Distrito Federal

Luzes de Natal com a cara de Brasília

Publicado

em


A programação prevê shows de luzes diariamente, com projeção acompanhada de música| Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O Natal de Brasília terá uma cara especial em 2020. No ano em que a capital federal completou 60 anos e que o mundo foi afetado pela pandemia de Covid-19, o projeto Brasília Iluminada – Capital da Esperança, inaugurado nesta sexta-feira (18), traz a magia e as luzes tradicionais desta época do ano como uma celebração da identidade brasiliense e promove atrações especialmente pensadas para crianças e adultos de todas as regiões administrativas (RAs).

As luzes tomarão conta da Esplanada dos Ministérios, passando pela Praça e pelo Palácio do Buriti até chegar à Praça do Cruzeiro/Rainha da Paz, além do Trenó Luz, que vai levar o Papai Noel às RAs do DF. A programação, que prevê shows de luzes diariamente, com projeção acompanhada de música, vai até 17 de janeiro.

A ligação oficial das luzes contou com a presença da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha, e dos secretários André Clemente (Economia), Vanessa Mendonça (Turismo), Gilvan Máximo (Ciência, Tecnologia e Inovação), Bartolomeu Rodrigues (Cultura e Economia Criativa) e José Humberto (Governo), além do Controlador-Geral do Distrito Federal, Paulo Wanderson Moreira Martins.

O lançamento do projeto teve início na Praça do Cruzeiro, com a participação da Orquestra Filarmônica de Brasília e de seu coral. Em seguida, um show de fogos de artifício na Praça do Buriti iluminou o céu da capital. O anexo do Palácio do Buriti também ganhou cores em uma iluminação especial.

Confira o vídeo:

O secretário de Economia, André Clemente, afirmou que o Governo do Distrito Federal se mobilizou para que o Natal fosse um momento de esperança para a população de Brasília. “Foi um ano difícil, mas um ano que nos fez mais flexíveis, nos tornou maiores e mais resilientes. Esse é um Natal de luz, que vai iluminar a cidade, quando todos achavam que não haveria luz nem o que celebrar”, disse.

O Brasília Iluminada terá impactos além da beleza e do espírito natalino. Capitaneado pela Secretaria de Economia, o projeto foi construído em conjunto com as secretarias de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Social e alcançará vitórias importantes no incentivo à economia local e na geração de renda, além do incremento ao turismo da capital. No total, serão mais de mil postos de trabalho de forma direta, com 100% mão de obra contratada sendo local. Além das secretarias, o projeto também contou com a participação dos deputados distritais, que garantiram recursos para o financiamento do Natal Iluminado.

Foi um ano difícil, mas um ano que nos fez mais flexíveis, nos tornou maiores e mais resilientes. Esse é um Natal de luz, que vai iluminar a cidade, quando todos achavam que não haveria luz nem o que celebrarAndré Clemente, secretário de Economia do DF

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, destacou os esforços do governo para a construção do projeto. “Deixo um agradecimento especial ao nosso governador Ibaneis Rocha, nosso maestro, que transformou e ressignificou a nossa capital. Em um ano tão difícil, temos o orgulho de ter transformado esse sonho em realidade. A capital mais linda do mundo oferece para sua população essa experiência com todos os cuidados necessários”, disse.

O grupo de trabalho que organizou o projeto teve o cuidado de garantir que as atrações fossem totalmente gratuitas e que tivessem o acesso facilitado para pessoas com deficiência, idosos e crianças. Além disso, todas as RAs terão atividades durante o calendário programado até janeiro. “Esse é um governo que cuida das pessoas, independentemente de onde sejam. Nossas atrações vão visitar todas as cidades e levar uma mensagem de esperança para a população”, disse o secretário André Clemente.

Ações de promoção do artesanato e da cultura local estão programadas, com uma grande preocupação com a sustentabilidade, as conexões solidárias, o atendimento humanizado e a segurança do público e dos colaboradores em relação à pandemia.

Um show de fogos de artifício na Praça do Buriti iluminou o céu da capital| Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Conceito

O projeto une o conceito de Brasília Iluminada – pela capital do país ser a esperança para todo o Brasil – com a celebração dos 60 anos de Brasília. A decoração valoriza elementos que caracterizam os traços da identidade brasiliense, como a arquitetura e o cerrado.

O projeto compreende dez eixos: Árvore Sonho e Realidade, árvores decorativas, Espaço Luz, Quadrante dos Presentes, Bolas Decorativas, Túneis Flor do Cerrado e Pórticos de Entrada, Praça do Buriti, point cultural Céu de Brasília, presépio virtual Luz do Mundo e o Trenó Luz. Totalizando 415.770 m² de área implantada com todos os eixos do projeto, a iniciativa é inédita na capital.

Devido às medidas de isolamento social impostas pela pandemia, o público deverá manter o distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas. Será obrigatório o uso de máscara pelos visitantes e colaboradores

*Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA