Geral

Tem 40 ou mais? Dose de reforço a partir desta sexta (26)

Publicado

em


“Nossa meta é chegar, até a segunda quinzena do próximo mês, próximos a 90% de cobertura vacinal. Para isso, precisamos que as pessoas que já tomaram a primeira dose voltem para tomar a segunda”Divino Valero, subsecretário de Vigilância à Saúde

A partir desta sexta-feira (26), a dose de reforço da vacina contra a covid-19 passa a ser aplicada em pessoas com 40 anos ou mais que receberam a segunda dose há pelo menos cinco meses. A vacinação no Distrito Federal segue rigorosamente as recomendações do Programa Nacional de Imunização (PNI). Até a última quarta-feira (24), a Secretaria de Saúde havia vacinado 183.516 pessoas com a dose de reforço.

O público com imunossupressão grave pode receber uma dose adicional após 28 dias da segunda dose. Hoje, o DF está abastecido com vacinas para alcançar todos os públicos na etapa atual da campanha contra a covid-19.

“A Secretaria de Saúde vem buscando ampliar cada vez mais a cobertura vacinal, porque só assim iremos garantir que tenhamos menos pacientes, internações e casos de morte. Em cima disso, a gente preestabeleceu a meta de imunizar 240 mil pessoas acima de 12 anos que ainda não receberam a primeira dose e 250 mil pessoas acima de 12 anos que já estão aptas a receber a segunda”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, durante coletiva de imprensa nesta quinta (25).

Em coletiva à imprensa nesta quinta (25), gestores da Secretaria de Saúde reforçaram a importância da população se vacinar | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Ainda de acordo com o subsecretário, a pasta trabalha com uma meta de vacinação até dezembro. “Nossa meta é chegar, até a segunda quinzena do próximo mês, próximos a 90% de cobertura vacinal. Para isso, precisamos que as pessoas que já tomaram a primeira dose voltem para tomar a segunda. Só aí já teremos 88% de cobertura e isso nos trará uma grande tranquilidade para o período de festas de final de ano”, pondera.

Flexibilizações

À medida que a vacinação contra a covid-19 evolui, o Governo do Distrito Federal avalia as condições para atenuar as regras impostas pela pandemia. O cenário atual é de redução no número de casos e óbitos, além da queda nas internações pela doença. Hoje, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid está em 65,38% e apenas 10% dos leitos de suporte ventilatório pulmonar estão com pacientes internados.

“As flexibilizações estão sendo trabalhadas há semanas de forma bem intensa. Estão sendo observadas as variáveis e condições que determinam o que os países europeus estão vivendo e temos alguns pontos de diferença entre os dois cenários”, destaca o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Erick Damasceno.

“Sem sombra de dúvidas, o principal ponto é a qualificação de um Programa Nacional de Imunizações, que vem sendo estabelecido há vários anos. Temos uma cultura de imunização muito mais enraizada e um sistema de saúde capaz de descentralizar e capilarizar a vacinação e isso é único no mundo”, explica Damasceno.

Reforço com a vacina Janssen

Para aqueles que receberam a dose única da vacina contra a covid-19 será disponibilizada, em breve, uma dose de reforço. Vale ressaltar que não se trata de uma segunda dose e sim de um reforço vacinal. A Secretaria de Saúde informou que o DF ainda não recebeu os imunizantes da empresa Johnson & Johnson para aplicação da dose extra. Tão logo as vacinas cheguem à capital federal, os imunobiológicos serão disponibilizados à população.

“O Ministério da Saúde informou que a previsão de envio da dose de reforço da Janssen deve ser na segunda semana de dezembro. O DF fica no aguardo desse envio para iniciar esse reforço a todos que receberam a dose única da Janssen”, informou o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos.

No próximo sábado (27), a Secretaria de Saúde vai promover outra ação, em locais públicos com grande circulação de pessoas, de busca ativa por aqueles que ainda não tomaram a primeira dose | Foto: Geovana Albuquerque/Arquivo-SES

Vacinação continua

Todas as salas de vacina estão abastecidas para atender o público do Distrito Federal. São diversos pontos abertos durante toda a semana e locais específicos aos finais de semana.

No próximo sábado (27), a Secretaria de Saúde vai promover outra ação, em locais públicos com grande circulação de pessoas, de busca ativa a pessoas que ainda não tomaram a primeira dose. Os locais serão divulgados nesta sexta-feira (26), juntamente com a relação de onde haverá oferta de segunda dose e dose de reforço.

Desta forma, haverá vacinação nas seguintes regiões:

  • Vicente Pires
  • Recanto das Emas
  • Sobradinho
  • Paranoá
  • Fercal
  • Ceilândia
  • Taguatinga
  • Estrutural

“A vacinação é o padrão ouro de combate à covid. Reforçamos aqui que quem ainda não se vacinou com a primeira dose, ou quem ainda não tomou a segunda dose, procure uma unidade de saúde. Essas doses estão disponíveis para que possamos fazer a cobertura, proteger melhor a nossa população e caminhar para próximo da normalidade”, afirma a subsecretária de Assistência Integral à Saúde, Paula Lawall.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA