Cidades

“Investimos em acesso à educação”, afirma Rogério Cruz ao iniciar entrega de 80 mil kits escolares para alunos da rede municipal de ensino

Publicado

em

O prefeito Rogério Cruz afirmou que o município investe em acesso à educação com o início da entrega de 80 mil kits escolares para alunos do Ensino Fundamental, na manhã desta quarta-feira (25/01), em evento realizado na Escola Municipal Marechal Castelo Branco, no Jardim Guanabara II. Na ocasião, foram distribuídos os primeiros 544 kits para os estudantes da unidade de ensino.

“Nós sabemos o impacto que é no orçamento familiar quando chega o início do ano e os pais precisam adquirir o material escolar. A prefeitura está abrindo portas, investindo no direito ao acesso à educação e possibilitando que as famílias tenham um pouco mais de equilíbrio financeiro”, ressaltou.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) adquiriu 60 mil unidades, enquanto 19.018 foram doadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Todos os estudantes do Ensino Fundamental, matriculados do 1° ao 9° ano, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 174 escolas da rede municipal receberão o benefício.

O titular da SME, Welington Bessa, explica que a prefeitura se preocupa em dar condições para que os alunos que estão matriculados tenham possam estudar. “Por isso, a importância do uniforme, de um material pedagógico próprio, muitas vezes elaborado por nós mesmos, e agora o kit escolar, para que os alunos tenham condição de estudar sem qualquer tipo de entrave”, disse.

Os estudantes do Ensino Fundamental 1 (1° ao 5° ano) receberão kit de material diferente do Fundamental 2 (6° ao 9° ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Eles são compostos por itens como cadernos, lápis, apontador, borracha, tesoura sem ponta, dentre outros. Todos os itens são certificados pelo Inmetro.

Alívio nas contas
Carmelita Santos é moradora do Jardim Guanabara e cuida de sete netos, com idade entre 11 a 15 anos, que estão matriculados na Escola Municipal Marechal Castelo Branco. Ela explicou que não teria condições de comprar os materiais escolares. “É muito importante porque é uma ajuda muito grande para os pais. O aprendizado vale a pena, só quem estuda é valorizado, e nós não temos condições de comprar para todos os netos. A gente fica muito grato”, declarou.

Maria do Carmo, que trabalha como auxiliar administrativo e é moradora do Residencial João Paulo II, contou que o filho, Mikael de Araújo, de 11 anos, está no 6° ano do ensino fundamental. Ela afirmou “que a entrega dos kits pela prefeitura trouxe sensação de alívio neste início de ano”. “Em janeiro são muitos gastos. Isso é um incentivo importante para nós, um gasto a menos”, disse.

Kit Fundamental 1
4 cadernos brochurão 80 folhas
1 caderno de desenho 96 folhas
2 canetinhas hidrográficas
5 lápis grafite
2 borrachas brancas
2 caixas de lápis de cor
2 apontadores com depósito
1 cola branca
2 caixas de colas coloridas
1 tesoura sem ponta

Kit fundamental 2 e EJA
3 cadernos universitários 200 folhas
2 apontadores com depósito
3 borrachas escolares
1 calculadora de bolso 8 dígitos
3 canetas esferográficas azuis
2 canetas esferográficas pretas
2 canetas esferográficas vermelhas
1 cola branca 90 gramas
1 esquadro 45 graus
1 esquadro 60 graus
2 caixas de lápis de cor
4 lápis grafite
1 régua 30 centímetros
1 transferidor 180 graus

Fotos: Jucimar de Sousa

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA