Política

Reunião da CCJ

Publicado

em


Os parlamentares integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Poder Legislativo de Goiás, se reúnem nesta terça-feira, 7, às 14 horas, a fim de deliberarem sobre 19 processos: 17 com entendimento favorável da relatoria, um com parecer contrário, além de um veto da Governadoria com parecer pela rejeição. A sessão híbrida, comandada pelo presidente do colegiado, deputado Humberto Aidar (MDB), poderá ser acompanhada pela população em geral e imprensa pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

A concessão de anistia das multas a motoristas de ônibus e vans se destaca dentre as matérias com parecer favorável da relatoria. “Com a pandemia de covid-19, as consequentes medidas de isolamento social trouxeram impacto ao comércio e o segmento de serviços. Em Goiás, a paralisação dos serviços e o fechamento de estabelecimentos comerciais, quiosques, proibição de ambulantes nas ruas, rodízio ampliado de veículos por decretos municipais e estadual já fazem com que comerciantes e empresários calculem os prejuízos, ao mesmo tempo em que pedem ao poder público políticas de auxílio ao setor para que, muito em breve, não venham a encerrarem suas atividades”, explicou o deputado Delegado Humberto Teófilo (sem partido), em sua justificativa.

O parlamentar discorreu no texto do processo nº 2803/20 que, “a saúde da população deve vir antes de qualquer outro interesse, mas não podemos nos esquecer da saúde financeira de nossas empresas, comércios e do Brasil. São mais de 30 milhões de profissionais informais que simplesmente do dia para noite foram jogados para extrema pobreza porque com a quarentena”, relatou. 

Teófilo prosseguiu ao reafirmar que “os motoristas de ônibus e vans se viram, da noite para o dia, sem poderem trabalhar e sem previsão alguma de retorno. Tiveram seu ganha pão proibido e estão desassistidos pelo poder público”, enunciou. 

Não tem mar vai pro bar

O reconhecimento dos bares como um bem imaterial e patrimônio cultural goiano, registrando a importância econômica e social por eles adquirida em Goiás é o objetivo da propositura do deputado Chico KGL (DEM), no processo nº 7741/21

De acordo com dados coletados e divulgados pelo Sistema Sagres de Comunicação, fornecido pelo Sindicato dos Bares e Restaurantes do município de Goiânia (Sindibares), somente na capital existem 11 mil bares que, mesmo com todos os efeitos de recessão econômica gerada pela pandemia de covid-19, geram 30 mil empregos. Antes da pandemia esses números batiam na casa dos 40 mil empregos.

“Esses resultados se devem à convergência de um amplo espectro de fatores, como: assimilação cultural pelo goiano da cultura do boteco. Afinal, foi em solo goiano que nasceu a máxima não tem mar vai pro bar”, comenta o parlamentar. KGL ainda discorre acerca da diversidade de opções de ambientes que atendem a todos os gostos, e sobre excelência e cordialidade no atendimento, sem se esquecer que os bares oferecem, desde a tranquilidade necessária à realização de uma reunião de negócios até a apresentação de música ao vivo.

Por fim, o parlamentar ressalta que o segmento dos bares também abraça em seu perfil o importante fator de reinclusão no mercado de trabalho. “Isso se dá porque os investidores do ramo têm um perfil bastante diversificado”, salienta. 

Acompanhe a lista de matérias

Favorável

Processo nº 8547/21 – Deputado Karlos Cabral – Institui o Dia Estadual da Música Sertaneja. Relatado pelo deputado Rubens Marques. 

Processo nº 2803/20 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Concede anistia das multas previstas no inciso I, que foram aplicadas no período de calamidade pública de que trata o Decreto Legislativo nº 501, de 25 de março de 2020. Relatado pelo ex-deputado Vinícius Cirqueira e deputado Rubens Marques. 

Processo nº 7741/21 – Deputado Chico KGL – Dispõe sobre o reconhecimento dos bares como um bem imaterial e patrimônio cultural goiano, registrando a importância econômica e social por eles adquirida em Goiás. Relatado pelo deputado Rubens Marques. 

Processo nº 7636/21 – Deputado Maycllyn Carreiro – Declara de utilidade pública a Federação de Artes Marciais dos Policiais Civis e Militares, Esporte, Cultura e Medicina Esportiva de Goiás, com sede no município de Senador Canedo (GO). Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi. 

Processo nº 6770/21 – Deputado Alysson Lima – Trata de incentivo fiscal para empresas que contratarem, espontaneamente, o mesmo número de mulheres que o de homens. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi. 

Processo nº 7791/21 – Deputados Rubens Marques e Lucas Calil – Autoriza os estabelecimentos comerciais a requerer o atestado de vacinação para ingresso e permanência de cidadãos. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi. 

Processo nº 7567/21 – Deputado Henrique Cesar – Declara de utilidade pública a Associação Social Ágape, com sede no município de Mara Rosa (GO). Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi. 

Processo nº 8518/21 – Deputado Francisco Oliveira – Declara de utilidade pública a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Crixás, com sede no município de Nova Crixás (GO). Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo. 

Processo nº 8802/21 – Deputado Amauri Ribeiro – Inclui, no calendário cívico cultural e turístico de Goiás, a Folia de Santo Antônio, realizada no município de Professor Jamil (GO). Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo. 

Processo nº 8688/21 – Deputado Chico KGL – Dispõe sobre o alinhamento e a retirada de fios em desuso existentes em postes de sustentação. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo. 

Processo nº 8805/21 – Deputado Amauri Ribeiro – Altera a Lei n° 20.948 de 30 de dezembro de 2020 que dispõe sobre a obrigatoriedade de os estabelecimentos comerciais do ramo alimentício informarem a substituição de queijo e/ou outros lácteos por produtos análogos. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo. 

Processo nº 4972/20 – Deputado Amilton Filho – Revoga a Lei n° 20.894, de 29 de outubro de 2020, que dispõe sobre normas protetivas aos consumidores filiados às Associações de Socorro Mútuo no Estado de Goiás. Relatado pelo ex-deputado Vinícius Cirqueira e pelo deputado Dr. Antonio.

Processo nº 5845/21 – Deputado Bruno Peixoto – Institui o cartão alimentação Cartão do Bem. Relatado pelo deputado Amilton Filho. 

Processo nº 8813/21 – Deputado Bruno Peixoto e outros. Concede Título de Cidadania a Raphael de Alvarenga Freire. Relatado pelo deputado Wilde Cambão. 

Processo nº 7473/21 – Deputado Henrique Arantes e outros – Concede Título de Cidadania Goiana a Rafael Prado Correa. Relatado pelo deputado Wilde Cambão. 

Processo nº 8551/21 – Deputado Chico KGL – Altera a Lei n° 19.075, de 27 de outubro de 2015, que institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e estabelece diretrizes para sua consecução. Relatado pelo deputado Wilde Cambão. 

Processo nº 8225/21 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Declara de utilidade pública a Associação dos Devotos de São Sebastião de Mimoso de Goiás, com sede no município de Mimoso (GO). Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Contrário 

Processo nº 8816/21 – Deputado Alysson Lima – Isenta do pagamento da tarifa de pedágio para moradores e trabalhadores que se deslocam entre as cidade de Goiânia e de Anápolis. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo. 

Vetos

Rejeição

Processo nº 7882/21 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 177, de 16 de setembro de 2021 de autoria dos deputados Karlos Cabral e Lissauer Vieira, que dispõe sobre a estadualização do trecho rodoviário que liga a sede do município de Cavalcante (GO) à GO-132, a Colinas do Sul, com passagem pelos povoados de Capela (GO) e de Rio Preto (GO), numa extensão de 97 quilômetros. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA