Política

Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor se reúne, nesta quarta-feira, 14, às 13h30, sob o comando de Amilton Filho

Publicado

em

A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) se reunirá nesta quarta-feira, 14, às 13h30, para votar oito matérias e distribuir cinco projetos de lei. Outras quatro proposituras, que já estão sendo relatadas, também poderão entrar em pauta se os respectivos relatórios forem devolvidos durante a reunião.

Sob a presidência do deputado Amilton Filho (MDB), a reunião ocorrerá na sala das comissões do Palácio Maguito Vilela. O encontro poderá ser acompanhado pela população e pela imprensa, por meio da TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Dentre os processos aptos para serem votados estão o de nº 8508/21, de autoria do deputado Chico KGL (UB), que institui o programa “De Olho na Validade” e assegura ao consumidor que constatar a existência de produto exposto à venda com prazo de validade vencido o direito a receber, gratuitamente, outro produto idêntico ou similar e o de nº 3545/20, proposto pelo deputado Bruno Peixoto (UB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de lanchonetes, bares e restaurantes disponibilizarem o cardápio de forma digital.

Três matérias que tratam de aspectos voltados aos interesses do consumidor relacionados às concessionárias e permissionárias do serviço de fornecimento de energia elétrica e água também estão na pauta da reunião para serem distribuídas, dentre elas, o projeto de autoria do ex-deputado Diego Sorgatto, que tramita na Casa sob o nº 2461/20, e dispõe sobre o pagamento de multa pela concessionária fornecedora de energia elétrica, por descumprimento dos prazos regulamentares.

Também de autoria de Sorgatto consta na pauta o processo nº 2314/20, que dispõe sobre a proibição da cobrança de débitos pendentes ou não continuidade ou religação da prestação de serviços de água e energia elétrica, devido a débitos diversos e de faturas em atraso de contratos anteriores, pelas concessionárias fornecedoras desses serviços em Goiás.

Por sua vez, o deputado Talles Barreto (UB), no texto do processo nº 10276/22, defende a obrigatoriedade de religação da energia elétrica no prazo máximo de duas horas após o pagamento.

Votação

Processo nº 3543/20 – Deputado Bruno Peixoto – Proíbe o serviço de abastecimento de veículos ao consumidor fora do estabelecimento. Relatado pelo Delegado Eduardo Prado pela rejeição.

Processo nº 5879/21 – (apensamento processo nº 6914/21) – Deputados Talles Barreto e Bruno Peixoto – Proíbe planos de saúde de limitar consultas e atendimentos médicos, sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicoterapia no tratamento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Relatado pelo deputado Delegado Eduardo Prado pela aprovação.

Processo nº 903/22 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Obriga concessionárias e permissionárias do serviço de fornecimento de energia elétrica e água a notificar previamente o consumidor, por meio de carta com aviso de recebimento (AR), da necessidade de se fazer inspeção ou vistoria técnica no medidor. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira pela aprovação.

Processo nº 5067/21 – Deputado Bruno Peixoto – Estabelece o direito de restituição do consumidor pela distribuidora de energia elétrica Enel, no caso de pagamento em duplicidade. Relatado pelo deputado Paulo Cezar Martins pela aprovação.

Processo nº 2053/20 – Deputado Gustavo Sebba – Altera a Lei nº 20.734, de 17 de janeiro de 2020. Relatado pelo deputado Paulo Cezar Martins pela aprovação.

Processo nº 7004/21 – Deputado Charles Bento – Cria o aplicativo Agora é Lei em Goiás. Relatado pelo deputado Cairo Salim pela aprovação.

Processo nº 8508/21 – Deputado Chico KGL – Institui o programa “De Olho na Validade” e assegura ao consumidor que constatar a existência de produto exposto à venda com prazo de validade vencido o direito a receber, gratuitamente, outro produto idêntico ou similar. Relatado pelo deputado Cairo Salim pela rejeição.

Processo nº 3545/20 – Dispõe sobre a obrigatoriedade de lanchonetes, bares e restaurantes disponibilizarem o cardápio de forma digital. Relatado pelo deputado Cairo Salim pela aprovação.

Distribuídos aos relatores

Processo nº 5750/21 – Deputado Charles Bento – Estabelece horário para cobrança, por telefone, ao consumidor. À relatoria do deputado Delegado Eduardo Prado.

Processo nº 1081/22 – Deputado Bruno Peixoto – Trata do direito à informação aos consumidores participantes de Associação de Proteção Patrimonial. À relatoria do deputado Delegado Eduardo Prado.

Processo nº 6766/21 – Deputado Karlos Cabral – Obriga a inclusão de cesta básica de alimentos do empregado público, privado e correlatos, de álcool em gel. À relatoria do deputado Delegado Eduardo Prado.

Processo nº 3879/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Trata do prazo de envio de documentos de cobrança, conforme especificado. À relatoria do deputado Virmondes Cruvinel.

Distribuição

Processo nº 2461/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Dispõe sobre o pagamento de multa pela concessionária fornecedora de energia elétrica, por descumprimento dos prazos regulamentares.

Processo nº 921/22 – Deputado Jeferson Rodrigues – Obriga as lotéricas a prestarem relativo atendimento ao usuário.

Processo nº 2111/22 – Deputado Dr. Antonio – Obriga a divulgação de preços em postagens para realização de vendas pela internet.

Processo nº 10276/22 – Deputado Talles Barreto – Obriga a religação da energia elétrica no prazo máximo de duas horas após o pagamento.

Processo nº 2314/22 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Proíbe a cobrança de débitos pendentes ou não continuidade ou religação da prestação de serviços de água e energia elétrica, devido a débitos diversos e de faturas em atraso de contratos anteriores, pelas concessionárias fornecedoras desses serviços em Goiás.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA