Política

Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor se reúne, nesta quinta-feira, 21, para deliberar pauta com 22 matérias

Publicado

em


Os deputados membros da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor se reúnem nesta quinta-feira, 21, a fim de deliberarem acerca de 22 processos: quatro habilitados à votação, 13 distribuídos e cinco aptos à distribuição. A sessão híbrida sobre o comando do deputado Delegado Eduardo Prado (DC), presidente do colegiado acontecerá às 13h30. Os trabalhos podem ser acompanhados pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

O tempo máximo de espera para atendimentos realizados nas lojas das operadoras de telefonia é matéria objeto do processo nº 3965/20, com parecer favorável da relatoria. Conforme o autor do texto, o deputado Dr. Antonio (DEM), crescem, consideravelmente, o número de reclamações sobre o tema. “Os consumidores afirmam que a espera demasiada foge da normalidade, deixando de ser um mero aborrecimento tolerável para se transformar em um grande problema em função do desgaste sofrido”.

Com a aprovação e posterior sanção da matéria apresentada pelo democrata, fica estipulado o prazo de espera de 15 minutos, em dias úteis e 30 minutos, em vésperas de feriados, datas comemorativas e finais de semana, e ainda o fornecimento de senha aos consumidores, com ordem de chegada, data e horário que comprove o tempo de espera de atendimento. 

Também conta com parecer favorável da relatoria, o processo nº 4204/20, de autoria do ex-deputado Diego Sorgatto (PSDB), cujo texto proíbe o manuseio do medidor da unidade consumidora de água e energia elétrica. “Existem diversas maneiras de adulterar os sistemas de medição, e muitas delas são identificáveis ao olho humano, mesmo não contando com a ruptura de lacre”, diz. 

Na justificativa, o parlamentar enuncia que, o fato é que em muitas situações, não é respeitado o direito do consumidor, pois essa vistoria normalmente é realizada de forma unilateral, contando apenas com a presença do funcionário das concessionárias prestadoras de serviços de fornecimento de água e energia elétrica, públicas estaduais ou municipais e privadas nos medidores de água e energia elétrica, para reconhecimento de fraude, impedindo que o consumidor tome ciência da irregularidade e tenha direito ao contraditório e à ampla defesa.

“Na ocorrência de indício de adulteração, as concessionárias prestadoras de serviços de fornecimento de água e energia elétrica, públicas estaduais ou municipais e privadas devem adotar as providências necessárias para sua fiel caracterização e apuração do consumo não faturado ou faturado a menor, de forma clara e honesta para com o consumidor, pois o Código de Defesa do Consumidor deixa claro sua defesa em prol do consumidor como o lado vulnerável da relação de consumo”, afirma Sorgatto. 

Rol completo de processos

Aptos à votação

Processo nº 4025/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a política de publicação de boletim de dados relativos às políticas de assistência social. Relatado pelo deputado Paulo Trabalho.

Processo nº 3965/20 – Deputado Dr. Antonio – Dispõe sobre o tempo máximo de espera para atendimentos realizados nas lojas das operadoras de telefonia. Relatado pelo deputado Paulo Trabalho pela aprovação.  

Processo nº 4204/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Proíbe o manuseio do medidor da unidade consumidora de água e energia elétrica. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo pela aprovação. 

Processo nº 2057/20 Deputado Virmondes Cruvinel – Suspende o prazo legal de garantia sobre produtos e serviços. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo pela rejeição. 

Distribuídos

Processo nº 4576/19 – Deputado Paulo Trabalho – Proíbe o mecanismo de ligações insistentes (over ou power dialing), pelas empresas com o intuito de cobrança ou outro contato com o consumidor. Relatado pelo deputado Cairo Salim. 

Processo nº 1828/0 – Deputado Gustavo Sebba – Proíbe a afixação de cartazes, eximindo de responsabilidade, os proprietários de estabelecimentos privados por danos, furto e roubos. Relatado pelo deputado Cairo Salim. 

Processo nº 2356/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Obriga a emissão de nota técnica contendo informações sobre telas e redes de proteção instaladas. Relatado pelo deputado Cairo Salim.

Processo nº 2651/20 – Deputado Talles Barreto – Dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios, disporem em local específico, à disposição do consumidor, placa de identificação com destaque dos produtos produzidos goianos. Relatado pelo deputado Cairo Salim. 

Processo nº 3492/20 – Deputado Vinícius Cirqueira – Proíbe a prática da fidelização nos contratos de consumo. Relatado pelo deputado Cairo Salim. 

Processo nº 1239/20 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Veda a diferenciação no atendimento médico. Relatado pelo deputado Cairo Salim. 

Processo nº 3543/20 – Deputado Bruno Peixoto – Proíbe o serviço de abastecimento de veículo ao consumidor fora do estabelecimento comercial autorizado. Relatado pelo deputado Delegado Eduardo Prado. 

Processo nº 2841/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Dispõe sobre a obrigatoriedade de inserção de link redirecionando ao site eletrônico do Procon-GO, as empresas ou instituições, inscritas no cadastro de contribuintes de Goiás, que mantiverem sítios eletrônicos utilizados para oferta e/ou conclusão de contrato de consumo, compras coletivas ou modalidades análogas de contratação ou prestação de serviços e assistência; os sítios eletrônicos das concessionárias prestadoras de serviços públicos estaduais; e os sítios eletrônicos da administração pública. Relatado pelo deputado Paulo Trabalho.

Processo nº 2053/20  – Deputado Gustavo Sebba – Altera a Lei nº 20.734 de 17 de janeiro de 2020. Relatado pelo deputado Paulo Cezar Martins.

Processo nº 3879/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Dispõe sobre o prazo de envio de documentos de cobranças. Relatado pelo deputado Virmondes Cruvinel.

Processo nº 39668/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Determina que as concessionárias de serviços públicos possibilitem a contestação de faturas de consumo por intermédio de plataforma digital, na forma  em que menciona e dá outras providências. Relatado pelo deputado Humberto Aidar.

Processo nº 4455/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Assegura ao consumidor a informação, em tempo real, pelas operadoras de telefonia móvel, sobre a redução de velocidade de conexão à internet móvel. Relatado pelo deputado Amauri Ribeiro. 

Processo nº 5701/20 – Deputado Cláudio Meirelles – Torna obrigatório o direito à visitação da cozinha e outras dependências dos supermercados, hipermercados e estabelecimentos similares. Relatado pelo deputado Delegado Eduardo Prado.

Distribuição

Processo nº 3828/21 –  Deputado Charles Bento – Dispõe sobre a escolha do dia de vencimento da fatura de energia elétrica por parte do consumidor. 

Processo nº 3841/21 – Deputado Wagner Camargo Neto – Trata da emissão de aviso de corte de energia elétrica aos inadimplentes. 

Processo nº 4087/21 – Deputada Lêda Borges –  Obriga o fornecedor de produtos e serviços a manter em seu banco de dados a nota fiscal e o termo de garantia do produto ou serviço fornecido pelo prazo de garantia contratual fornecida ao consumidor. 

Processo nº 4100/21 – Deputado Amilton Filho – Dispõe sobre a emissão imediata de boleto de cobrança ou quaisquer outras formas de quitação para pagamento de débitos de veículos em blitz realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). 

Processo nº 4474/21 – Deputado Wilde Cambão – Proíbe a exposição à venda de objetos perfurocortantes nos estabelecimentos comerciais. 

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA