Política

Deputado Humberto Aidar comanda reunião da CCJ nesta terça-feira, 15, às 14h, com 8 processos para apreciação

Publicado

em


O deputado Humberto Aidar (MDB) preside nesta terça-feira, 15, reunião com deputados integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Parlamento de Goiás a fim de deliberarem oito processos com parecer favorável da relatoria. A sessão híbrida terá início às 14 horas, e poderá ser acompanhada pela população em geral e imprensa pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial da Alego (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

A substituição de sacolas plásticas convencionais por sacolas SLR Ecológicas se destaca entre as matérias habilitadas à votação. De autoria do deputado Humberto Aidar, o projeto de lei protocolado sob nº 3732/19, propõe substituir as sacolas de plástico comum por sacolas e sacos de lixo de papel kraft e ecobag resistente e reutilizáveis, já que a estimativa para que o plástico se decomponha no meio ambiente é de 400 anos.

O legislador anota que as sacolas e sacos para lixo SLR são produtos fabricados com papel Kraft extensível ou semiextensível, a partir de madeira proveniente de florestas plantadas de pinus, que seguem técnicas florestais de manejo, totalmente associadas à proteção ambiental. “Já as sacolas Ecobag são de pano, fabricadas de algodão, e que podem muito bem serem reutilizáveis”, completa. 

Para o parlamentar, os benefícios produzidos pela substituição das sacolas e sacos de lixo de plásticos comuns pelas de papel kraft ecológicas e ecobag é suma importância para o custo ambiental e para as futuras gerações e preservação do meio ambiente.

Deficiências irreversíveis

A fim de evitar o transtorno causado às pessoas com deficiências permanentes da necessidade de renovar os laudos que atestam sua condição, pois, se a deficiência é irreversível, não há fundamento plausível para submetê-las a reexames periódicos, o deputado Karlos Cabral (PDT) visa tornar o laudo médico pericial sem validade.

“Isso contribuirá muito na vida das pessoas com deficiência, bem como na de seus familiares, pois facilitará algumas situações do cotidiano, como matrícula em escolas, inscrições em concursos públicos e demais avaliações que exigem apresentação de laudo médico válido, além de outros direitos garantidos pela Constituição Federal que proporcionam o bem-estar pessoal, social e econômico”, enuncia o parlamentar no texto do processo nº 8689/21.

Cabral afirma que a concessão de laudo médico pericial com validade indeterminada também contribuirá com a diminuição das filas para realização de exames e emissão de laudos, não só de quem tem deficiência irreversível, como também de pessoas em tratamento com deficiências temporárias.

O deputado afirma que a imposição de atualização periódica do laudo médico trata-se de exigência injustificável, que gera grande transtorno para as pessoas com deficiência e seus familiares, principalmente aqueles de baixa renda, habitantes de localidades distantes dos grandes centros urbanos e com dificuldades de acesso à avaliação pericial.

Ao justificar a importância da matéria, o parlamentar reitera do que o Estatuto da Pessoa com Deficiência qualifica como barreira, em seu Art. 3°, inciso IV. “Tal situação não deixa de ser um obstáculo que limita, e até mesmo impede, que a pessoa com deficiência usufrua plenamente seus direitos.”

Ao tratar do tema, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou projeto de lei que dispõe que o laudo médico que ateste deficiências de caráter irreversível terá validade por tempo indeterminado, sendo sancionado pelo governador e se transformando na Lei n° 9.425/21. “Trata-se de iniciativa inovadora cujo benefício deve ser estendido às pessoas com deficiência em todo o País”, assinala Cabral.

Lista de processos

Favorável

Processo nº 3732/19 – Deputado Humberto Aidar – Dispõe sobre a substituição de sacolas plásticas convencionais por sacolas SLR Ecológicas. Relatado pelo ex-deputado Vinícius Cirqueira e pelo deputado Rubens Marques. 

Processo nº 7791/21 – Deputado Lucas Calil – Autoriza os estabelecimentos comerciais a requererem o atestado de vacinação para ingresso e permanência de cidadãos em suas dependências. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi. 

Processo nº 2803/20 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Concede anistia das multas previstas no inciso I que foram aplicadas no período de calamidade pública de que trata o Decreto Legislativo n° 501, de 25 de março de 2020. 

Processo nº 5010/21 – Deputado Antônio Gomide – Declara de utilidade pública o Grupo Mãos Fraternas, com sede no município de Professor Jamil. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi. 

Processo nº 8689/21 – Deputado Karlos Cabral – Dispõe sobre o laudo médico pericial que atesta deficiências irreversíveis. Relatado pelo deputado Dr. Antonio. 

Processo nº 9240/21 – Deputado Amilton Filho – Assegura ao consumidor contratante de serviço público o direito de incluir o nome de seu cônjuge como adicional na fatura mensal de consumo. Relatado pelo deputado Dr. Antonio. 

Processo nº 5192/21 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a Política Estadual de Transparência em Obras Públicas (Petop). Relatado pelo ex-deputado Vinícius Cirqueira e pelo deputado Talles Barreto. 

Processo nº 8249/21 – Deputado Cláudio Meirelles – Concede revisão geral anual da remuneração dos técnicos, agentes e auxiliares fazendários da Secretaria de Estado da Economia, relativas às datas-bases dos exercícios de 2015 a 2020, mediante a recomposição das perdas inflacionárias, segundo o INPC, em cumprimento de parte do Mandado de Injunção n° 5598051.48.2018.8.09.0000, suprindo a mora legislativa de Goiás. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA