Geral

Militares do GDF se mobilizam para ajudar vítimas das chuvas

Publicado

em


A Defesa Civil do Distrito Federal, em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil do DF, iniciou nesta terça-feira (28), uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar vítimas das chuvas torrenciais que vem afetando o sul da Bahia nos últimos dias.

Qualquer pessoa pode ajudar doando alimentos não perecíveis (cestas básicas), produtos de higiene pessoal, limpeza, cobertores e garrafas de água potável. O material deve ser entregue em qualquer unidade da PMDF, CBMDF, PCDF ou ainda na sede da Defesa Civil, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

Donativos para a população baiana afetada pelas chuvas devem ser entregues na sede da Defesa Civil, no SIA, em delegacias de polícia e quarteis da PM e do Corpo de Bombeiros| Foto: Divulgação/Defesa Civil

“A campanha basicamente consiste em a sociedade levar mantimentos para as unidades da Segurança Pública e vamos providenciar o recolhimento da forma mais rápida possível”, destaca o coronel da Defesa Civil, Deusdete Vieira. “É importante que o cidadão comum compartilhe com a gente também essa responsabilidade, a grande força dessa campanha é a sociedade interagindo com a gente”, destaca o militar.

Para ajudar nas missões de resgate e salvamento das pessoas, o GDF, por meio da Secretaria de Segurança Pública, disponibilizou 20 homens do CBMDF e seis viaturas da corporação, sendo dois caminhões 4 x 4, quatro caminhonete também 4 x 4, além de embarcações. Militares e veículos seguiram para o estado baiano na segunda-feira (27). Nesta terça (28), um helicóptero e cinco homens da Polícia Militar partiram para a região.

“São militares capacitados em diversas áreas de salvamentos e vários tipos de desastres que acontecem no DF ou qualquer unidade da Federação”, salienta o major Ulisses Ziech, do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpos de Bombeiros do DF. “A demanda inicial foi por pessoal e embarcações para a retirada de possíveis vítimas de locais de difícil acesso ou que estiverem ilhadas, em situação de risco. Eles vão atuar de forma rápida em conjunto com as autoridades baianas”, ressalta ainda o militar.

A expectativa é que seja arrecadada mais de uma carreta de donativos para a ajuda humanitária. Até o momento, muitos alimentos, água e uma grande quantidade de roupas já chegaram aos pontos de coleta destacados pela ação. As doações seguirão para a Bahia na próxima segunda-feira (3) e terça-feira (4). “Já temos garantido mais de um caminhão de doações, é uma ação rápida porque é preciso uma resposta rápida para esses necessitados”, observa Deusdete Vieira, da Defesa Civil.

Serviço

Ajuda humanitária para os municípios da Bahia em situação de emergência
Pontos de coleta: Quarteis da PMDF, CBMDF, delegacias e sede da Defesa Civil
Produtos para doação: água potável, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal, roupas
Observe a data de validade dos produtos. Entregue as roupas e cobertores limpos e embalados.
Contatos: Cel. Vieira: (61) 98303 2953 / Ten. Walmir (61) 98238 6214

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA