Política

Presidente Thiago Albernaz comanda reunião da Comissão de Tributação e Finanças hoje, com 18 processos na pauta

Publicado

em

Os deputados integrantes da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento (CTFO) do Parlamento de Goiás, realizam nesta quarta-feira, 10, a primeira reunião do segundo semestre, às 14 horas. Esta será a 38ª reunião da 19ª Legislatura. No encontro coordenado pelo presidente do colegiado, deputado Thiago Albernaz (MDB), os parlamentares irão apreciar e votar 18 processos.

A reunião poderá ser acompanhada pela população em geral por meio da TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Dentre as matérias aptas à votação, consta texto sobre o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do certificado de registro e licenciamento anual em guias independentes. De autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PL) a proposta obteve parecer da relatoria pela aprovação. 

Conforme o texto do processo nº 4071/20, o autor justifica como objetivo da propositura, possibilitar que a inadimplência do IPVA não impeça os proprietários de, junto ao Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO), vistoriar quanto às condições de segurança veicular, registrar, emplacar, selar a placa e licenciar veículo para a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento Anual, conforme preceitua o inciso 111, do artigo 22, do Código de Trânsito Brasileiro.

Prado reitera, ainda, com base no artigo 150, da Constituição Federal, configurar conduta arbitrária e ilegal a apreensão de veículos com o intuito coercitivo de cobrança do tributo. 

“Percebemos que o princípio do não confisco diz que o Estado não pode utilizar os tributos para retirar os bens do cidadão e incorporá-los ao tesouro estadual, ou repassá-lo a outros”, assinala o parlamentar, lembrando, ainda, que tal subordinação viola direitos fundamentais estipulados na Constituição Federal e afronta o texto do próprio Código Tributário Nacional (CTN), em especial artigo 164. 

O deputado, ainda, detalha que, “do artigo 164, 91° do CTN, extrai-se que existe uma vedação expressa para a subordinação do pagamento de um tributo ao pagamento de outra espécie tributária, de penalidade ou até mesmo ao cumprimento de obrigações acessórias”. 

Para Prado, “o ato de licenciamento do veículo deve se processar com o pagamento da taxa de licenciamento e por expressa vedação legal do Código Tributário Nacional, art. 164, 91°, não pode ser subordinado ou condicionado ao pagamento de outra obrigação tributária, qual seja: pagamento do imposto sobre veículos automotores (IPVA) ou ao pagamento de multas”. 

Por fim, o parlamentar sublinha que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu sobre a questão e impede de forma sumular, ou seja, quando demonstra o seu entendimento reiterado, que é inconstitucional o Estado apreender bens com o fim de receber tributos.

Lista de matérias

Processo nº 2462/19 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório conclusivo de inspeção nº 09/2019 – CGE. Processo SEI nº 201811867002175. Relatado pelo deputado Helio de Sousa para que seja oficiado à SES a fim de apurar o descumprimento de contratos de gestão. 

Processo nº 4509/21 – Deputada Lêda Borges – Institui medida de apoio financeiro a trabalhadores de estabelecimentos do setor para alimentação fora do lar, em razão das adversidades econômicas e sociais ocasionadas pela pandemia da covid-19. Relatado pelo deputado Helio de Sousa pela diligência à Secretaria de Estado da Economia. 

Processo nº 5597/21 – Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) – Relatório consolidado relativo ao 1º trimestre 2021 dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, incluindo as entidades da administração indireta, Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e Tribunal de Contas dos Municípios Estado de Goiás (TCM-GO). Relatado pelo deputado Francisco Oliveira pelo arquivamento. 

Processo nº 7129/21 – Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) – Relatório consolidado, relativo ao 2º trimestre de 2021. Processo SEI nº 202100047002054. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira pelo arquivamento. 

Processo nº 8214/21 – Deputado Antônio Gomide – Isenta de pagamento da taxa de inscrição pessoas com deficiência em eventos esportivos realizados em Goiás. Relatado pelo deputado Helio de Sousa pela aprovação nos termos do substitutivo apresentado na CCJ 

Processo nº 872/22 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório nº 001/2022 – Comacg/GAOS/Super/SES-GO – Idtech/HGG. Processo SEI nº 202200010000840. Relatado pelo deputado Helio de Sousa pelo arquivamento. 

Processo nº 885/22 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório nº 02/2022 – Idtech. Processo SEI nº 202200010000841. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira pelo arquivamento. 

Processo nº 1049/22 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório nº 060/2021 – Comacg/GAOS/Super/SES-GO – Hetrin. Processo SEI nº 202100010054718. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira pelo arquivamento. 

Processo nº 1446/22 – Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) – Comunica a decisão de tomada de contas especial. Processo nº 201800042002800. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira pelo arquivamento. 

Processo nº 1838/22 – Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM_GO). Relatório anual de atividades do órgão de 2021. Relatado pelo deputado Helio de Sousa pelo arquivamento. 

Processo nº 4071/20 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Dispõe sobre o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do certificado de registro e licenciamento anual em guias independentes. Relatado pelo deputado Henrique César pela aprovação. 

Processo nº 876/22 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório nº 55/2021 – Comacg/GAOS/Super/ SES-GO – Policlínica Estadual da Região do São Patrício – Goianésia. Processo SEI nº 202100010043022. Relatado pelo deputado Henrique César pelo arquivamento.

Processo nº 9530/21 – Ministério da Justiça e Segurança Pública – Termo de adesão nº 17/2021 que a união, por intermédio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado e da Segurança Pública, celebram, visando à execução das ações do eixo de valorização dos profissionais de segurança pública, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, a serem transferidos na modalidade fundo a fundo. Relatado pelo deputado Henrique César pelo arquivamento. 

Processo nº 7778/21 – Deputado Charles Bento – Altera disposições da Lei n° 18.002, de 30 de abril de 2013, e autoriza o parcelamento do imposto sobre a transmissão causa mortis e doação (ITCD). Relatado pelo deputado Cairo Salim pela diligência à Secretaria de Estado da Economia. 

Processo nº 1017/22 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório nº 64/2021 – Comacg/GAOS/Super/SES/GO – AGIR/CRER. Processo SEI nº 202100010053432. Relatado pelo deputado Cairo Salim pelo arquivamento. 

Processo nº 2319/22 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório Comacg nº 4/2022 – Comacg/GAOS/Super/SES/GO. Processo SEI nº 2022000010013585. Relatado pelo deputado Cairo Salim pelo arquivamento. 

Processo nº 10059/22 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório nº 023/2021 – Comacg/GAOS/Super/SES/GO. Processo SEI nº 202100010009242. Relatado pelo deputado Paulo Trabalho pelo arquivamento. 

Processo nº 4125/20 – Deputado Diego Sorgatto – Dispõe sobre o desconto em folha dos servidores públicos estaduais. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira pela aprovação desde que adotada a subemenda substitutiva apresentada.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA