Distrito Federal

Brasília e Cristalina iniciam conexão para fortalecer o turismo

Publicado

em


“Nossas ações são simples, não têm nada de extraordinárias. O diferencial é o sangue no olho, a vontade de fazer. Recebemos uma missão do nosso governador Ibaneis Rocha: é tempo de ação e de servir cada cidadão que aqui está. Essa missão norteia o trabalho da Setur desde que assumimos a pasta”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, recebeu a visita de cortesia do secretário de Turismo do município de Cristalina, Eliézer Bispo, e dos assessores Franklin Ribeiro e Samuel Gomes. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (9) e representou o início de uma parceria para fortalecer o setor nos dois importantes polos econômicos do Centro-Oeste.

Vanessa Mendonça apresentou programas e ações que têm sido desenvolvidas na capital e consideradas o novo olhar do turismo. “Nossas ações são simples, não têm nada de extraordinárias. O diferencial é o sangue no olho, a vontade de fazer. Recebemos uma missão do nosso governador Ibaneis Rocha: é tempo de ação e de servir cada cidadão que aqui está. Essa missão norteia o trabalho da Setur desde que assumimos a pasta”, declarou.

A secretária apresentou a Eliézer Bispo alguns dos produtos da Setur, como vídeos, programas, guias e materiais gráficos. Ressaltou ainda a importância de uma parceria com o município goiano para desenvolver projetos conjuntos, visando fortalecer o setor. Segundo a secretária, “Brasília é a casa dos municípios. É muito gratificante dividir com os secretários nossas experiências. O nosso desejo é que cada município, independentemente do tamanho, possa se desenvolver pelo turismo”.

Cristalina está localizada na região do Entorno do DF e possui uma população de cerca de 60 mil habitantes. A vocação do município tem se voltado para a agricultura. No entanto, o secretário Eliézer Bispo acredita que o turismo local será fortalecido a partir de um novo olhar para o setor, como aconteceu em Brasília.

“Vejo todas as realizações bem-sucedidas que aconteceram em tão pouco tempo aqui na capital federal e fico realmente agradecido de levar na bagagem tanto conhecimento. Das tantas experiências que vimos aqui, vamos avaliar aquelas que poderemos aplicar em Cristalina, modificando a lente para a nossa realidade. Demorei tanto tempo para vir aqui, mas saio bem impressionado, com a mente cheia de ideias e, certamente, o turismo da minha cidade vai colher bons frutos com esta parceria”, afirmou Eliézer.

Conexão

Cristalina está a cerca de 130 km de Brasília e faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). O município foi distrito de Luziânia, no estado de Goiás até 1917, quando foi emancipado com o nome São Sebastião dos Cristais.

Em 1918, pela Lei Estadual nº 577/1918, recebeu o nome de Cristalina, com o qual permanece até hoje em função da abundância do minério em seu subsolo. A terra dos cristais e agronegócios possui também diversas paisagens naturais, como cachoeiras e balneários. O secretário de Turismo, Eliézer Bispo, informou que o município completará 105 anos no próximo dia 15 de julho, e convidou Vanessa Mendonça para as festividades, organizar uma agenda conjunta e conhecer as atrações turísticas da cidade.

“Estamos começando um trabalho para conectar Brasília e Cristalina, que são tão próximas, têm tantas curiosidades que acabamos de descobrir e pontos fortes em comum. A gente inicia uma jornada para esse trabalho conjunto para promover e fortalecer o setor, com experiências e o olhar sobre o turismo”, finalizou Vanessa Mendonça.

*Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA