Cidades

Rogério Cruz entrega Viaduto Lauro Belchior, que facilita conexão de mais de 30 bairros da Região Leste com Centro da capital, e destaca compromisso para “otimizar a mobilidade”

Publicado

em

O prefeito Rogério Cruz entregou, na tarde desta sexta-feira (27/05), o viaduto Lauro Belchior, conhecido como Viaduto da Enel. Esta é a segunda grande obra de infraestrutura inaugurada em maio, e 81% dela foi edificada na atual gestão. A estrutura leva o nome do médico e tenente-coronel da Polícia Militar falecido em 2019, em decorrência de um câncer.

“Inauguramos esta obra com muita honradez e compromisso com o cidadão no sentido de otimizar a mobilidade e, consequentemente, sua qualidade de vida”, disse o prefeito.

O viaduto faz a ligação do Setor Leste Universitário com o Jardim Novo Mundo, além de facilitar a conexão de mais de 30 bairros da Região Leste ao Centro da capital. Com fluxo liberado logo após a cerimônia de entrega, a estrutura vai desafogar o trânsito, com entradas pela Rua 117, no Setor Leste Universitário, e Avenida Ribeirão Preto, no Jardim Novo Mundo.

O prefeito destacou que o viaduto atende a uma demanda antiga da região, uma vez que os bairros beneficiados pelo projeto não possuíam entradas viárias, exceto pelas Avenidas Anhanguera e Olinda. “Sabemos da importância de abrir novos acessos em uma cidade projetada para 50 mil habitantes e que, hoje, conta com uma população aproximada a 1,6 milhão, devido a um crescimento exponencial”, ressaltou.

Cruz pontuou que a obra reduzirá pontos críticos de afunilamento no fluxo de veículos, como o acesso para a Avenida Anhanguera, a partir da Vila Morais. Segundo o prefeito da capital, após a inauguração, equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) vão monitorar o fluxo de veículos pelo viaduto por meio de drones. “A estimativa inicial é de cerca de 2,5 mil veículos por dia, mas o monitoramento nos dará o fluxo real”, afirmou.

O secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello, pontuou que tal monitoramento tem o objetivo de buscar soluções de mobilidade, caso sejam necessárias. “Se houver movimento maior de carros, estudaremos, por exemplo, a possibilidade de alargar as vias que seguem pelo Jardim Novo Mundo para comportar o viaduto”, disse.

Horácio frisou que esta é uma obra estruturante de grande importância para a região que, ao otimizar a ligação dos bairros para o centro, desafoga também outros pontos de confluência. “A tendência é que, com as obras finalizadas nestes pontos de conflito com rodovias, tenhamos maior fluidez, sem esquecer, claro, da acessibilidade dos pedestres, uma vez que a obra objetiva a mobilidade humana”, apontou.

O secretário municipal de Infraestrutura, Everton Schmaltz, contextualizou a dimensão da obra ao explicar que qualquer interrupção de trânsito influenciaria o tráfego em um raio de 30 quilômetros. “O projeto é fundamental para o desenvolvimento da capital e tem efeito benéfico imediato pela funcionalidade”, pontuou.

Apesar da dimensão da estrutura, Schmaltz destacou que esta foi “uma das obras mais sutis que já acompanhei e que, ao mesmo tempo, tem impacto significativo para a região”.

Samuel Belchior, filho do homenageado, agradeceu o reconhecimento à figura do pai e, também, o empenho da gestão em concluir a obra. “Sabemos dos desafios até chegar ao momento de entrega, por isso, em nome da minha família aqui presente, agradeço por toda a consideração a nós e ao meu pai”. Ainda segundo Belchior, “meu pai se entregou à comunidade e esta obra representa o seu legado”.

O secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, reafirmou a parceria em diversas frentes com a prefeitura, em especial, no transporte e mobilidade. “Juntos, faremos uma transformação no transporte público da capital, olhando de forma ampla para todos os modais e possibilitando a escolha do cidadão quanto ao seu meio de ir e vir”.

Na solenidade, estiveram presentes o secretário geral da governadoria do Estado, Adriano Rocha Lima; deputado federal, João Campos; secretário particular do prefeito, José Firmino; vereadores Anselmo Pereira, Anderson Salles, Rafael da Saúde, Henrique Alves, Santana Gomes, Edgar Duarte, Joãozinho Guimarães, Cabo Senna, Dr. Gian, Sargento Novandir e Pastor Wilson; a filha do homenageado, Laura Belchior, e demais autoridades.

Mobilidade
Além do viaduto entregue na tarde desta sexta, no último dia 13, Rogério Cruz inaugurou o Complexo Viário da Jamel Cecílio. Nos próximos dias, inaugura o Viaduto da Perimetral, no cruzamento com a Avenida Goiás.

Sobre esta entrega específica, Rogério Cruz explicou que, por segurança na conclusão das fundações, “será necessário um pouco mais de tempo além do previsto, inicialmente para 31 de maio, porém, cumpriremos com o compromisso de inaugurá-lo ainda nos primeiros dias de junho”.

Sobre o BRT Norte-Sul, o prefeito esclareceu que as obras na Praça Cívica continuam e têm previsão de conclusão ainda para este semestre.

As inaugurações integram um conjunto de ações focadas na fluidez do trânsito na capital, bem como o favorecimento à mobilidade. “A mobilidade urbana é um dos pilares da qualidade de vida, logo, está entre os principais compromissos firmados pela gestão e deve acompanhar o crescimento exponencial de nossa capital”, conclui Rogério Cruz.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA