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São Paulo: com alerta de chuvas, força-tarefa atuará em todo o estado

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Mais de 12 mil profissionais do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual foram mobilizados para atuar em todas as regiões de São Paulo diante do alerta de forte chuva.

Ontem (30), temporais atingiram diversas áreas do estado, deixando estragos devido a alagamentos, especialmente no litoral norte. Segundo o governo paulista, as equipes mobilizadas são preparadas para atuar em operações especiais de salvamento e resgate com apoio de aeronaves, veículos terrestres e embarcações.

As regiões de Araçatuba, Baixada Santista, Barretos, Campinas, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Região Metropolitana da capital têm atenção especial, com previsão de até 120 milímetros (mm) de chuva por dia. Em Araraquara, Bauru, Itapeva, Marília, Presidente Prudente e Vale do Ribeira, a previsão meteorológica é de volume diário de até 90 mm.

Além das equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, a força-tarefa conta com apoio da Secretaria de Comunicação e da Secretaria de Desenvolvimento Regional. A proposta é divulgar informações em tempo real e garantir uma atuação direta do estado com as prefeituras para atendimento a ocorrências provocadas por inundações, enchentes e deslizamentos. Nos canais oficiais do @governoSP nas redes sociais serão veiculadas notícias e alertas sobre o clima durante o feriado prolongado de ano-novo.

O governo paulista informou ainda que oito planos preventivos abrangem 177 municípios mais vulneráveis. Um dos planos é específico para inundações, no Vale do Ribeira, e outros sete para escorregamentos, para atendimento da Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, Região de Campinas, Região de Sorocaba e Região de Itapeva.

Emergência

Os chamados de emergência para desastres naturais podem ser feitos pelo 190 (Polícia Militar), 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil). Para receber alertas da Defesa Civil por mensagens de texto, basta se cadastrar gratuitamente enviando um SMS contendo o CEP de interesse para o número 40199. Não há custo para acessar o serviço. No site SPAlerta, uma campanha permanente dá orientações e recomendações de como proceder em casos de chuvas extremas.

Edição: Denise Griesinger

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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