Geral

Núcleos de Saúde da Família atuam como espaços multifuncionais

Publicado

em


Estudos científicos estimam que 85% das demandas de saúde possam ser atendidas na atenção primária. Para que essa meta seja atingida, tem sido fundamental o trabalho do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). Atualmente, há no DF 57 unidades que atuam em conjunto com as equipes de Saúde da Família. A união dos dois programas promove atendimento personalizado a cada pessoa que busca o Sistema Único de Saúde (SUS).

Atendimento nas unidades do Nasf é feito em conjunto com equipes de Saúde da Família | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“É dado um atendimento matricial a cada paciente. O médico e o enfermeiro do Saúde da Família precisam da ajuda dos Nasf para darem conta de tudo” Luciana Maciel, fisioterapeuta

Do total de unidades do Nasf, 32 são denominadas consistidas – têm suas equipes completas –, com cinco profissionais. As 25 restantes são consideradas em transição. Uma equipe que conta com todos os profissionais necessários é composta por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicólogo e fonoaudiólogo. Já as equipes em transição podem ter apenas três pessoas. Os Nasf foram criados pelo Ministério da Saúde, tendo sido descontinuados pela atual gestão federal. No entanto, estados e municípios que já mantinham o programa, como o DF, deram sequência às ações.

A fisioterapeuta Luciana Maciel, servidora da Saúde na região do Paranoá, lembra que as equipes de Saúde da Família necessitam do suporte dos Nasf para realizar o trabalho. “O Saúde da Família é a porta de entrada da pessoa no SUS”, explica. “É dado um atendimento matricial a cada paciente, no qual a pessoa é avaliada de forma global. O médico e o enfermeiro do Saúde da Família precisam da ajuda dos Nasf para darem conta de tudo”.

Por sua vez, a diretora de Estratégia Saúde da Família (ESF), Thaís Leite, destaca: “As pessoas podem ter acesso aos Nasf por meio dos centros de apoio psicossocial, pelas emergências das unidades de saúde ou pelas consultas nas UBSs. Os profissionais dos Nasf participam da discussão dos casos com os médicos”. A gestora afirma que os Nasf proporcionam equidade nos serviços prestados às pessoas em situação de maior vulnerabilidade. “O programa corrige dificuldades no acesso à saúde”.

Relação de confiança

De acordo com Luciana, os Nasf servem também para unir a comunidade e realizar ações em grupo. “As pessoas confiam tanto nas equipes de Saúde da Família que, quando acontece algum problema, como falta de água, os moradores vão pedir ajuda na UBS”, conta.

De acordo com relato dos profissionais das equipes, muitas vezes uma dor ou fratura pode significar um distúrbio psicológico ou caso de violência doméstica. Nesses casos, é fundamental o atendimento da equipe multidisciplinar dos Nasf. Os coordenadores de Saúde da Família se preparam agora para a retomada de alguns programas interrompidos durante a pandemia, como a promoção de diálogos coletivos e grupos de meditação.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA