Distrito Federal

Colaboradores das UPAs propõem melhorias para as unidades

Publicado

em


Conhecer a rotina dos trabalhadores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a partir de uma conversa descontraída e informal. Esta é a proposta do Em Pauta, atividade realizada pela Vice-Presidência do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). Nesta terça-feira (26), a UPA de Samambaia recebeu o quinto encontro do ciclo, que percorrerá todas as unidades do instituto até março.

Em parceria com o Núcleo de Treinamento e Qualidade do Iges, o encontro contou com profissionais dos setores de Enfermagem, de Farmácia e da Coordenação. Eles contaram a rotina de trabalho desenvolvida na unidade e discutiram melhorias com a vice-presidente do instituto, Mariela Souza de Jesus.

Durante a conversa, Mariela fez algumas sugestões para resolver questões pontuais, relacionadas, entre outras coisas, às capacitações. “É importante que os colaboradores indiquem os assuntos para que os cursos ofertados atendam às necessidades das equipes”, afirmou.

Outros temas relacionados à infraestrutura da unidade, dimensionamento de equipe, processo seletivo e iniciativas que visam ao cuidado do colaborador foram destacados no encontro e serão levados pela diretoria para serem discutidos com os demais setores envolvidos para a elaboração de propostas.

A iniciativa foi bem recebida e comemorada pela atual gestora da UPA de Samambaia, Regilane Fonseca. “Fiquei muito feliz quando tomei conhecimento do projeto, porque é importante para nossa equipe se sentir valorizada e parte do processo”, comentou.

Depois de passar por todas as unidades do Iges-DF, a diretoria encaminhará uma devolutiva com todos os assuntos tratados em cada local. Os colaboradores das UPAs de Ceilândia, do Recanto das Emas, do Núcleo Bandeirante e de Sobradinho já participaram da iniciativa. Nesta quinta (28), a atividade ocorre na UPA de São Sebastião.

*Com informações do Iges-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA