Geral

RENOVADF já recuperou 130 espaços públicos e formou mil alunos

Publicado

em


Morador do Recanto das Emas, Marconi Neri da Costa, 24 anos, estava à toa em casa quando visualizou uma notícia nas redes sociais do Governo do Distrito Federal que lhe chamou a atenção. Era a hora de fazer um curso profissionalizante oferecido pela Secretaria de Trabalho, o RENOVADF, que, desde junho deste ano, mudou a realidade de muitas pessoas no DF. Trata-se de projeto de qualificação profissional e social nas áreas de jardinagem e construção civil, com oportunidade de entrar no mercado de trabalho, desenvolvendo o que aprenderam, recuperando vários espaços públicos.

“Eu não estava fazendo nada mesmo e como já participo de um grupo voluntário no Recanto das Emas, que ajuda a cuidar de espaços públicos da cidade, achei uma boa fazer o curso”, conta o jovem. “São aulas que agregam muito valor, o aprendizado é grande e é tudo na prática, lidando com a parte de solda, elétrica, carpintaria, pintura e construção mesmo”, detalha Marconi. 

O RENOVADF  já reconstruiu ou reparou cerca de 130 áreas de lazer de Ceilândia, Samambaia e São Sebastião | Foto: Divulgação / GDF Presente

Atualmente em sua terceira fase, o programa está em Arniqueira e no Itapoã, com 36 obras em andamento. Nessa terça-feira (16) o projeto seguirá para o Guará, Águas Claras e Estrutural.

O RENOVADF  já reconstruiu ou reparou cerca de 130 áreas de lazer de Ceilândia, Samambaia e São Sebastião. Só na primeira etapa do projeto foram 92 espaços reformados e outros 38 no segundo módulo. Nesse terceiro ciclo, 750 alunos receberão cursos práticos ministrados pelo Senai. 

“Estou aprendendo várias profissões novas, aprendendo coisas que não tinha nenhuma noção, como mexer com instalações elétricas ou pintar”, conta Marconi, com a experiência de quem já participou da recuperação de dois parquinhos e duas quadras esportivas em  Arniqueira.

“Posso sair desse curso e já trabalhando, o que é muito importante e animador nesse momento que estamos vivendo”, diz, referindo-se à pandemia.

Mil formados e outros 3 mil cursando

Quadras poliesportivas, paradas de ônibus, pontos de encontros comunitários, praças, pistas de skate, calçadas e estacionamentos são os principais alvos dos aprendizes do programa do GDF. Recuperação de alambrados, pinturas de brinquedos ou aparelhos de ginástica e até construção de calçadas fazem parte dos serviços realizados pelos alunos do projeto.

Cada participante do curso estuda quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, recebendo um salário-mínimo mensal (1.100), vale-transporte e tem seguro contra acidentes pessoais. Já são cerca de mil formados pela iniciativa. Outros três mil estão fazendo o curso no momento e a expectativa é de que esse número chegue a 4.500 mil.

“É o maior programa de inclusão social e qualificação profissional do país, a ideia é chegarmos a 4,5 mil alunos”, explica o secretário de Trabalho, Thales Mendes.

Com inscrições abertas para a quarta fase, que deve acontecer em dezembro deste ano, o projeto também é uma porta de oportunidade para estrangeiros que vivem no Brasil em situação de vulnerabilidade. É o caso da venezuelana, Anyeli Hernández, 26 anos, hoje morando em São Paulo. Na época em que ela fez o curso morava em São Sebastião e aprendeu carpintaria. “Na verdade, aprendi muito de tudo, um pouco de cada coisa, mas me identifiquei mais com carpintaria”, lembra. “Foi um aprendizado que agora será útil nessa minha nova jornada”, diz.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA