Saúde

Governo de Goiás define política de Urgência e Emergência no Estado

Publicado

em

Medida vai consolidar regionalização da saúde, com atendimento na Atenção Primária, nas unidades hospitalares de todo estado e gerenciamento do Samu por meio de consórcio intermunicipal macrorregionalizado

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) acertou, nesta sexta-feira (22/03), com os municípios, a política estadual de urgência e emergência, que vai consolidar a regionalização da saúde no estado. A medida inclui, entre outras diretrizes, adotar a Atenção Primária de Saúde como base do atendimento inicial, nas unidades hospitalares definidas por tamanho do município, e o gerenciamento do Samu, por consórcio intermunicipal macrorregionalizado. Todo o procedimento será acompanhado pela SES, por meio do comitê gestor macrorregional da Rede de Urgência e Emergência (RUE).

Secretário de Saúde de Goiás Rasível Santos e presidente do Cosems, Patrícia Fleury, durante reunião para decidir avanços na Rede de Urgência e Emergência no estado

Secretário de Saúde de Goiás Rasível Santos e presidente do Cosems, Patrícia Fleury, durante reunião para decidir avanços na Rede de Urgência e Emergência no estado

“É um marco histórico a questão da rede de urgência e emergência, e atende ao pedido do governador para levar a regionalização a toda população de Goiás”, afirma o secretário estadual da Saúde, Rasível Santos, ao prever os benefícios da implantação da nova política. “Vamos iniciar os trabalhos para que nenhum goiano esteja a mais de uma hora de um atendimento pré-hospitalar, fixo ou móvel, no estado”, afirma o secretário.

“A medida visa garantir o menor tempo possível de resposta no atendimento à população”, confirma a gerente de Redes de Atenção da SES, Loreta Marinho Queiroz Costa. Ela explica que a decisão vai efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a base da regionalização da saúde, com a implantação da rede de urgência e emergência, iniciando pela atenção primária, que é o primeiro acesso do paciente.

O titular da SES explica que foi definida também uma tipologia hospitalar, uma linguagem única para o sistema, as linhas de cuidado do trauma, do AVC, do infarto e da sepse. A Rede de Urgência e Emergência e regionalizada e terá um novo modelo de governança, por meio da implantação dos comitês gestores macro regionais.

Mais recursos
A medida aprovada nesta sexta-feira, na terceira reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite, foi comemorada também pela presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems), Patrícia Palmeira de Brito Fleury. “É uma proposta inovadora de reorganização dos nossos serviços”, afirma.

Patrícia Fleury destaca ainda o cofinanciamento do Estado aos municípios para o atendimento às populações específicas e ainda, o reajuste, em 50% por habitante, para o financiamento da aquisição de medicamentos pelos municípios, para a assistência farmacêutica.

Foto:_SES / Secretaria Estadual da Saúde – Governo de Goiás

Comentários do Facebook

Saúde

Ipasgo Saúde implanta serviço de vacinação em domicílio

Publicados

em

Beneficiários de Goiânia, Aparecida, Goianira, Trindade e Senador Canedo podem se imunizar contra H1N1 sem sair de casa e sem custo adicional

Beneficiários do Ipasgo Saúde agora contam com serviço de vacinação em domicílio. A ação de estreia, em parceria com o Laboratório Padrão, contempla a imunização tetravalente contra H1N1, que pode ser adquirida a R$ 70, valor exclusivo para titulares, dependentes e agregados da instituição que assiste a quase 600 mil pessoas no estado de Goiás.

A imunização domiciliar está disponível, sem qualquer custo adicional, na capital, Aparecida de Goiânia, Goianira, Trindade e Senador Canedo mediante agendamento prévio por meio do telefone 4020-9005. O desconto na aquisição da vacina contra Influenza e o serviço de aplicação também são ofertados nas unidades Sul, Marista, T-4 e Novo Horizonte, em Goiânia, além das cidades de Goianésia e Caldas Novas.

Para usufruir do benefício, extensivo a colaboradores do Ipasgo Saúde, diretos e terceirizados, bem como seus familiares (filho, cônjuge e pais), basta apresentar a carteirinha do beneficiário, crachá ou um documento de identificação que comprove o parentesco. “Essa nova parceria entre o Ipasgo Saúde e o Laboratório Padrão reforça o compromisso da nossa instituição em garantir o acesso à saúde preventiva de qualidade para os beneficiários, oferecendo não apenas descontos vantajosos, mas também comodidade e praticidade com o serviço de aplicação em casa”, avalia o presidente do Ipasgo Saúde, José Orlando Ribeiro Cardoso.

O desconto para beneficiários do Ipasgo Saúde é para aquisição da vacina tetravalente, que fortalece a imunização contra quatro subtipos: A (H3N2 e H1N1) e duas cepas da Influenza B. O imunizante se difere do ofertado pelo Ministério da Saúde (MS), que é trivalente, pois protege contra três cepas do vírus, sendo duas de influenza A e uma B.

Casos em Goiás
A vacina contra H1N1 comprovadamente reduz as chances de complicações respiratórias que podem evoluir para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) – uma condição que afeta principalmente o sistema respiratório, levando a sintomas como febre alta, tosse intensa, falta de ar e dificuldade respiratória. Até agora, Goiás registra sete óbitos e 97 casos de Srag provocada pelo Influenza.

Também conhecida como gripe, a doença responde por 4,54% dos mais de 2,1 mil registros e por 3,91% das mortes por Srag no estado este ano. Em 2023, 866 moradores de Goiás morreram em decorrência da Srag. Desses, 68 tiveram H1N1. Em todo Brasil, na comparação com o ano passado, os testes positivos para Influenza cresceram 63,3% entre os meses de janeiro e março. O cenário é tão preocupante que o Governo de Goiás antecipou para abril o calendário anual de vacinação.

A imunização contra a Influenza é especialmente recomendada para grupos vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com condições de saúde pré-existentes. No entanto, é uma medida benéfica para todas as faixas etárias, a partir dos seis meses de vida, contribuindo para a proteção individual e coletiva contra a propagação do vírus.

Fotos: Divulgação Ipasgo / Ipasgo Saúde – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA