Segurança

Caiado ressalta fator estratégico da inteligência policial no combate à criminalidade

Publicado

em

PM conclui formação de nova turma de policiais militares para ações especializadas de identificação, avaliação e acompanhamento de ameaças reais ou potenciais

As ações de inteligência policial em Goiás e outros estados vão receber o reforço de 71 profissionais que finalizaram treinamento para identificação, avaliação e acompanhamento de atividades criminosas. Durante a formatura do 19º Curso de Operações de Inteligência da Polícia Militar do Estado (COIPM), nesta quinta-feira (14/12), o governador Ronaldo Caiado enfatizou a importância do trabalho preventivo e estratégico para prover segurança à população. “Acredito na ciência, na inteligência e no trabalho integrado das forças policiais. Graças a elas, o cidadão hoje pode andar sem medo em Goiás”, declarou.

A cerimônia que marcou a conclusão do 19º COIPM ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Goiânia. Homenageado com o nome da turma, Caiado reforçou o compromisso de priorizar a área. “As pessoas me perguntam como conseguimos melhorar tanto os indicadores de segurança do Estado, e a resposta é essa: com investimento, com valorização, com qualificação, com especialização. Nossa Segurança Pública já é referência e será cada vez mais”, projetou.

O 19º COIPM foi ministrado no quartel do Comando-Geral da PMGO, em Goiânia, e teve duração de seis semanas. Entre 71 alunos do curso, estão: 57 policiais militares de Goiás, dois PMs do Amazonas, três policiais do Mato Grosso, um de Santa Catarina, um da Bahia, um do Acre, um militar do Exército Brasileiro, dois policiais penais de Goiás, dois policiais penais do Distrito Federal e, ainda, um policial penal do Rio Grande do Norte.

Governador Ronaldo Caiado participa da cerimônia de formatura do 19º COIPM: “Nossa Segurança Pública já é referência e será cada vez mais”

Governador Ronaldo Caiado participa da cerimônia de formatura do 19º COIPM: “Nossa Segurança Pública já é referência e será cada vez mais”

Ainda durante a cerimônia de formatura, o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, destacou que o trabalho de inteligência tem ajudado a diminuir a criminalidade, com suporte para operações em apreensões de drogas, armamentos e foragidos. “Este curso foi idealizado porque a Polícia Militar entende que nós não temos que trabalhar somente com a força. Saímos do empirismo. Temos que trabalhar com a inteligência”, defendeu. Esta é a quarta turma a se formar em 2023, somando 268 profissionais capacitados apenas este ano.

“A atividade de inteligência é imprescindível. Só esse curso retirou das ruas mais de 500 foragidos”, lembrou o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel André Avelar. O chefe da Agência Central de Inteligência da PM, Maximiliano Fernandes, acrescentou que o aporte estratégico dialoga com outros segmentos policiais. “A maioria das nossas ocorrências são integradas com as demais forças de segurança pública de Goiás e também de outros estados, desde a produção de dados e o planejamento até a interpretação do conhecimento”, explicou.

Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Saulo Mesquita participou da solenidade e frisou que a atuação governamental na área permite o exercício da cidadania. “A verdadeira democracia implica no exercício de todos os direitos fundamentais dos cidadãos, e um dos mais relevantes é a segurança”, afirmou. “Sem a liberdade para cada um dos cidadãos andar pela cidade com uma sensação de segurança não há uma verdadeira democracia”, sublinhou.

Fotos: Romullo Carvalho e Cristiano Borges / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook

Segurança

Goiás tem queda de até 92% na criminalidade em 2024

Publicados

em

Na comparação dos meses de janeiro a março deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, maior redução é em roubo de carga; número de feminicídios cai 31%

O estado de Goiás registrou queda em todos os índices criminais, nos três primeiros meses de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior. É o que apontam dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) na manhã desta quinta-feira (11/04), em Goiânia. A maior redução foi verificada no crime de roubo de carga, com 92% – foram 13 casos no primeiro trimestre de 2023 e apenas um este ano.

Na sequência, estão roubo de veículo, roubo a comércio e furto a transeunte, com diminuição de 34%. Os casos de roubo a transeunte caíram 33% e os de feminicídios reduziram 31%. As informações têm como fonte o Observatório de Segurança Pública do Estado e são provenientes do Registro de Atendimento Integrado (RAI), conforme diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública.

De acordo com o governador Ronaldo Caiado, o estado tem priorizado o combate a crimes violentos, para garantir tranquilidade ao cidadão. Para ele, os números refletem a integração das forças de segurança: “Nossas polícias trabalham em conjunto. Isso acontece quando há uma política pública séria, austera. Assim temos o que mais interessa: resultado concreto e segurança para a população”, afirma.

Governador Ronaldo Caiado prestigia evento de formatura de policias militares, em Goiânia

Governador Ronaldo Caiado prestigia evento de formatura de policias militares, em Goiânia

O mesmo ponto é ressaltado pelo secretário de Segurança Pública, Renato Brum. “Realizamos ações preventivas por parte dos policiais militares na rua, com reforço daqueles que se formaram recentemente e daqueles que estão no estágio. Além disso, há um trabalho muito bem feito pela Polícia Judiciária, Polícia Penal e Polícia Científica dando retaguarda. E o Corpo de Bombeiros é nossa força de salvamento”, salienta.

Outro destaque do balanço, disponível no site da Secretaria, é que 165 municípios não registraram nenhum homicídio de janeiro a março deste ano. Também não houve nenhum caso de roubo a banco. “A polícia goiana como um todo têm cumprido sua função, dentro dos limites da lei, e a população reconhece”, complementa Caiado. Pesquisa da Genial/Quest divulgada nesta semana revela que a segurança recebe avaliação positiva de 69% dos entrevistados.

Ações proativas
No primeiro trimestre de 2024, foram cumpridos 2.258 mandados de prisão e apreensão no estado. Em ações integradas, ostensivas ou no patrulhamento de rotina, as forças de segurança recuperaram 974 veículos com registro de furto ou roubo. As polícias Civil e Militar efetuaram 7.352 prisões em flagrante. Além disso, 1.158 armas de fogo apreendidas e 1.911 foragidos recapturados. 3 toneladas de drogas foram retiradas de circulação.

Indicadores criminais (janeiro/março de 2024)
Roubo de Carga: -92%
Furto a Transeunte: -34%
Roubo em Comércio: -34%
Roubo de Veículos: -34%
Roubo a Transeunte: -33%
Feminicídio: -31%
Furto de Veículos: -27%
Homicídio Doloso: -24%
Furto em Residência: -20%
Roubo em Propriedade Rural: -20%
Furto em Comércio: -16%
Roubo em Residência: -14%
Tentativa de homicídio: -10%
Estupro: -9%
Furto em Propriedade Rural: -6%
Fonte: Observatório de Segurança Pública de Goiás (comparação com o período de janeiro/março de 2023)

Foto: Secom / Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA