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Na Hora de Ceilândia amplia atendimento da Seape

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A nova unidade de atendimento fica no piso superior do Shopping Popular de Ceilândia | Foto: Divulgação/Seape

O posto do Na Hora de Ceilândia ganhou uma unidade de atendimento da Secretaria de Administração Prisional do DF (Seape). Localizado no piso superior do Shopping Popular de Ceilândia (QNN 11, Área Especial Ceilândia Sul), o posto fará o cadastramento digital dos visitantes no sistema penitenciário e o atendimento dos advogados. O serviço é referência no país.

Atualmente, para visitar um interno no sistema penitenciário do DF, os familiares ou amigos do detento precisam fazer o pré-cadastro on-line na Central de Agendamentos Seap/Na hora. O processo somente é finalizado com o comparecimento do interessado a uma das unidades do Na Hora –  na Rodoviária do Plano Piloto ou no Shopping Mall do Riacho Fundo.

Os advogados também utilizam o serviço. Eles podem validar o acesso pelo sistema Agenda OAB e também fazer o cadastro dos visitantes de seus clientes. Antes do atendimento presencial, é obrigatório o agendamento on-line.

O secretário de Administração Penitenciária do DF, Agnaldo Curado, explica que a criação dos postos avançados da Seape nas unidades do Na Hora contribui para a melhoria na entrega do serviço. “Antes da informatização dos atendimentos, os visitantes precisavam enfrentar longas filas, muitas vezes embaixo de chuva, para conseguir agendar uma visita no sistema prisional”, lembra. “Atualmente, por meio de sistema próprio – desenvolvido por nossa equipe de TI -, o atendimento aos familiares e advogados dos reeducandos é realizado de forma prática e humanizada”.

“Antes da informatização dos atendimentos, os visitantes precisavam enfrentar longas filas, muitas vezes embaixo de chuva, para conseguir agendar uma visita no sistema prisional”Agnaldo Curado, secretário de Administração Penitenciária

Expansão das unidades

A princípio, a unidade do Seape em Ceilândia vai funcionar com uma equipe de quatro policiais encarregados do atendimento. Segundo o gerente das unidades do Seape no DF, André Almeida de Araújo, o efetivo deverá dobrar, de acordo com a demanda. “Prevemos um aumento de 30% no atendimento com relação às demais unidades”, informa.

A expansão de unidades de atendimento do Seape para Ceilândia era uma reivindicação da administração local. “Somando-se a população de Ceilândia e Sol Nascente, são quase 800 mil pessoas, e ainda temos as demandas da população das cidades vizinhas, como Samambaia e Brazlândia, que também utilizam o posto”, conta o administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí.

O gestor enfatiza a importância da iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF): “A instalação de um posto em Ceilândia vai ajudar a facilitar a vida das famílias dos presos, em um momento delicado, de muita dor e sofrimento”, analisa o gestor. “É um benefício que humaniza a prestação desse serviço para uma população tão carente”.

O subsecretário do Na Hora, Tiago Santana, reforça a importância da ação que permite receber dentro do sistema prisional, de forma organizada e segura, familiares ou amigos dos detentos. “Essa é uma importante política pública que facilita o acesso das famílias aos internos e, com isso, diminui a influência do crime organizado sobre eles”, avalia.

Atendimentos

De 2019 até este mês, o posto da Seape/Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto atendeu mais de 62 mil visitantes e 2.905 advogados. Já a unidade localizada no Riacho Fundo realizou, de 2018 até agora, mais de 95 mil atendimentos a visitantes, e atendeu um total de 1.859 advogados.

Mais de 62 mil visitantes foram atendidos no posto da Seape da Rodoviária, desde 2019

Em 2020, mesmo durante a pandemia de Covid-19, foram realizados mais de 49 mil atendimentos a visitantes nos demais postos da Seape. A média de agendamentos diários é de 128 no Plano Piloto e 160 no Riacho Fundo.

* Com informações da Seape

Fonte: Governo DF

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Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

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No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

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