Sem categoria

Lançado pelo Governo de Goiás, aplicativo Minha Vaga! amplia acesso ao emprego

Publicado

em

Ferramenta inova intermediação de mão de obra e leva serviço para todos os municípios goianos, com navegação simplificada e processo totalmente online

Com a missão de desburocratizar e acelerar a contratação de mão de obra para os milhares de postos de trabalho abertos em todo o estado, o Governo de Goiás lança o aplicativo “Minha Vaga!”. Já com mais de 4 mil vagas de emprego disponíveis, a nova ferramenta foi apresentada ao setor produtivo goiano nesta quinta-feira (23/11), na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO).

O aplicativo Minha Vaga! é leve, para rodar em qualquer tipo de celular, e de navegação simples. Já os empresários devem acessar o site redeindica.go.gov.br para cadastrar as vagas de emprego. A ferramenta foi desenvolvida pelo Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), sob a coordenação do Goiás Social, por meio da Secretaria da Retomada.

Aplicativo apresentado ao setor produtivo reduz tempo e encurta caminhos para as pessoas que buscam trabalho

Aplicativo apresentado ao setor produtivo reduz tempo e encurta caminhos para as pessoas que buscam trabalho

“A partir de hoje, os 246 municípios goianos passam a contar com uma ferramenta de intermediação de mão de obra, porque a gente sabe que o Sine está presente em menos de 60 cidades. E estaremos em constantes atualizações para que o aplicativo atenda com eficiência tanto os trabalhadores que procuram uma vaga como as empresas que precisam contratar”, anunciou César Moura, secretário de Estado da Retomada.

Durante a solenidade de lançamento do Minha Vaga!, o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, afirmou que o comércio em geral deve disponibilizar, em breve, cerca de 8 mil vagas temporárias no aplicativo. Baiocchi destacou exemplos como uma indústria que tem mais de 500 vagas abertas, em Itaberaí e Nova Veneza, e a área de bares e restaurantes, também com mais de 500 postos de trabalho desocupados; ambos com dificuldade de contratação.

“Quando o governo pensa em um produto desse, está diminuindo o tempo e encurtando os caminhos para que as pessoas encontrem aquilo que elas mais querem. Porque os benefícios sociais entregues pelo poder público são necessários em momentos difíceis, mas você pode ter certeza que a maior dignidade que um pai de família pode ter é o emprego, o suor dele remunerado”, ressaltou Marcelo Baiocchi.

Notificações por geolocalização
A nova plataforma promete ainda maior eficiência na intermediação de mão de obra, notificando o candidato de oportunidades próximas a eles. “Se eu procuro trabalho e estou passando perto de uma empresa que tem vaga aberta, o aplicativo me mostra. Você entra, vê a vaga e, se precisa de qualificação, é só procurar o Cotec que temos cursos gratuitos”, explica César Moura.

O app também mostra a localização da empresa com vagas disponíveis, funcionalidade que deve reduzir a evasão a entrevistas de emprego e também a desistência durante o período de experiência após a contratação. A ferramenta está disponível para IOS e Android, totalmente gratuito.

Geração de empregos
Seguindo a determinação do governador Ronaldo Caiado de fazer do emprego a principal política pública de assistência à população vulnerável, a Secretaria da Retomada vem reforçando a empregabilidade em Goiás com intermediação e capacitação de mão de obra. De agosto de 2020 até 2022, 180.081 vagas de emprego foram oferecidas por meio do Programa Mais Empregos. Nesse mesmo período, foram realizados 362.297 encaminhamentos para preencher as vagas.

A qualificação profissional gratuita foi reforçada tanto para incentivo ao microempreendedorismo como para atender as necessidades do mercado formal de trabalho. De outubro de 2021 a outubro de 2023, 67.322 certificados de capacitação profissional foram emitidos pelos Cotecs para trabalhadores goianos.

Fotos: Rodrigo Cabral / Secretaria de Estado da Retomada – Governo de Goiás

Comentários do Facebook

Sem categoria

“A esperteza não pode tomar lugar da ética”, pontua Caiado em pré-lançamento de evento internacional em Goiânia

Publicados

em

1ª Cúpula Internacional de Ética no Setor Público será realizada pelo Governo de Goiás em parceria com Unesco. Evento está previsto para maio de 2024 e terá o apoio do Grupo Jaime Câmara

O governador Ronaldo Caiado ressaltou a necessidade da ética permear as ações no funcionalismo público, durante o pré-lançamento da 1ª Cúpula Internacional de Ética no Setor Público, na tarde desta terça-feira (05/12), no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Goiânia. O evento oficial, de iniciativa do Governo de Goiás, será realizado de 20 a 22 de maio de 2024, no Centro Cultural Oscar Niemeyer e deve contar com a participação de líderes mundiais, como Marcelo Rebelo, presidente de Portugal, e Tony Blair, ex-primeiro-ministro do Reino Unido.

Para Caiado, o debate do assunto é fundamental em todos os setores. “Quando falamos de ética no serviço público não quer dizer que deva ser excluída de outros segmentos. Tem de ser buscada por todos nós, sejamos servidores públicos, médicos, engenheiros ou profissionais liberais”, ressaltou o governador.

Durante o pré-lançamento, Caiado ainda assinou um acordo de cooperação internacional entre o Estado e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que visa a promoção da ética no poder público e o fortalecimento das ações de governança. “A noção de esperteza não pode tomar o lugar da ética no nosso país. Precisamos resgatar esse compromisso como um dos parâmetros fundamentais para que o Brasil seja respeitado”, reforçou o chefe do Executivo estadual.

Representante da Unesco, Fábio Soares Eon celebrou o fato de Goiás ser um dos estados com maior número de acordos de cooperação com a entidade. Segundo ele, a ética faz parte do DNA da agência, criada pela ONU após a Segunda Guerra em um mundo devastado pelo conflito, mas que via a necessidade de reconstruir a humanidade com novos valores. “Essa foi a preocupação na gênese da Unesco, trabalhar os princípios éticos de forma transversal. Inclusive, em 2021 lançamos uma recomendação sobre ética na inteligência artificial, que vai inspirar 194 países a adotar marcos regulatórios internos que trabalhem essa temática”, explicou.

A cúpula internacional vai debater acerca de assuntos que impactam a sociedade no âmbito do poder público e da ética. Especialistas vão participar de painéis que abordam temas relacionados à justiça, política, educação, direitos humanos, inteligência artificial, entre outros.

Governador Ronaldo Caiado ressalta a necessidade do resgate da ética no Brasil durante pré-lançamento da 1ª Cúpula Internacional de Ética no Setor Público

Governador Ronaldo Caiado ressalta a necessidade do resgate da ética no Brasil durante pré-lançamento da 1ª Cúpula Internacional de Ética no Setor Público

Além de líderes mundiais, como o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair, a cúpula contará com a participação de pensadores de renome internacional, como Michael Sanders, professor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e autor do livro ‘Justiça: o que é fazer a coisa certa’ e Luc Ferry, professor da Universidade de Sorbonne e ex-ministro da Educação da França. A expectativa é que a iniciativa reúna mais de 6 mil pessoas.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, disse que a preparação para a cúpula é realizada em conjunto com todas as pastas do Estado. “Discutir a ética no âmbito do poder público é algo fundamental para entendermos que o papel do Estado é atender a sociedade, o coletivo”, sublinhou. Já o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller afirmou que a ética está em linha com valores que têm orientado a caminhada da atual gestão. “É um prazer termos a presença de tantos atores importantes nessa caminhada que temos feito”, declarou.

Especialista no assunto, o professor e escritor Clóvis Barros elogiou o Governo de Goiás pela preocupação genuína com a ética no serviço público. “Que todos observem o que acontece aqui e possam, a partir do modelo daqui implementado, sem nenhuma vergonha ou pudor, copiar e imitar isso, para que em outros estados, iniciativas como essa também ganhem corpo”, salientou.

Presidente do Grupo Jaime Câmara, que apoia o evento, Jaime Câmara Júnior destacou que discutir ética nos mais diferentes campos de atuação é uma exigência cada vez mais premente em tempos de aceleradas mudanças tecnológicas, que carregam impactos em todos os setores da sociedade. “Nada mais prudente que parar e refletir sobre as implicações de tal trajetória, sobre os valores e princípios fundamentais ao ser humano sobre os limites adequados. A cúpula é uma das mais relevantes iniciativas promovidas em Goiás para inspirar reflexão, replicar boas práticas e incentivar políticas públicas voltadas para ética e os direitos humanos”.

Fotos: Hegon Corrêa / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA