Cidades

Prefeitura de Goiânia apresenta concerto “O Anhanguera”, em comemoração aos 300 anos do Estado de Goiás, nesta quarta-feira (29/06)

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza, nesta quarta-feira (29/06), às 20h, o concerto inédito “O Anhanguera”, em comemoração aos 300 anos do Estado de Goiás. Serão 200 músicos, dentre cantores e instrumentistas, no palco do Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A entrada é gratuita.

O concerto é realizado em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Sociedade Goiana de História da Agricultura (SGHA), Instituto Gustav Ritter e Centro Cultural Oscar Niemeyer. A regência é do maestro Eliseu Ferreira, com participação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, Coro Juvenil, Coro Sinfônico de Goiânia e Coro Infantil Gustav Ritter, com a solista mirim Bianca Lima.

“O Anhanguera” é escrito pelo compositor alagoano Hekel Tavares. É uma obra que, apesar de ter sido gravada em estúdio pelo próprio compositor, nunca foi executada em público. Narra musicalmente a viagem empreendida pelo bandeirante e explorador Bartolomeu Bueno da Silva, que desbravou as terras de Goiás à procura de ouro, encontrando-o no Rio Vermelho três anos depois. Foi apelidado de Anhanguera (Diabo Velho) pelos nativos da época.

No programa do concerto, ainda dentro dessa perspectiva histórica, a Orquestra executará três movimentos da Suíte Brasília, escrita pelo compositor por ocasião da inauguração de Brasília. Também compõe o concerto o Capricho Brasiliense, uma homenagem do compositor à inauguração de Brasília, que foi executada à época pela Orquestra de Denver, dos Estados Unidos.

A Orquestra Sinfônica de Goiânia
Foi criada em 1993, pelo Maestro Joaquim Jayme. Atualmente a instituição, uma das unidades da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Goiânia, é composta por 75 músicos e um coro de 48 vozes. Funcionou como Fundação Orquestra Sinfônica de Goiânia, entre 1995 e 2008.

Tem como objetivos a promoção, divulgação e coordenação das atividades de música sinfônica, além do apoio à música de câmara e lírica a serviço do desenvolvimento cultural de Goiânia. Participa ativamente da vida cultural da cidade, com temporadas regulares de concertos nos principais teatros da capital, além de uma atuação marcante na periferia e na Região Metropolitana, com apresentações em praças, parques e igrejas.

Serviço
Assunto: Concerto “O Anhanguera”, em comemoração aos 300 anos do Estado de Goiás
Data: 29 de junho (quarta-feira)
Hora: 20h
Local: Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA