Distrito Federal

Prática policial é tema de livro a ser lançado na terça (22)

Publicado

em


Com foco no aperfeiçoamento da prática jurídica e policial, será lançado, na próxima terça-feira (22), o livro Peça Prática Decifrada para Delegado de Polícia. Sob a ótica dos delegados Marcelo Zago e Flávio Rolim, a publicação aborda, além do aspecto teórico, simulações de situações práticas em investigações criminais. O lançamento será às 19h, na Pátio Galeria de Arte, no shopping Pátio Brasil.

Estudantes e profissionais de direito são o público-alvo do material | Foto: Divulgação/SSP

Coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídios e Feminicídios (CTMHF), da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Marcelo Zago faz parte da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Já Flávio Rolim, que atua no estado do Ceará, é ex-agente da PCDF.

“Na equipe que integra a SSP, contamos com profissionais reconhecidos, tanto no DF quanto nacionalmente, por diversos trabalhos desenvolvidos em prol da sociedade”, valoriza o secretário de Segurança Pública,  delegado Júlio Danilo. “É uma honra ter mais um de nossos gestores fazendo história ao lançar uma publicação tão importante para quem atua como policial e para aqueles que buscam mais conhecimento nessa área, que é essencial para a Segurança Pública.”

“O livro funciona como um manual de consulta importante para quem desempenha a função, sanando um hiato ainda existente sobre a temática” Marcelo Zago, coautor de Peça Prática Decifrada para Delegado de Polícia

O material é destinado a profissionais do direito, estudantes universitários e demais interessados nas disciplinas desse curso, bem como a quem almeja o cargo de delegado de polícia e carreiras jurídicas. “O livro funciona como um manual de consulta importante para quem desempenha a função, sanando um hiato ainda existente sobre a temática”, resume Marcelo Zago.

A publicação, com mais de 800 páginas, poderá ser adquirida em livrarias e por meio do site Amazon.com. O conteúdo é dividido em três partes: Arcabouço Teórico Mínimo, Peças Práticas Internas – em que são apresentadas peças práticas que tramitam internamente nas instituições policiais, como despachos e portarias – e Peças Práticas Externas, na qual são trabalhadas as medidas que se sujeitam à cláusula de reserva jurisdicional, como prisão preventiva, temporária, busca e apreensão, interceptação telefônica e outras.

Lançamento: Peça Prática Decifrada para Delegado de Polícia

  • Dia 22, às 19h, na Pátio Galeria de Arte, no shopping Pátio Brasil

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA