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Obras no Corredor Eixo Oeste vão movimentar meio bilhão de reais

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Durante a assinatura da ordem de serviço para a construção do viaduto do Sudoeste, nesta segunda-feira (21), o governador Ibaneis Rocha reafirmou o compromisso de melhorar a mobilidade e o trânsito do Distrito Federal. O chefe do Executivo anunciou um pacote de obras para o chamado Corredor Eixo Oeste, que interliga Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires, Guará, Sudoeste e a Asa Sul, no Plano Piloto. São R$ 500 milhões em investimentos para viabilizar um corredor exclusivo de ônibus entre essas regiões.

Obra lançada pelo GDF nesta segunda-feira (21) vai gerar centenas de empregos  | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

“Quando assumimos o DF, o Eixo Oeste estava abandonado. Era em torno de R$ 500 milhões de financiamento abandonado desde 2013. Passamos, então, a trabalhar para destravar essas obras. Estamos soltando a do viaduto do Sudoeste; e, daqui a um mês, o restante do viaduto do Setor Policial e a via que vai interligar Taguatinga até o Eixo Monumental. É uma obra muito grande e que vai mudar a vida da população do DF e ajudar a destravar o trânsito”, explica Ibaneis Rocha.

Com essa reforma na Epig, esperamos reduzir em pelo menos 25 minutos o tempo de deslocamento do Sol Nascente ao Eixo Monumental”Luciano Carvalho, secretário de Obras

“É um corredor de ônibus que vai ligar Ceilândia ao Eixo Monumental e ao Terminal Asa Sul, um contrato de R$ 550 milhões que nós encontramos com apenas R$ 18 milhões executados. Estamos com dois anos e meio de governo, atingindo, entre obras contratadas, em execução e em licitação, algo em torno de R$ 500 milhões”, acrescenta o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

Uma das obras que fazem parte do Corredor Eixo Oeste é a reforma da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). Na semana passada, o Departamento de Compras da Novacap lançou edital para a inclusão de faixas exclusivas para ônibus do sistema BRT na via – um investimento estimado de R$ 132 milhões. A licitação está prevista para se realizar em 19 de julho, às 9h.

“Esta é mais uma importante obra viária do Corredor Eixo Oeste que conseguimos tirar do papel. Com essa reforma na Epig, esperamos reduzir em pelo menos 25 minutos o tempo de deslocamento do Sol Nascente ao Eixo Monumental”, afirma o secretário de Obras e Infraestrutura, Luciano Carvalho.

Confira, abaixo, o vídeo sobre o lançamento das obras.

É um benefício no tempo de viagem que se estenderá tanto para os motoristas quanto para os usuários de ônibus, como explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro. “Será um ganho extraordinário para os passageiros, já que o transporte público terá prioridade. O entroncamento da EPTG com a Epig é um gargalo, e a criação desse corredor exclusivo será essencial”, avalia.

Por se tratar de uma via de ligação com as saídas Oeste e Sul, na DF-011, como é conhecida a Epig, o local registra cerca de 50 mil veículos circulando diariamente, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). “A DF-011 há muito tempo carecia dessas obras, e estamos felizes que o governador esteja atento às necessidades da região. Começamos com a restauração, que foi executada pela Novacap, e agora seremos presenteados com o viaduto e com a reforma da via para receber a faixa do BRT”, complementa o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Jr.

Uma grande passagem

O Corredor Eixo Oeste será uma conexão de aproximadamente 30 quilômetros de extensão entre o Sol Nascente e a área central do Plano Piloto, passando pelas avenidas Hélio Prates e Comercial Norte, centro de Taguatinga e EPTG, e se desmembrando em duas: a Epig e a ESPM (Setor Policial Sul).

No total, o GDF deve investir mais de R$ 500 milhões na execução do projeto, se somados a construção do Túnel de Taguatinga, as duas etapas da reforma da Avenida Hélio Prates, o viaduto Luiz Carlos Botelho (na Epig) e as reformas da Epig e da ESPM –  esta última também conta com a construção de dois viadutos.

Facilitar o deslocamento entre as regiões oeste e central do DF é medida vinculada também a um planejamento do governo de estimular o uso dos meios de transporte público. “Brasília é uma cidade saturada de tantos carros. Projetos como as faixas exclusivas do Corredor Eixo Oeste e a ampliação da capacidade do metrô são feitos com o objetivo de dar velocidade e fluidez, gerando mais atratividade para o transporte público”, esclarece Valter Casimiro.

Fonte: Governo DF

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Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

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No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

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