Cidades

Prefeitura de Goiânia trabalha na finalização de obra do Cmei do Residencial Vale do Araguaia

Publicado

em

A ampliação de vagas na educação e a qualidade do ensino são prioridades da gestão do prefeito Rogério Cruz. Nesta semana, a Prefeitura de Goiânia trabalha para entregar à população da Região Leste da capital o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Pedro Calembo, localizado no Residencial Vale do Araguaia. A entrega, conforme a Secretaria Municipal de Educação (SME), está programada para ocorrer na próxima terça-feira (31/01).

Atualmente, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) executa serviços de adequações internas e externas da unidade. Até o momento, foram construídos 200 metros lineares de muro, calçada externa com acessibilidade e piso tátil, rampas acessíveis às salas de aula e administração, fabricação e instalação de guarda-corpo metálico em rampas internas e serviços de instalação elétrica e hidrossanitárias (rede de água e esgoto).

Além disso, a gestão municipal trabalha na pintura das estruturas metálicas dos guarda-corpos e portões de entrada da instituição. A obra do Cmei foi iniciada e paralisada na gestão anterior. Diante disso, a atual administração trabalhou na cobertura e melhoria estrutural da unidade. No local, a SME realizou pavimentação da entrada da unidade escolar, que terá capacidade para atender 240 crianças, na faixa etária de 0 a 3 anos.

Até março deste ano, a Prefeitura de Goiânia planeja gerar 2 mil vagas com a ampliação e inauguração de novas unidades. Além da inauguração deste Cmei, a atual gestão retomou obras paralisadas, como a da Escola Municipal Donata Monteiro da Motta, e retomará outras 12. Para tanto, o município teve de apurar os motivos das paralisações, encerrar os contratos, aplicar penalidades cabíveis, atualizar os projetos e orçamentos e realizar novos processos licitatórios.

O secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa, explica que o planejamento da Prefeitura de Goiânia inclui, ainda, a construção de 20 novos Cmeis. “Para 2023, a gestão municipal ampliou 5 mil vagas na Educação Infantil em relação ao último ano. Essa modalidade de ensino é considerada uma das mais importantes etapas da formação das crianças, pois elas começam a aprender e conviver além do núcleo familiar. A SME está atenta e tem proposta pedagógica sólida e comprometida com a realidade das famílias”, afirma.

Vistoria das obras
Na última terça-feira (24/01), o prefeito Rogério Cruz vistoriou as obras do Cmei João Pedro Calembo. A construção foi iniciada em 2020, com a colocação das salas modulares no espaço localizado na Rua Júlia Ferreira Rosa, esquina com Rua João Borges da Matta.

“Quando a gestão retomou as obras, só estava no local as salas, que são ambientes de rápida implantação. Proporcionar mais vagas em Cmeis, para que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que os filhos estão em um lugar seguro, é uma das prioridades da Prefeitura de Goiânia” , ressaltou o prefeito durante a visita ao local.

Fotos: SME

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA