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Hoje é Dia: combate à intolerância, Tarsila e Garrincha são destaques

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Esta semana tem uma data importantíssima para a conscientização dos brasileiros. No dia 21, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Criada em 2007, a data é uma homenagem à Iyalorixá Mãe Gilda, vítima de intolerância religiosa em 1999, e coincide com o Dia Mundial da Religião. Em 2012, o Repórter Brasil, da TV Brasil, falou sobre a data:

A semana também é repleta de datas de nascimento e aniversário de morte de diversas figuras históricas no Brasil e no mundo. No dia 16, o humorista, ator, diretor, escritor e apresentador de televisão fluminense José Eugênio Soares, o Jô Soares, completaria 85 anos. Morto em 2022, ele teve as participações no cinema relembradas no Repórter DF, da TV Brasil, na época. Confira:

O dia 17 é marcado pelos 50 anos de morte da pintora modernista paulista Tarsila do Amaral. Um dos ícones do movimento, Tarsila (que criou quadros como o Abaporu, A Negra e Operários) teve a trajetória contada no Viva Maria, da Rádio Nacional da Amazônia, em 2022.

No dia 19, o nascimento da cantora norte-americana Janis Joplin, responsável por clássicos do rock’n roll, completaria 80 anos. A trajetória dela (que faleceu em 1970) foi contada no História Hoje, da Radioagência Nacional, em 2015.

O dia seguinte (20), tem celebrações a três figuras históricas. A morte do ceramista e músico pernambucano Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino (que teve a trajetória contada aqui, aqui e aqui) completa 60 anos, a morte de Audrey Hepburn, belga estrela do cinema, (homenageada no programa Claquete em 2014) completa 30 anos e a morte de Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, completa 40 anos. Ele foi homenageado na série Futebol, o Jogo das Paixões em 2018. Confira:

Por fim, o dia 21 de janeiro é marcado pelos 110 anos de morte do escritor, jornalista e diplomata maranhense Aluísio de Azevedo. Autor de obras como O Cortiço e o Mulato, ele teve a trajetória contada no Momento Literário em 2022 e e pelo Repórter Maranhão em 2017.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

15 a 21 de Janeiro de 2023
15

Nascimento do militar, político e geógrafo fluminense João Figueiredo (105 anos) – presidente do Brasil entre 1979 e 1985

Morte do fotógrafo ítalo-brasileiro Vicenzo Pastore (105 anos) – um dos fotógrafos profissionais mais ativos de São Paulo no fim do século XIX e início do século XX

Inauguração do Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (80 anos)

16

Nascimento do humorista, ator, diretor, escritor e apresentador de televisão fluminense José Eugênio Soares, o Jô Soares (85 anos)

17

Morte da pintora modernista paulista Tarsila do Amaral (50 anos)

19

Nascimento do poeta português Eugênio de Andrade (100 anos)

Morte do militar, sertanista e geógrafo matogrossense Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon (65 anos) – declarado Patrono das Comunicações por seu trabalho na instalação de linhas telegráficas, integrando várias regiões do Brasil; foi também o mais importante registrador de etnias indígenas do país

Nascimento da cantora estadunidense Janis Joplin (80 anos)

20

Morte da atriz belga Audrey Hepburn (30 anos) – ícone do cinema mundial

Morte do jogador de futebol fluminense Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha (40 anos)

Morte do ceramista e músico pernambucano Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino (60 anos)

Lançamento do filme “O cangaceiro”, de Lima Barreto (70 anos)

Dia Nacional da Parteira Tradicional

Dia do Queijo

21

Morte do escritor, jornalista e diplomata maranhense Aluísio de Azevedo (110 anos)

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Edição: Alessandra Esteves

Fonte: EBC Geral

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Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

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Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades

Menor taxa de desemprego em nove anos. Crescimento do salário mínimo acima da inflação. Isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas. Retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo. Dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo Desenrola. Esses e outros avanços atingidos a partir de políticas públicas do Governo Federal estão destacados na campanha publicitária batizada de “Fé no Brasil“, lançada nesta quarta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador.

As peças partem do conceito de que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem realizações e conquistas que são positivas para todos. O primeiro vídeo retrata um almoço de domingo de uma família brasileira, em que a preferência de alguns é por carne, enquanto a de outros é por legumes. Contudo, o principal é que todos tenham acesso à alimentação.

Por isso, o Governo investe em políticas de redução da fome e da pobreza, além de impulsionar a economia e a geração de empregos. Ações que já geraram resultados positivos. Em 2023, primeiro ano da atual gestão, 24,4 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil. O número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional grave caiu 11,4 pontos percentuais entre 2022 e 2023, segundo projeção feita a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

SÓ O COMEÇO — Além de ressaltar avanços já alcançados, a campanha indica que o país trilha um caminho de progresso e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores. “A gente pode até pensar diferente, mas nisso o brasileiro concorda: quando a economia melhora, é bom para você, para a sua família, é bom para todo mundo. Isso é só o começo, tem muito trabalho pela frente. Fé no Brasil. A gente está no rumo certo”.

Dividida em quatro temáticas de interesse da sociedade (economia, educação, saúde e agro), a campanha conta com um filme base para cada eixo. Com 60 segundos de duração, cada um deles apresenta nuances de discurso para conversar com diferentes faixas da população, tanto na mídia tradicional quanto no ambiente digital. A campanha terá duração de seis semanas.

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