Cidades

Governo de Goiás será parceiro na expansão da Taça das Favelas

Publicado

em

O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta sexta-feira (25/11), que o Governo de Goiás apoiará a Central Única das Favelas (Cufa) na expansão do campeonato de futebol voltado para comunidades, a partir de 2023. A novidade foi divulgada durante encontro, realizado no Palácio das Esmeraldas, em Goi6ania, com a seleção goiana masculina que faturou o vice-campeonato da Taça das Favelas Nacional 2022. Trata-se do maior campeonato entre comunidades do mundo.

Em conversa com atletas e comissão técnica, Caiado disse que a intenção do Estado é intensificar o suporte ao trabalho realizado entre as pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir daí, incentivá-las a praticar esportes e encontrar novos talentos. “Esse torneio vai fazer com que haja um campeão estadual para que possamos qualificar, cada vez mais, nossa seleção para competir nacionalmente”, revelou o chefe do Executivo.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson de Paula, explicou que as regras e logística do novo campeonato serão definidas durante um congresso técnico com a Cufa Goiás – uma organização sem fins lucrativos que está presente em 35 cidades goianas. “O objetivo é fazer com que as pessoas mais vulneráveis tenham oportunidades e chances, é isso que Caiado vem mostrando. Teremos um grande time representando Goiás com a seleção dos melhores atletas e suas posições”, salientou.

Em Goiás, a Taça das Favelas atualmente é realizada na região Metropolitana de Goiânia. Agora, com o apoio anunciado pelo governador, “será um projeto estadual que vai alcançar todas as regiões do Estado”, declarou o presidente da Cufa Goiás, Breno Cardoso. “Isso é uma expansão, um avanço. Agradecemos o governador por reconhecer e entender a importância que tem esse projeto de inclusão”, concluiu. Na categoria masculina, a ação reúne adolescentes entre 16 e 17 anos. Já na feminina, não há limitação de idade. “São equipes formadas por moradores de bairros de periferia e comunidades”, definiu o representante.

Reconhecimento
Durante encontro com o time vice-campeão da Taça das Favelas Nacional 2022, o governador parabenizou cada membro da delegação pelo empenho e dedicação por representar Goiás na competição de nível nacional. “Recebam o reconhecimento do governo e do povo goiano pelo trabalho de vocês”, disse à equipe. Na semana passada, na véspera do jogo decisivo, Caiado também recebeu os jovens no Palácio das Esmeraldas.

Goiás eliminou os times dos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí e, na semifinal, o favorito do campeonato, Rio de Janeiro. A final contra o São Paulo foi realizada no sábado (19/11) na Arena Barueri. Os goianos foram superiores no tempo normal, que ficou no 0 a 0, mas sofreram revés nos pênaltis (5 a 4). “Entramos em campo para honrar a bandeira do Estado. Chegamos lá, lutamos e perseveramos”, declarou o zagueiro Marco Antonio Fernandes.

O técnico Lindomar Alves Pereira, que sempre trabalhou em campo de terra e com crianças em situação de vulnerabilidade social, classificou o time goiano como “guerreiro”. “Não faltou vontade. Os meninos deram tudo de si. Estão de parabéns, e somos gratos pelo apoio do Estado”. Já o presidente da Cufa Goiás lembrou que o time “levou o nome de Goiás para mais de 60 milhões de pessoas” que assistiram à competição. E que o reconhecimento do governador ficará na memória de toda a delegação.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Ação Social

Agehab começa construção de casas a custo zero em 43 novos municípios

Publicados

em

Ordens de serviço para início das primeiras obras já estão assinadas. São mais 1,7 mil moradias nos próximos meses com investimento de R$ 310 milhões

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), dá início ainda este mês às obras de mais 1,7 mil casas a custo zero, em 43 novos municípios (confira lista abaixo). As moradias devem ser entregues nos próximos meses. As ordens de serviço (OS’s) para os primeiros 15 canteiros de obras já estão assinadas, o que significa liberação imediata para as construtoras iniciarem os trabalhos.

Em maio, vão ser assinadas outras 18 ordens de serviço e mais 10, em junho. De acordo com o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, o volume do trabalho realizado hoje pela Agência é histórico, já que nunca antes na trajetória das políticas públicas estaduais de habitação foram construídas tantas unidades habitacionais. “O mais significativo é que a gestão Ronaldo Caiado chegou a um número inédito de unidades a custo zero e com qualidade. Qualquer cidadão que visitar um dos nossos canteiros poderá observar o alto padrão em que estão sendo empregados os recursos do contribuinte goiano”, destaca o gestor.

Baldy ressalta também que estes resultados se alinham com a determinação do governador de ampliar e facilitar o acesso às políticas de habitação de interesse social de Goiás especialmente para a famílias que mais precisam. “Tanto o governador como a primeira-dama Gracinha Caiado, que é a coordenadora do Goiás Social, fizeram do atendimento social no Estado uma prioridade”, sublinha.

Para o secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, todos os esforços estão focados nesses objetivos com uma preocupação adicional: atender todos os municípios goianos, contribuindo assim para o desenvolvimento de todas as regiões. “É uma diretriz da gestão Caiado estar presente em todos os cantos de Goiás com atendimentos sociais, entre os quais está inserida a habitação”, frisa. Com essas novas moradias a custo zero, iniciadas agora, lembra o secretário, estão sendo injetados na economia goiana mais de R$ 310 milhões de investimentos, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Com estes novos municípios, o programa Pra Ter Onde Morar – Construção/Casas a Custo Zero teve um crescimento de mais de 10%, expandindo sua presença de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa, que passa a alcançar 58% dos 246 municípios que integram o Estado. Além disso, houve um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais contratadas.

Para ser atendido, o município precisa propor ao Estado a cessão de terreno regularizados para a construção das unidades. “O Governo de Goiás quer atender todos, sem exceção. Basta que os prefeitos entrem na parceria com a Agehab, oferecendo os espaços urbanos regularizados para a construção das unidades”, salienta Alexandre Baldy.

Novos canteiros de obras:
Água Limpa, Bela Vista de Goiás, Bonópolis, Bom Jardim, Buriti Alegre, Caiapônia, Carmo do Rio Verde, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Cumari, Diorama, Estrela do Norte, Faina, Formoso, Goiandira, Hidrolândia, Itauçu, Itapaci, Jataí, Jaupaci, Jesúpolis, Matrinchã, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Brasil, Novo Gama, Novo Planalto, Padre Bernardo, Quirinópolis (Módulo III), Quirinópolis (Módulo IV), Rubiataba, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Domingos, São Luís dos Montes Belos, Silvânia, Taquaral de Goiás, Turvelândia, Uruana, Vianópolis, Vila Boa, Vila Propício.

Fotos: Octacílio Queiroz / Agência Goiana de Habitação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA