Geral

Projeto Forças no Esporte beneficia estudantes do DF

Publicado

em


A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, participou da cerimônia de lançamento oficial do Programa Forças no Esporte (Profesp) nesta quinta-feira (25), na Escola Superior de Defesa (ESD). Ela também conheceu a estrutura que os alunos da Escola Classe Interlagos, no Altiplano Leste, passam a ter para atividades esportivas, culturais e educativas no contraturno escolar.

Atualmente, 160 crianças são atendidas no Programa Forças no Esporte nas instalações da Escola Superior de Defesa | Foto: Mary Leal/Secretaria de Esporte

Os dias nas instalações da Escola Superior de Defesa (ESD) ficaram mais movimentados com os estudantes participando das aulas de educação no trânsito, karatê, natação, vôlei, futsal, além de oficina de cidadania, reforço escolar e atividades lúdicas nas instalações da unidade.

O Forças no Esporte ocorre em cerca de 140 localidades do país com atividades como basquetebol, futebol de campo, atletismo, capoeira, ginástica rítmica, artística ou olímpica, artes marciais, natação, hipismo, vela, remo, canoagem, jogos de tabuleiro e brincadeiras de rua

“Essas crianças mudam nosso astral. É uma energia muito boa. É bom ver a evolução desses meninos e queremos continuar com esse acompanhamento nos próximos anos”, destacou o Comandante da ESD, vice-almirante Paulo Renato Rohwer.

Atualmente, são 160 crianças atendidas no programa. Elas frequentam a escola num período e quatro vezes por semana participam das atividades do Profesp no contraturno. A iniciativa começou por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a ESD.

“As crianças têm ótimas referências a partir do programa. A iniciativa é importante para os estudantes e deve ser fortalecida porque é mais uma oportunidade criada para praticar esporte, ter acesso a cultura e cidadania”, destaca Hélvia Paranaguá, secretária de Educação.

A diretora da Escola Classe Interlagos, Fernanda Fonseca, conta que é nítida a mudança das crianças após o início do programa Forças no Esporte. “Os estudantes estão mais motivados, mais disciplinados e se sentindo mais pertencentes ao contexto escolar, esportivo e social”, afirma.

Primeira-dama, Michelle Bolsonaro, com estudantes da Escola Classe Interlagos | Foto: Mary Leal/Secretaria de Esporte

Madrinha especial

O momento de emoção ficou reservado ao final da cerimônia: a primeira-dama Michelle Bolsonaro recebeu o título de madrinha do Profesp. “Estou muito feliz em saber que o Profesp tem o civismo inclusivo. É uma honra para mim receber o título de madrinha do programa”, destacou.

A primeira-dama comentou ainda que a iniciativa está contribuindo para a transformação de crianças em situação de vulnerabilidade social e deixando um enorme legado na vida desses estudantes.

A solenidade também teve a premiação do Profesp e do Projeto João do Pulo, em que organizações militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea receberam premiações pelos destaques nas ações esportivas realizadas durante 2021 com crianças e jovens em várias regiões do país.

Programa Forças no Esporte

O Programa Forças no Esporte foi criado em 2003 e, atualmente, é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com os ministérios da Cidadania, da Educação e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As instituições parceiras contribuem com o custeio da alimentação, do pagamento dos professores, da compra de material esportivo e de uniformes. Atualmente, cerca de 29.800 jovens são beneficiados pelas ações, em 203 organizações militares e 322 núcleos.

O programa ocorre em, aproximadamente, 140 localidades do país, com atividades diversificadas, a depender da estrutura de cada organização militar. Há basquetebol, futebol de campo, atletismo, capoeira, ginástica rítmica, artística ou olímpica, artes marciais, natação, hipismo, vela, remo, canoagem, jogos de tabuleiro e brincadeiras de rua. Oferece, ainda, reforço escolar, com preparação para concursos, atividades com música, coral, teatro, visita a museus e promoção da cidadania e do civismo.

Projeto João do Pulo

Criado em 2015 e integrado ao Profesp, o Projeto João do Pulo também é desenvolvido nas organizações militares das Forças Armadas. No PJP, são atendidos 468 beneficiados, em oito estados, em 16 localidades e 17 núcleos.

*Com informações da Secretaria de Esporte

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA