Distrito Federal

Novo reservatório de água potável vai atender 5 cidades

Publicado

em


A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai realizar, nesta quarta-feira (28), a interligação de um novo reservatório de água na região sul do Distrito Federal. Por isso, as regiões administrativas do Gama, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo II e parte do Park Way terão o fornecimento de água interrompido, por 24 horas, para que seja executado o serviço de melhoria das condições de abastecimento.

A nova armação será composta por quatro reservatórios de água, sendo dois de 2.250 metros cúbicos e dois de 8 mil metros cúbicos. A previsão é de que todas as melhorias previstas para a região sejam concluídas até o segundo semestre de 2021.

O fornecimento será suspenso, das 8h desta quarta-feira (28) às 8h de quinta-feira (29), nas seguintes localidades:

– Gama: toda a cidade, exceto Setor Central (o Hospital Regional do Gama não será afetado);
– Santa Maria – toda a cidade (exceto Hospital de Santa Maria), Sítio do Gama (Vila Aeronáutica) e Polo JK;
– Recanto das Emas – toda a cidade, exceto os postos de saúde;
– Riacho Fundo II – toda a cidade e
– Park Way – quadras 6 a 28; Núcleo Rural Vargem Bonita, exceto Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitscheck e Base Aérea.

A Caesb pede a compreensão da comunidade e ressalta a importância do uso racional de água durante o período, pois o volume consumido individualmente impacta diretamente no abastecimento geral. Por se tratar de uma obra de grande extensão, o período de interrupção no fornecimento de água será mais longo.

Seguem algumas dicas para colocar em prática neste momento:
• Mantenha as torneiras fechadas para evitar desperdício, quando a água retornar.
• Evite lavar roupas.
• Não lave o carro.
• O jardim pode esperar a rega.
• Esqueça a mangueira. Varra a calçada.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA