Geral

Jardim Botânico amplia laboratório de reprodução in vitro

Publicado

em


O Jardim Botânico de Brasília (JBB) ampliou e reformou o laboratório de reprodução in vitro. Com investimento de R$ 454 mil, a obra do único laboratório dessa natureza no GDF começou em novembro de 2020 e foi concluída em junho deste ano. A cerimônia de entrega do espaço será na quarta-feira (29), às 10h, encerrando as comemorações da Semana do Cerrado.

Instalações ganharam obras que permitirão dobrar a produção de mudas | Foto: Divulgação/JBB

“Nossa intenção é aumentar a produção para abastecimento do orquidário, do Centro de Visitantes e, quem sabe, poder espalhar orquídeas pelas quadras de Brasília” Aline De Pieri, diretora executiva do Jardim Botânico

O objetivo é oferecer uma estrutura moderna para pesquisa, reprodução de orquídeas raras e espécies do cerrado ameaçadas de extinção, além da manutenção dessas espécies por meio de rotinas laboratoriais como germinação, propagação, repicagem, confecção de meio de cultura, lavagem de frascos e esterilização de instrumentos e materiais. O novo laboratório também vai dobrar a capacidade de mudas produzidas na unidade de conservação: de 15 mil, serão 30 mil mudas por semestre.

O laboratório, que até então funcionava de forma improvisada em uma antiga residência funcional, agora contará com uma infraestrutura adequada para a preservação do cerrado. A ampliação foi de 80 m². Foram construídas novas calçadas e um viveiro externo com plástico agrícola para abrigar as espécies de plantas.

A reforma contou com melhorias na estrutura, como troca do piso, construção de um novo telhado e rampas de acessibilidade, além da instalação de portas de blindex, acabamentos para vedação de portas e do teto, instalação de bancadas e tomadas exclusivas para o uso de autoclave, entre outras mudanças.

Infraestrutura

“A obra trará grandes melhorias na pesquisa e reprodução das espécies do cerrado ameaçadas de extinção” Jorge Pinheiro, gerente do laboratório de reprodução in vitro

E as melhorias não param por aí. O sistema elétrico foi todo modernizado para o modelo trifásico com aterramento próprio, tendo sido instaladas tomadas especiais que suportam uma carga maior e estabilizam a rede de alta tensão para atender equipamentos mais modernos. O novo layout foi elaborado também para atender melhor os servidores do laboratório. Foram construídos dois banheiros, copa, depósito e área de manipulação e pesquisa adequados.

“Agora temos uma infraestrutura adequada com observatório de vidro que evita contaminação, sala de climatização e layout apropriado para tratamento do material”, informa a superintendente técnico-científica do Jardim Botânico, Lilian Breda.

O gerente do laboratório de reprodução in vitro do JBB, Jorge Pinheiro, explica que a ampliação foi planejada para facilitar o fluxo contínuo e constante na multiplicação e nas etapas de crescimento das plantas. “O sistema de vedação não permitirá a contaminação desde o piso até o teto, inclusive no berçário”, pontua. “A obra trará grandes melhorias na pesquisa e reprodução das espécies do Cerrado ameaçadas de extinção”.

A diretora executiva do JBB, Aline De Pieri, comemora a entrega da obra. “O novo laboratório ganhou funcionalidade com foco na germinação e crescimento in vitro das espécies, melhorou o ambiente de trabalho dos servidores e proporcionou maior capacidade na preservação das espécies, com a perspectiva de expandir os estudos”, resume.

A ação promete bons desdobramentos. “Com o cultivo in vitro pelo método de micropropagação, o JBB pode garantir a reprodução rápida e eficaz de quase 100% das sementes viáveis, gerando milhares de mudas”, afirma Aline. “Nossa intenção é aumentar a produção para abastecimento do orquidário, do Centro de Visitantes e, quem sabe, poder espalhar orquídeas pelas quadras de Brasília”.

Orquídeas nas quadras

A iniciativa do Jardim Botânico se estende a outros pontos da cidade. É o caso do projeto Orquídeas do Cerrado nas Quadras, que implanta exemplares da planta em árvores existentes nas áreas verdes das quadras residenciais do Plano Piloto, ajudando a retirar as orquídeas da lista de espécies ameaçadas de extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Além de orquídeas, o JBB pretende trabalhar com outras espécies arbóreas e herbáceas que sejam raras ou estejam ameaçadas. Desde 2010, quando o projeto começou, já foram plantadas, em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), cerca de 5 mil mudas.

*Com informações do Jardim Botânico de Brasília

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA