Distrito Federal

Almoço de Natal para mais de mil acolhidos em unidades socioassistenciais

Publicado

em


Mayara e Michelle posam para foto junto com as equipes da Unai e do “Nosso Natal 2020” | Foto: Secretaria de Desenvolvimento Social

“Eu sempre sonhei em ter uma boneca bebê, e o Papai Noel veio neste ano.”

Com um brigadeiro em uma das mãos e, na outra, o bebezinho de vestido rosa, Júlia, de 6 anos, foi uma das crianças que participaram do almoço especial de Natal da campanha “Nosso Natal 2020”, nesta sexta-feira (18).

Há quatro anos morando na instituição Nosso Lar de São Jose, em Ceilândia Norte, Julinha, como é chamada por todos, não conteve a alegria ao receber a refeição preparada especialmente para as 90 crianças e adolescentes acolhidos na entidade parceira da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). “Essa batatinha deixa a comida muito mais gostosa”, disse, tampando a boca cheia.

“Desculpa, tia, mas é porque está tudo uma delícia”, completou, referindo-se ao estrogonofe de filé.

“Não tem como não ficar emocionada com a alegria desses meninos. Como secretária, tenho a missão de garantir um ambiente saudável e digno, para que elas possam ter uma infância de forma segura”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social

E o prato que arrancou elogios da menina foi preparado pelo chef Celson, com o toque do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que vestiu a camiseta do Nosso Natal e entrou na cozinha. Já o tão esperado brigadeiro, que toda festa com criança tem que ter, foi feito pela receita da titular da Sedes-DF, Mayara Noronha Rocha, que se emocionou ao falar com os acolhidos.

“Não tem como não ficar emocionada com a alegria desses meninos. Como secretária, tenho a missão de garantir um ambiente saudável e digno, para que elas possam ter uma infância de forma segura”, afirmou.

“É muito gratificante poder contribuir neste momento. Quero que Deus abençoe a nossa primeira-dama Mayara pelo trabalho que tem desenvolvido. Ela é uma benção para o DF”Michelle Bolsonaro, primeira-dama da República

No total, 16 instituições vinculadas à Sedes receberam os voluntários da campanha Nosso Natal 2020. Todos os 1.023 acolhidos dessas unidades socioassistenciais puderam saborear, como Julinha, o almoço especial preparado por chefs renomados da cidade. Cada unidade teve um cardápio diferente com uma refeição sugerida pelos cozinheiros, com base nos produtos que compõem as cestas natalinas especiais.

Já Junio, de 19 anos, está há pouco mais de um mês na casa de passagem do Instituto Inclusão, em São Sebastião. Mesmo tão jovem, já são 15 anos vivendo em unidades de acolhimento.

“O Natal, para mim, é um momento maravilhoso, como esse que a equipe [do Inclusão] preparou junto com os voluntários do governo. Essas pessoas vieram de fora e até de longe para preparar esse momento especial. Só posso agradecer por todo esse dia, por essa comida deliciosa, que todos continuem nessa missão de ajudar as pessoas.”

Mayara e Michelle atuaram de forma afinada, durante todo o ano de 2020, em nome da beneficência e da solidariedade | Foto: Sedes-DF

Esta é a segunda edição da campanha Nosso Natal, idealizada e coordenada pela primeira-dama do Distrito Federal – que, atualmente, também exerce a função de secretária de Desenvolvimento Social. A mobilização celebra a chegada do Natal com ações integradas entre os órgãos do GDF para promover o bem-estar da população em situação de vulnerabilidade social no DF.

“Estamos vivendo um ano muito atípico, sendo necessário dar respostas rápidas e assertivas na gestão, para minimizar os impactos da pandemia na população, em especial às pessoas que estão em risco social. O trabalho voluntário vem para potencializar as ações integradas de governo”, acrescentou a secretária Mayara Rocha.

Voluntariado

Uma das voluntárias que participaram da ação desta sexta-feira (18) foi a primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, que preside o programa nacional “Pátria Voluntária”. Junto com o chef André Boratto, ela ajudou no preparo de um pernil assado que arrancou elogios dos 38 idosos que vivem na Unidade de Acolhimento para Idosos (Unai), de execução direta da Sedes.

“O coração está cheio de alegria. É muito gratificante poder contribuir neste momento, trazer um pouco de esperança, proporcionar este almoço delicioso de Natal, contando com a ajuda dos nossos voluntários. Quero que Deus abençoe a nossa primeira-dama Mayara pelo trabalho que ela tem desenvolvido como secretária no DF. Ela é uma benção para o GDF. Eu quero continuar participando sempre de todas as ações dela”, declarou.

O senhor Gomes, de 81 anos, foi um dos acolhidos que agradeceram pela festa. “Foi tudo ótimo, gostei de toda comida. Tinham três sobremesas, mas eu comi e repeti o pudim. Estava gostoso demais”, contou, arrancando uma gargalhada da primeira-dama Michelle Bolsonaro.

A ação contemplou três unidades de execução direta da Sedes: a Unidade de Acolhimento para Mulheres (Unam), que atende mulheres adultas ou idosas desacompanhadas que estejam em situação de rua ou abandono; e a Unai, que acolhe homens idosos desacompanhados; ambas em Taguatinga; além do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Granja das Oliveiras, que fica no Recanto das Emas e atende crianças e adolescentes de até 17 anos e adultos.

Os chefs premiados também cozinharam para os acolhidos de 13 entidades conveniadas com o Governo do Distrito Federal para oferecer serviços de acolhimento. São instituições ligadas a organizações da sociedade civil (OSCs) que recebem recursos da Sedes para acolher idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, além de pessoas em situação de rua.

O responsável pelo Lar de Eurípedes, em Brazlândia, Joaquim Pedro, disse ter ficado muito feliz com essa ação voluntária promovida pelo GDF. “Todos nós ficamos muito contentes por receber essa festa, que vem brindar a todos nós com muita felicidade de estar recebendo essa equipe do governo, e aproveito para agradecer pelo apoio dado durante todo o ano, principalmente neste momento de pandemia”, destacou.

E um outro voluntário foi o ex-Masterchef e especialista em gastronomia do Cerrado chef Vinicius Rossignoli, que já se prontificou para a edição do Nosso Natal 2021. “Já estou no segundo ano dessa campanha e já me coloco no time de chefs de 2021. É um prazer e uma honra participar de um evento como esse. Mais do que comida, estamos levando amor e atenção para essas crianças e adolescentes”, disse, emocionado, ao servir os 100 acolhidos do Instituto Nosso Lar, no Núcleo Bandeirante.

* Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA