Saúde

Governo, entidades e artistas se mobilizam em favor do CORA

Publicado

em

Construção do primeiro hospital público voltado ao tratamento contra o câncer em Goiás recebe apoio da sociedade e de artistas como Maiara e Maraísa, Gusttavo Lima e o locutor Cuiabano Lima. “Grande obra que quero deixar é salvar vidas”, afirma governador Ronaldo Caiado

Representantes do Governo de Goiás, deputados, prefeitos e artistas de renome nacional se uniram, na manhã desta quarta-feira (29/11), em um ato de apoio à construção do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), primeiro hospital público exclusivamente voltado ao tratamento contra o câncer no estado, localizado às margens da BR-153, em Goiânia. Artistas como Gusttavo Lima, Maiara e Maraísa e o locutor Cuiabano Lima visitaram o canteiro de obras e manifestaram apoio ao investimento, que será de R$ 180 milhões do Estado para ala pediátrica. “No fim do mandato, a grande obra que quero deixar é salvar vidas”, resumiu o governador Ronaldo Caiado durante vistoria no local.

“Com apenas 8 meses do início da construção, já estamos com mais 40% dela pronta. É uma obra que vai dar a todos os pacientes que não têm poder aquisitivo a possibilidade de fazer os tratamentos mais sofisticados, com os protocolos mais modernos”, destacou o governador Ronaldo Caiado. O vice-governador Daniel Vilela, a primeira-dama Gracinha Caiado e diversos secretários de estado participaram da vistoria. “Não vejo a hora de ver essas crianças aqui, bem instaladas e podendo receber o melhor atendimento possível para essa doença que é tão devastadora. Ronaldo Caiado tem o compromisso de cuidar das pessoas, sempre buscando parcerias e o que há de melhor e mais moderno. E é isso que estamos fazendo aqui”, destacou a primeira-dama.

Governador Ronaldo Caiado durante vistoria às obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora): “Com apenas 8 meses do início da construção, já estamos com mais de 40% dela pronta”

Governador Ronaldo Caiado durante vistoria às obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora): “Com apenas 8 meses do início da construção, já estamos com mais de 40% dela pronta”

O Cora segue modelo do Hospital do Amor – Hospital do Câncer de Barretos (SP), inspirado em hospitais norte-americanos, e a grandiosidade da estrutura é ressaltada pelos apoiadores. “A obra está linda, perfeita! Goiás precisa desse apoio para ajudar as famílias, estaremos aqui para tudo que o hospital precisar”, disse a cantora Maiara, ao lado da irmã Maraísa. “Isso é Goiás mostrando como se faz saúde, como se trata o povo”, ressaltou o cantor Gusttavo Lima. O locutor Cuiabano Lima afirmou que o hospital dará chance de vida para muitos: “Tem pessoas que estão morrendo antes da hora, este tratamento fará grande diferença”.

Transparência
Caiado recebeu uma prestação de contas simbólica do presidente da organização da sociedade civil Fundação Pio XII, Henrique Prata, que executa os trabalhos. “Temos quatro orçamentos de tudo, de uma agulha a um prego. Assim, temos a transparência garantida de onde é mais barato, no país ou não. Tudo que vem para cá está consolidado na prestação submetida ao Tribunal de Contas”, disse Prata. “Governos anteriores nunca se interessaram em tratar o câncer dentro do estado. Jogavam a responsabilidade”, acrescentou o presidente.

Prefeitos de 118 cidades participaram do ato, muitos relataram as dificuldades e manobras que precisam fazer para mandar pacientes para outros estados. “Um hospital como esse traz mais segurança, conforto, credibilidade e eficiência para o tratamento. É uma angústia para toda família a peregrinação em busca da cura”, disse Marden Júnior, prefeito de Trindade. Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto destacou que a empreitada do governador é “ousada e será referência nacional”.

O projeto, iniciado em fevereiro deste ano, compreende área construída de 44,7 mil metros quadrados e está dividido em três etapas. Terá 148 leitos, capacidade para atendimento ambulatorial oncológico adulto e infantojuvenil; serviços de diagnóstico; salas para infusão de medicamentos; centros de reabilitação e quimioterapia; serviços de apoio e pronto atendimento com funcionamento 24 horas; além de leitos de UTI, entre outros espaços.

A ala infantil compreende 48 leitos de internação, centro cirúrgico, farmácia, centro de exames por imagem e de infusão quimioterápica. A estrutura hospitalar também prevê espaço de lazer e acomodações para as famílias, com objetivo de assegurar excelência na humanização dos atendimentos

Fotos: Cristiano Borges, Hegon Corrêa e Lucas Diener / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook

Saúde

Ipasgo Saúde implanta serviço de vacinação em domicílio

Publicados

em

Beneficiários de Goiânia, Aparecida, Goianira, Trindade e Senador Canedo podem se imunizar contra H1N1 sem sair de casa e sem custo adicional

Beneficiários do Ipasgo Saúde agora contam com serviço de vacinação em domicílio. A ação de estreia, em parceria com o Laboratório Padrão, contempla a imunização tetravalente contra H1N1, que pode ser adquirida a R$ 70, valor exclusivo para titulares, dependentes e agregados da instituição que assiste a quase 600 mil pessoas no estado de Goiás.

A imunização domiciliar está disponível, sem qualquer custo adicional, na capital, Aparecida de Goiânia, Goianira, Trindade e Senador Canedo mediante agendamento prévio por meio do telefone 4020-9005. O desconto na aquisição da vacina contra Influenza e o serviço de aplicação também são ofertados nas unidades Sul, Marista, T-4 e Novo Horizonte, em Goiânia, além das cidades de Goianésia e Caldas Novas.

Para usufruir do benefício, extensivo a colaboradores do Ipasgo Saúde, diretos e terceirizados, bem como seus familiares (filho, cônjuge e pais), basta apresentar a carteirinha do beneficiário, crachá ou um documento de identificação que comprove o parentesco. “Essa nova parceria entre o Ipasgo Saúde e o Laboratório Padrão reforça o compromisso da nossa instituição em garantir o acesso à saúde preventiva de qualidade para os beneficiários, oferecendo não apenas descontos vantajosos, mas também comodidade e praticidade com o serviço de aplicação em casa”, avalia o presidente do Ipasgo Saúde, José Orlando Ribeiro Cardoso.

O desconto para beneficiários do Ipasgo Saúde é para aquisição da vacina tetravalente, que fortalece a imunização contra quatro subtipos: A (H3N2 e H1N1) e duas cepas da Influenza B. O imunizante se difere do ofertado pelo Ministério da Saúde (MS), que é trivalente, pois protege contra três cepas do vírus, sendo duas de influenza A e uma B.

Casos em Goiás
A vacina contra H1N1 comprovadamente reduz as chances de complicações respiratórias que podem evoluir para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) – uma condição que afeta principalmente o sistema respiratório, levando a sintomas como febre alta, tosse intensa, falta de ar e dificuldade respiratória. Até agora, Goiás registra sete óbitos e 97 casos de Srag provocada pelo Influenza.

Também conhecida como gripe, a doença responde por 4,54% dos mais de 2,1 mil registros e por 3,91% das mortes por Srag no estado este ano. Em 2023, 866 moradores de Goiás morreram em decorrência da Srag. Desses, 68 tiveram H1N1. Em todo Brasil, na comparação com o ano passado, os testes positivos para Influenza cresceram 63,3% entre os meses de janeiro e março. O cenário é tão preocupante que o Governo de Goiás antecipou para abril o calendário anual de vacinação.

A imunização contra a Influenza é especialmente recomendada para grupos vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com condições de saúde pré-existentes. No entanto, é uma medida benéfica para todas as faixas etárias, a partir dos seis meses de vida, contribuindo para a proteção individual e coletiva contra a propagação do vírus.

Fotos: Divulgação Ipasgo / Ipasgo Saúde – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA