Geral

Prorrogadas as inscrições para o Curso de Metodologias Ativas

Publicado

em


Foram prorrogadas as inscrições para a especialização “Interdisciplinaridade em Metodologias Ativas” ofertada, de maneira telepresencial, pela Escola Superior de Gestão – ESG e Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal – Funab, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe. Serão ofertadas 42 vagas e os interessados podem candidatar-se, até o dia 23 de julho de 2021, no site do Cebraspe.

A oferta da formação é uma contrapartida do Cebraspe prevista no escopo do projeto de pesquisa “Uma Universidade Distrital”, fruto de parceria entre o Cebraspe, a Funab e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAPDF. Os públicos-alvo são docentes, coordenadores, supervisores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF, de todos os componentes curriculares do 3º ciclo para as aprendizagens, que atuem em escolas que ofertem o terceiro ciclo, não sendo necessário estar em regência.

O início da capacitação está previsto para 23 de agosto. Serão 360 horas de carga horária dos módulos, acrescidos de 42 horas de trabalho de conclusão de curso, totalizando um período de 12 meses.

Tendo como matriz as metodologias ativas, os profissionais serão divididos em três turmas, cada uma com 14 participantes, acompanhadas por um tutor, de modo telepresencial, e pelo professor formador do módulo.

O objetivo geral da especialização é desenvolver práticas pedagógicas interdisciplinares, por meio de metodologias ativas e de estratégias didáticas diversificadas, para atuação docente, no processo de ensino e aprendizagem para o 3º ciclo do Ensino Fundamental, pautadas no conhecimento e pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural e comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação, autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania.

Requisitos

Para participar do processo seletivo, os interessados deverão atender, no momento da inscrição, aos seguintes requisitos: ser servidor público civil estável, ocupante de cargo de provimento efetivo, pertencente à carreira de Magistério Público do Distrito Federal; ser professor (a), coordenador (a) ou supervisor (a) da educação básica; estar em exercício nas unidades escolares da rede pública do Distrito Federal que ofertem o 3º ciclo do ensino fundamental; não ter usufruído, nos últimos dois anos, de afastamento remunerado para estudos, atestado por meio de autodeclaração preenchida eletronicamente no ato da inscrição.

Para visualizar o edital completo do processo seletivo para o curso de especialização em Interdisciplinaridade em Metodologias Ativas, acesse o site do Cebraspe e da Funab.

Universidade do Distrito Federal

Uma novidade é que, no último dia 23 de junho, foi finalizada a votação, na Câmara Legislativa – CLDF, do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 34/2020, que autoriza a criação da Universidade do Distrito Federal-UnDF. A proposta, de autoria do Executivo, foi aprovada na forma de um substitutivo com o voto favorável de 14 deputados e um voto contrário. O PLC segue, agora, para sanção do governador Ibaneis Rocha.

O projeto de pesquisa “Uma Universidade Distrital”, elaborado de forma conjunta entre o Cebraspe, a Funab e a FAPDF, contempla a realização de estudos para avaliar a viabilidade de criação e implantação da Universidade do Distrito Federal – UnDF. A instituição terá como objetivo o desenvolvimento social, econômico, tecnológico e científico do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento  do Distrito Federal e Entorno – RIDE.

O plano de trabalho do projeto é embasado em quatro macroações. São elas: Estudos de viabilidade de uma universidade distrital; Pesquisa de modelos inovadores de gestão universitária com a realização de benchmarking nacional e internacional; Pesquisa de modelos inovadores de gestão universitária: proposta de modelagem para estruturação de uma universidade distrital; e Pesquisa de metodologias e/ou tecnologias inovadoras de ensino superior.

O Cebraspe já concluiu a primeira ação prevista. Os estudos de viabilidade foram entregues no último mês de abril e tiveram como objetivo identificar e caracterizar a oferta da educação superior no DF e na Ride, sobretudo de cursos e instituições com ênfase nas áreas relativas à inovação, às tecnologias e às engenharias, para subsidiar o desenvolvimento da proposta de criação de uma universidade distrital.

Atualmente, o Centro trabalha nas atividades previstas na segunda ação do projeto – “Pesquisa de modelos inovadores de gestão universitária com a realização de benchmarking nacional e internacional”.

Estão sendo executadas, desde maio, atividades com o objetivo de identificar e analisar processos, práticas de gestão, de avaliação e de desempenho, em instituições nacionais e internacionais, públicas e privadas, que se destacam por sua gestão inovadora, a fim de subsidiar a proposta de modelagem para a estruturação da universidade.

Dentre as ações previstas para esse segundo momento, estão entrevistas com gestores de áreas estratégicas dessas organizações, além de realização e participação em eventos técnico-científicos sobre a temática de interesse para o estudo.

Inscrições para especialização: “Interdisciplinaridade em Metodologias Ativas”.

Período: 13 a 23 de julho de 2021.

Público-alvo: Professores (as), coordenadores (as) ou supervisores (as) da SEEDF, que atendam a todos os requisitos exigidos pelo Edital.

Início das aulas: 23 de agosto

Edital e Inscrições: https://www.cebraspe.org.br/educacao/especializacao/

* Com informações da Funab

 

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA