Geral

Novas linhas do BRT Sul exigem uso do cartão BRB Mobilidade

Publicado

em


Os passageiros do Gama e de Santa Maria com destino ao Cruzeiro, Sudoeste e aos setores de Indústria e Abastecimento (SIA) e de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN) devem utilizar o cartão do BRB Mobilidade, a partir deste sábado (4), para fazer integração com as linhas 2210, 2211, 2309 e 2310 do BRT Sul.

Nos terminais do BRT do Gama e de Santa Maria e na estação Park Way as bilheterias funcionam de segunda a domingo, das 5h às 22h

Os cartões podem ser adquiridos nas bilheterias dos terminais do BRT do Gama e de Santa Maria, além da estação Park Way. Nos três locais, também é possível fazer a recarga dos créditos. Para facilitar a aquisição, ainda é possível realizar o cadastro por meio do site do BRB Mobilidade e ir ao posto apenas para pegar o documento.

Além disso, o serviço ganhará o reforço da van do BRB Mobilidade, que vai atender os passageiros do terminal de integração de Santa Maria, de quinta-feira (2) até 10 de setembro, das 8h às 17h, nos dias úteis.

Nos terminais do BRT do Gama e de Santa Maria e na estação Park Way as bilheterias funcionam de segunda a domingo, das 5h às 22h.

Os passageiros do Gama também contam com o atendimento para esses serviços na rodoviária da região, no Setor Central, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

É importante lembrar que o sistema BRT é operado por meio de cartões, de forma que não é possível pagar a passagem em dinheiro. Dessa forma, os usuários das linhas convencionais que não possuem nenhum tipo de cartão do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF precisam adquiri-los.

Desativações

Por conta dessas alterações, as linhas 203.3, 203.6, 203.7, no Gama, e 0.256, 0.276, 256.1 e 256.2, em Santa Maria, vão ser suspensas.

Mesmo com essas mudanças, esses passageiros do Gama e de Santa Maria vão continuar pagando a mesma tarifa atual, de R$ 5,50. Para isso, devem obrigatoriamente utilizar o cartão de integração, a fim de fazer a integração das linhas circulares com as de ligação do BRT.

Mudanças

As quatro novas linhas do BRT Sul serão operadas com veículos novos do tipo Padron, que fazem parte da renovação de frota da empresa Pioneira. Os coletivos vão operar pela faixa exclusiva do BRT Sul, com viagens mais rápidas, melhorando a qualidade do serviço de transporte oferecido com maior conforto, e reduzindo os tempos de deslocamentos.

A nova linha paradora 2210 vai sair do terminal do BRT do Gama até o Cruzeiro, passando também pelo SIA e SAAN. Ela vai funcionar nos dias úteis, nos horários de pico, com 10 viagens no total.

Por sua vez, saindo do terminal de Santa Maria, serão duas novas linhas paradoras. A linha 2309 vai até o Cruzeiro e Sudoeste passando pelo SIA, com 24 horários nos dias úteis e 15 aos sábados, enquanto a linha 2310 faz o atendimento SIA e SAAN, com 14 saídas de segunda a sexta e outras cinco aos sábados.

A nova linha 2211 vai sair da Estação Park Way, nos horários de entrepico, onde será possível realizar a integração para o SIA, Cruzeiro e Sudoeste. Serão 21 viagens de segunda a sexta e 14 aos sábados.

SMU
Essa nova operação também vai trazer mudança para os passageiros do Gama e de Santa Maria que precisam ir até o Setor Militar Urbano (SMU). Também a partir deste sábado (4), esses usuários devem utilizar as linhas expressas do BRT Sul até a Rodoviária do Plano Piloto, a fim de realizar a integração com as linhas 0.143, 143.2 e 108.5 para complementar seus deslocamentos, em função da desativação das linhas 203.7 e 256.2.

*Com informações da Semob

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA