Turismo

AGR abre 26 novas linhas de transporte intermunicipal

Publicado

em

Novas autorizações da AGR oferecem alternativas de ligações diretas entre as regiões, acompanhando o desenvolvimento do estado

A Agência Goiana de Regulação (AGR) já colocou em operação 26 linhas de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros em todas as regiões do estado, com a habilitação de empresas para a prestação dos serviços essenciais à população em editais de chamamento público. Outras 13 linhas foram autorizadas pelo Conselho Regulador e aguardam apenas providências por parte das empresas para entrar em operação. Entre elas estão duas linhas que vão atender o município de Cavalcante e a região da Chapada dos Veadeiros fazendo a ligação com a capital do estado.

Os três editais foram lançados em 2023 para atender linhas que estavam abandonadas ou com serviços precários. O presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, observa que por muito tempo a Agência ficou impedida de conceder novas autorizações. “O estado se desenvolveu e ampliou a sua malha viária para muito além das estradas radiais que ligavam a capital às diferentes regiões, e é preciso acompanhar esse desenvolvimento, oferecendo alternativas de ligações diretas entre as regiões em todos os sentidos”, afirma.

É importante ressaltar que após a aprovação pelo Conselho Regulador dos pedidos das empresas para exploração das linhas, há um trâmite que as empresas precisam cumprir junto à AGR, como o cadastramento dos veículos que vão ser utilizados nas operações, vistorias, pagamento de outorga e outros.

Nos próximos dias, as linhas remanescentes dos três editais e novas demandas apresentadas pelos municípios serão objeto de um edital único para habilitação de novos investidores no sistema de transporte intermunicipal de passageiros em Goiás.

Linhas atendidas
O primeiro chamamento público disponibilizou 61 linhas de ônibus, e, destas, 37 foram solicitadas por empresas interessadas, sendo que 6 empresas foram habilitadas. No total, foram assinados 20 termos de autorização. Até o momento, 10 dessas linhas entraram em operação pela empresa Primeira Classe, 1 pela Fly Transportes Eireli, 6 pela Cooperativa de Transportes e Turismo de Cidade Ocidental, 1 pela Alves Rocha & Silva, 1 pela Bozolino Transportes Eireli, 1 pela Expresso Marly e 2 pelo Expresso Itamarati Ltda.

O segundo edital disponibilizou 13 linhas, para as quais duas empresas se habilitaram: a Real Maia e a Rio Novo Transportes e Turismo Ltda, ambas para operação da linha Goiânia a Aragarças (via Iporá e Piranhas).

Já o terceiro edital disponibilizou 14 linhas para os investidores, tendo sido autorizadas até o momento quatro linhas para duas empresas: a Primeira Classe, que vai operar as linhas Itumbiara a Caldas Novas (via Buriti Alegre) e Itumbiara a Caçu (via Cachoeira Dourada); e a Real Expresso, que fará as linhas Goiânia a Cavalcante (via Anápolis e Niquelândia) e Goiânia a Cavalcante (via Anápolis e Alexânia).

Fotos: AGR / Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook

Caldas Novas

Aeroporto de Caldas Novas (GO) teve aumento de 23% de passageiros no 1º trimestre de 2024 em relação a 2023

Publicados

em

A concessionária Socicam informa que o número de viajantes que optaram pelo transporte aéreo para visitar as maravilhas naturais da Região das Águas Quentes aumentou no primeiro trimestre de 2024

Segundo a administradora, de janeiro a março, 14.415 passageiros foram atendidos pelo Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, de Caldas Novas (GO), considerando o total de embarques e desembarques. O quantitativo representa um aumento de 23% em relação ao registrado no mesmo período em 2023, quando 11.600 viajantes passaram pelo terminal.

Além do crescimento no número de passageiros, os indicadores também são positivos na quantidade voos. Durante o primeiro trimestre, o goiano registrou 69 pousos e decolagens da aviação regular, operados pela GOL e pela Azul, o que significa um aumento de 27% em relação ao mesmo recorte de tempo no ano passado, quando o empreendimento atendeu 54 operações.

Para Sylla Gomes, gerente do Aeroporto de Caldas Novas, os resultados demonstram a capacidade do empreendimento como dinamizador do turismo na maior estância hidrotermal do mundo.

“Ao disponibilizar infraestrutura operacional qualificada, equipe preparada e instalações confortáveis, o Aeroporto de Caldas Novas se torna um importante vetor de mobilidade para os turistas da Região das Águas Quentes. Esses atributos foram essenciais para o aumento da oferta de voos no período de férias escolares, permitindo que mais passageiros visitassem nossa região”, afirma. Alexander Cerqueira

O Diretor de Aeroportos da Socicam, acredita que 2024 será um ano promissor para o turismo de lazer.

“O crescimento substancial no número de passageiros que escolhem Caldas Novas como destino reforça a relevância turística da região. Nesse sentido, estamos comprometidos em aprimorar constantemente nossa infraestrutura e atendimento, além dialogar com as companhias para atrair novas opções de voos e, assim, alavancar ainda mais o turismo na Região das Águas Quentes”, conclui.

O Aeroporto de Caldas Novas atende operações regulares da GOL para Congonhas (SP) e da Azul para Confins (MG), realizadas às quintas e aos domingos.

O Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães é o segundo mais importante do estado de Goiás. É a principal porta de entrada para quem deseja desfrutar das águas termais de Caldas Novas, considerada a maior estância hidrotermal do mundo. Além disso, a cidade figura como o maior polo turístico do Centro-Oeste.

Informações da Socicam

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA