Política

Reunião desta 5ª-feira, 2

Publicado

em


Os deputados estaduais, durante a sessão deliberativa que, nesta quinta-feira, 2, extraordinariamente foi realizada no período matutino, apreciaram um pacote com cinco projetos de lei. Das matérias deliberadas pelo Plenário, uma é oriunda da Governadoria, três são proposições assinadas por deputados e uma de autoria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). Todos esses processos foram votados em primeira fase.

A primeira matéria apreciada na ocasião e que causou intenso debate, é referente ao processo legislativo nº 6454/21. Seu texto, proposto pela Governadoria do Estado, tem como intuito alterar a Lei nº 8.000, de 1975, que dispõe sobre os critérios e as condições de promoção dos oficiais da ativa da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO). O placar da votação foi de 14 votos favoráveis e 8 votos contrários.

O objetivo da matéria é alterar a lei para o estabelecimento de critérios objetivos para a constatação da ação meritória e, também, uniformizar as decisões relacionadas à promoção efetuada pelo critério da bravura, tornando-a, segundo o governador Ronaldo Caiado (DEM), “mais justa”.

Produzir e Funproduzir

A segunda matéria votava pelos parlamentares durante a sessão e que recebeu 22 votos favoráveis, foi a de nº 5185/21. Proposta pelo presidente Lissauer Vieira (PSB), a iniciativa busca fazer modificações na Lei nº 20.991, de 6 de abril de 2021, que altera a Lei nº 13.591, de 18 de janeiro de 2000, a qual trata do Programa de Desenvolvimento Industrial de Goiás (Produzir) e o Fundo de Desenvolvimento de Atividades Industriais (Funproduzir).

As mudanças recaem sobre a redação original do artigo 2, da Lei nº 20.991/21, determinando que ela passe a produzir seus efeitos a partir do primeiro dia do mês seguinte ao de sua regulamentação. A justificativa para a medida é que, considerando a dimensão do parque industrial do estado de Goiás e visando imprimir segurança jurídica aos procedimentos decorrentes da nova redação, o prazo proposto é necessário para que de forma precisa se proceda com os diversos processos que surgem com a alteração na Lei 13.591/2000, os quais demandam tempo para serem executados.

Também de autoria parlamentar, foi aprovado com 21 votos a favor e nenhum contrário, o projeto de lei nº 1483/20, proposto pelo deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL), que altera a normas gerais para a realização de concursos públicos no âmbito da Administração Pública Estadual.

As modificações propostas possuem o objetivo de favorecer a participação da mulher nos concursos públicos e proteger a correta alimentação de bebês recém-nascidos, com até seis meses de idade. Para isso a medida assegura à mãe o direito de amamentar seus filhos durante a realização de provas ou etapas avaliatórias de concursos públicos na administração pública direta e indireta estadual.

Outro projeto parlamentar apreciado na ocasião, foi o de nº 4747/21, de iniciativa do deputado Wilde Cambão (PSD), que declara de utilidade pública a Associação dos Devotos do Divino Espírito Santo, com sede no município de Santo Antônio do Descoberto. De acordo com o deputado, a referida associação ao longo dos anos de atividade, vem prestando serviços como a promoção da evangelização do ser humano, defesa dos direitos da criança, adolescente e jovem, atendimento às famílias, atividades socioeducativas, prestação de serviços na área da saúde e assistência social. O placar da votação foi de 21 votos favoráveis e nenhum voto contrário.

Doação de terreno

Por fim, os deputados votaram o projeto oriundo do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), que autoriza o poder Executivo a desafetar e doar um terreno à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção de Goiás e subseção de Caldas Novas. O requerimento visa alcançar providências legais tangentes a sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Caldas Novas, a qual foi construída em terreno que pertence, atualmente, ao TJ. O processo, protocolado sob nº 7105/21, foi aprovado por unanimidade com 21 votos favoráveis.

A proposta de nº 6950/21 chegou a ser lida para votação, porém por ter recebido emendas por parte dos deputados Helio de Sousa (PSDB), Major Araújo (PSL) e Karlos Cabral (PDT), teve sua votação prejudicada. Seu texto altera a Lei nº 14.600, de 1º de dezembro de 2003, a qual institui o Prêmio de Incentivo aos servidores em efetivo exercício nas Unidades Assistenciais.

Após a apreciação dos referidos projetos de lei, o deputado Humberto Aidar (MDB), que presidia a sessão, encerrou a reunião e, em virtude do feriado do dia 7 de setembro, convocou uma nova sessão deliberativa para a próxima quarta-feira, 8, a partir das 15 horas.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA