do prazo para compensar o baixo fluxo em função da pandemia.

*Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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