Cidades

Prefeitura promove 17ª Conferência Municipal de Cultura, nos dias 07 e 08 de dezembro, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e do Conselho Municipal de Cultura (CMC), promove a 17ª Conferência Municipal de Cultura do Município de Goiânia, nos dias 07 e 08 de dezembro, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro.

O objetivo da Conferência é reunir representantes da classe cultural, pessoas físicas e jurídicas, para grupos de trabalho, debates e temáticas tais como: as perspectivas para o setor cultural com a recriação do Ministério da Cultura, reflexões sobre o Sistema Municipal de Cultura – Legislação da Cultura em Goiânia, e desafios para a construção de políticas amplas, participativas e acessíveis. Também visa receber sugestões para agenda cultural 2023, e apresentar as ações do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia, neste ano.

Na programação, constam palestras, mesa redonda, informes sobre o edital da Lei Municipal de Incentivo 2022/2023, Lei Paulo Gustavo, além de rodas de conversa, aprovação do regimento interno da conferência. “A Conferência é momento de reunir os fazedores de cultura na nossa cidade. É uma oportunidade para fazermos um balanço do ano que passou e traçar novas ações, projetos e rumos para o cenário cultural”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.

O titular da Secult também destaca que o evento tem na pauta “novas ideias, trocas de experiência e muito aprendizado”. “Além disso, estamos trabalhando para lançar edital de mais uma lei municipal de incentivo para o próximo ano, o que reflete a preocupação da gestão Rogério Cruz, qual seja, o cuidado e a atenção com o nosso setor cultural”, pontua.

De acordo com o Edital de Chamada Pública n° 004/2022, disponível no Diário Oficial, entidades culturais, associações, microempreendedores, empresas, coletivos culturais e pessoas físicas individuais interessadas podem se inscrever até 06 de dezembro no link:  https://www.goiania.go.gov.br/secult/lei-conferencia/ para participação nos dois dias de conferência.

Confira a programação

(07/12)
18h – Recepção/Credenciamento
19h – Abertura por cerimonial
19h20 – Composição da mesa e duas apresentações culturais
19h40 – Fala do Secretário, presidente do CMC e Gestão da Secult
20h – Leitura do Regimento da conferência para aprovação
20h30 – Retrospectiva das ações do Conselho Municipal, informes sobre o edital da Lei Municipal de Incentivo à Cultura 22/23, informes sobre a Lei Paulo Gustavo, novo espaço físico para Cultura e parceria com a Câmara Municipal de Goiânia
21h45 – Coquetel

Cronograma da Conferência (08/12)

08h – Recepção/Conferência dos inscritos e coffee break
09h – Palestra – As perspectivas para o setor cultural com a recriação do Ministério da Cultura
10h – Abre para fala da Plenária
11h – Encaminhamentos
12h – Almoço
13h30 – Mesa Redonda – Reflexões sobre o Sistema Municipal de Cultura – Legislação da Cultura em Goiânia e desafios para a construção de políticas amplas, participativas e acessíveis
15h – Abre para fala da Plenária (com, no máximo, 3 minutos de fala por inscrição)
16h – Mapeamento da Agenda Cultural para 2023
16h30 – Agenda das Pré-Conferências 2023
17h- Encerramento da Conferência – 30 minutos

Mais informações no Instagram do Conselho: @conselhodeculturagoiania

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA