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‘Sejus Mais Perto do Cidadão’ realiza 100 mil atendimentos em 2021

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O programa Sejus Mais Perto do Cidadão alcançou a marca de 100 mil atendimentos realizados desde a sua criação em 2019, durante a passagem por Sobradinho II, nessa sexta-feira (3) e sábado (4), na estrutura montada em frente à administração regional. Somente nesses dois dias de programação, o número de serviços prestados ultrapassou os 4 mil. Esta foi a última edição neste ano da ação promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

O objetivo do programa, segundo a secretária Marcela Passamani, é contribuir para a melhoria de vida das pessoas. “Esse evento se tornou uma das maiores ações itinerantes do Governo do Distrito Federal. O nosso papel é atender da melhor maneira possível o cidadão, que precisa desse olhar atento do governo. Somos uma equipe unida e comprometida em transformar vidas”, completou.

Nas 17 edições desde 2019, o programa ofereceu emissão gratuita da 1ª e 2ª vias do RG; atendimentos do Na Hora; assistência jurídica, social e psicológica; corte de cabelo, entre outros serviços. A programação também incluiu atividades na área de saúde, como aferição de pressão, consulta médica e atendimento odontológico, além de diversão para crianças.

Na edição de dezembro, em Sobradinho II, a confeiteira Giselma Silva, 25 anos, por exemplo, aproveitou a oportunidade para se consultar com o dentista. “Eles me atenderam muito bem e fizeram a extração do meu dente. Achei ótimo ter um dentista perto de casa e de graça”, afirmou. Já o pedreiro Vanderlino da Silva, 36 anos, trouxe toda a família para o evento. “O evento foi muito bom: nota 10. Eu trouxe meu filho para tomar a vacina e eu cortei o cabelo”, comentou.

Atendimento odontológico é um dos serviços oferecidos pela Sejus durante o evento. Fotos: Divulgação/Sejus

O Sejus Mais Perto do Cidadão é realizado com o apoio de voluntários, que somente na 17ª edição do programa somaram 170 pessoas, como a estudante de enfermagem Miriam Ferreira, 36 anos. “Gostei muito de atender as pessoas porque servir a população faz parte da enfermagem e também me ajudou a ter experiência profissional”, relatou. Para a recepcionista e estudante de fisioterapia Fernanda Bonifácio, de 24 anos, foi sua primeira experiência com trabalho voluntário. “Foi uma coisa nova para mim. O trabalho voluntário não é só uma experiência individual, mas coletiva. A gente consegue aprender com os colegas”.

Levando serviços de cidadania e saúde, o evento já percorreu as seguintes cidades: Candangolândia, Paranoá, Planaltina, Brazlândia, Recanto das Emas, São Sebastião, Riacho Fundo, Sol Nascente/Pôr do Sol, Itapoã, Ceilândia, Estrutural, Samambaia e Paranoá, além da Rodoviária do Plano Piloto.

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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