Minas Gerais

Seplag coordena cumprimento de projetos estratégicos para o Estado

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Responsável por planejar, coordenar e monitorar as ações estratégicas do Governo de Minas, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realizou a gestão, durante 2020, de 107 indicadores, 25 projetos estratégicos e seis ciclos de reuniões de monitoramento com o governador Romeu Zema. Mesmo com a pandemia de covid-19, o Estado se antecipou e conseguiu superar metas estabelecidas para o próximo ano em algumas áreas.

Um dos instrumentos de planejamento do Estado que consolida princípios, diretrizes e objetivos estratégicos para desenvolvimento de Minas Gerais é o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), revisado ano passado para o período de 2019 a 2030. O plano definiu indicadores e metas para os anos de 2022, 2026 e 2030 nas diferentes áreas de atuação do Governo.

“Considerando os grandes desafios advindos da pandemia, que nos forçaram a fazer revisões nos projetos estaduais e adequações de fluxos de trabalho, tivemos resultados positivos em ações estratégicas desenvolvidas pelo Governo de Minas, como na atração de maior volume de investimentos, no número de títulos de regularização fundiária entregues e nos projetos beneficiados por editais do Fundo Estadual da Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, ações desenvolvidas pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Cultura e Turismo (Secult)”, garante a subsecretária de Gestão Estratégica, Beatriz Góes.

A subsecretária também destaca o cumprimento de metas estabelecidas em relação aos projetos estratégicos de responsabilidade da Seplag. “Tivemos muitos resultados positivos em 2020. No Minas Atende, por exemplo, a meta prevista para 2022 relacionada ao Índice de Transformação Digital de Serviços Públicos foi superada ainda neste ano, o que nos levou a redefinir novas metas para 2021 e 2022. No Transforma Minas, o objetivo proposto para 2020 relacionado a lideranças selecionadas também foi superado”, ressalta Beatriz Góes.

Outros projetos estratégicos de responsabilidade da Seplag são a Modernização da Gestão Orçamentária e o projeto de Recuperação e Compensação dos Desastres Minerários de Mariana e Brumadinho.

“A expectativa é de que, até 2022, todos os planos estabelecidos na carteira estratégica avancem ainda mais, fazendo com que o Estado de Minas Gerais continue se destacando no cenário nacional pela adoção de políticas públicas inovadoras e eficientes”, conclui Beatriz Góes.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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