Política

Banda mais antiga do estado é destaque na campanha Nossa História, publicada aos sábados nas redes sociais da Alego

Publicado

em


A terceira postagem da série Nossa História, publicada todos os sábados nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) traz, dessa vez, uma parte importante da história da música no nosso estado. A campanha ressalta toda a tradição da Corporação Musical 13 de Maio, da cidade de Corumbá de Goiás. 

São 131 anos de atividade ininterrupta, milhares de apresentações, gerações e gerações de integrantes e uma longa história. Essa é a Corporação Musical “13 de Maio”, fundada em 1890, no mesmo dia que dá nome à banda, na cidade de Corumbá de Goiás. Foi formada inicialmente por membros do Partido Liberal, para que pudessem comemorar sua vitória sobre o Partido Conservador, que também possuía uma banda de música, na época. 

No início, ainda no século XIX, era formada por 50 homens, já que a época não admitia que mulheres exercessem qualquer atividade, que ultrapassasse as portas de casa. Foi assim até o início da década de 1970, quando passou a admitir integrantes do sexo feminino. Atualmente é composta por cerca de 50 membros efetivos, todos voluntários, das diversas classes sociais e idades, homens e mulheres. Tocando instrumentos de sopro e percussão e apresentando peças musicais dos mais variados estilos, encantam em eventos religiosos, cívicos e culturais não só da cidade, mas de todo o estado e também no Distrito Federal. O caráter político também ficou apenas na história.

A corporação” é a banda mais antiga do Estado ainda em atividade. Mantém uma escola, totalmente gratuita, que tem formado novos músicos, para atuarem não só na “13 de Maio”, mas também para integrarem outras bandas profissionais e amadoras do Estado de Goiás. Um orgulho dos corumbaenses e de todos os goianos!

A história da “13 de Maio” é tão relevante que em 2017 ganhou um documentário, realizado pelo  Ministério da Cultura, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Rumos Itaú Cultural, do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás.

A trajetória do grupo foi pesquisada durante 12 meses por uma equipe de musicólogos especializados em história da música. Eles coletaram relatos orais e levantaram fotos, partituras, matérias de jornais, atas e outros documentos. Além do documentário, o trabalho deu origem a um website (banda13demaio.com.br), a artigos científicos e ao processo de edição e a revisão de músicas de compositores da banda.

São parceiros do projeto a Escola de Música e Artes Cênicas (Emac/UFG), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFG), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Prefeitura de Corumbá de Goiás, a Corumbá Concessões e a Unicom.

Outro reconhecimento da importância da centenária Banda 13 de Maio, foi receber do Conselho Estadual de Cultura, o Diploma de Destaque Cultural do Ano, em 2006.  E em 2014, a Lei nº 18.372/2014,  declarou a Escola e Corporação Musical 13 de Maio como de utilidade pública. A lei teve origem em um projeto do deputado Talles Barreto (PSDB). 

Para conhecer um pouco mais da atuação da Banda 13 de maio, no YouTube há diversos vídeos disponíveis. Um verdadeiro bálsamo para os ouvidos! 

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA