Geral

Feiras de ciências de unidade de ensino da rede estadual é referência em livro sobre processos de ensino-aprendizagem

Publicado

em

O Colégio Estadual Jorge Amado, de Araguaína foi cenário de estudos para a contextualização e produção do livro Feira de Ciências: estratégia de ensino-aprendizagem por meio de projetos na perspectiva de letramento e divulgação científica. A obra de autoria do professor mestre em ensino de Ciências e Matemática, Maiko Feitosa, tem a coautoria do orientador do mestrado, doutor em Química e coordenador do curso de Química da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Joseilson Alves de Paiva. 

Lançado este mês, o livro tem como objetivo expor as compreensões teóricas e metodológicas, observadas no processo de ensino-aprendizagem durante formação de estudantes da educação básica, que puderam ser evidenciadas mediante a exposição da Feira de Ciências do Colégio Estadual Jorge Amado.

Conforme os autores, a ideia do livro surgiu a partir da observação da necessidade dos professores driblarem o desinteresse aliado às dificuldades de aprendizagem dos estudantes em processos de ensino que considerem apenas metodologias tradicionais. A Feira foi considerada como um mecanismo interdisciplinar para trabalhar conteúdos das disciplinas da área de Ciências da Natureza, levando em consideração o referencial curricular utilizado na escola.

Tendo como objeto de estudo a Feira de Ciências, utilizada como estratégia de ensino na perspectiva de letramento e divulgação científica, a publicação apresenta suas considerações ao compreender o processo de ensino-aprendizagem por meio da iniciativa da unidade de ensino. Nessa perspectiva, tornou-se necessário que educadores e pesquisadores buscassem ferramentas metodológicas diversificadas, que suprissem as questões estruturais e situações pedagógicas do cotidiano. 

Para o professor e autor da obra, Maiko Feitosa, a expectativa é que os resultados e discussões descritos no livro possam ser provocadores de reflexões sobre a prática docente na ciência. “Acreditamos que as pesquisas, por mais singelas que forem são inacabáveis, e as discussões terão que ser constantes em todos os níveis do âmbito educacional, para que de fato o sistema cumpra seu papel, e dentro desse movimento os projetos de feira de ciências possam contribuir com essa mudança de visão, por parte dos estudantes e professores, sobre a necessidade da compreensão da ciência como parte de nossas vivências”.

O professor ministra aulas no Colégio há 8 anos e desde 2019 trabalha paralelamente no projeto do livro. Para realização da escrita os autores utilizaram os resultados da aplicação de questionários e de fichas de observação aplicados com estudantes e professores do 9º ano do ensino fundamental II ao 3º ano do ensino médio, durante o processo de desenvolvimento de um evento realizado em 2019, no Colégio Estadual Jorge Amado.

Para a diretora do colégio, Sandra Maria Melo, poder contar com um profissional que impulsiona e inova na metodologia de ensino faz a diferença.  “É um orgulho contar com profissional dedicado, que está sempre em busca do aperfeiçoamento das aprendizagens. Estamos felizes pelo Colégio Jorge Amado ter sido palco para concretização desse importante trabalho, que tão bem representou a equipe e o protagonismo estudantil da nossa escola”. 

Professor do Colégio Estadual Jorge Amado, Maiko Feitosa, lança livro sobre a Feira de Ciências como estratégia de ensino-aprendizagem – Seduc/Governo do Tocantins

Estudantes durante apresentações dos projetos da Feira de Ciências – Seduc/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA