Distrito Federal

GDF Presente também trabalha no combate à alta velocidade

Publicado

em


O GDF Presente mobilizou os trabalhadores do Polo Central I, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Trânsito (Detran) para a construção da lombada | Foto: Divulgação/GDF Presente

O servidor público federal Fernando Luís Silveira, 48 anos, tem o hábito de fazer caminhadas pelas ruas do Lago Norte, onde mora, e ficou muito feliz com a novidade que viu em seu trajeto: na saída da quadra QL 1, conjunto 4, equipes do GDF Presente avançavam nas obras de construção de um quebra-molas, reivindicação de Fernando desde que se mudou para o local, há mais de uma década.

“Agora é uma realidade. Estamos muito mais tranquilos para que não aconteçam acidentes aqui. Fiquei muito satisfeito com o pronto atendimento da Administração do Lago Norte”Fernando Silveira, servidor público federal, morador do Lago Norte

A felicidade do servidor tem um motivo justo. O conjunto 4 da quadra QL 1 fica exatamente em cima de uma elevação, o que contribui para a diminuição da visibilidade dos condutores sobre os veículos que estão subindo a elevação, ou seja, que vêm do final do Lago Norte no sentido Centro Administrativo (CA).

“A dificuldade de se sair da rua em direção à via marginal, por causa da velocidade dos carros, foi uma das primeiras coisas que me chamou a atenção, quando nos mudamos para cá, em 2006. Se a pessoa vem acima da velocidade permitida, e infelizmente isso é bem comum, o risco de acidente é grande, inclusive alguns já aconteceram no local”, explicou Fernando Silveira.

Preocupado com a segurança da família, dos moradores e familiares, além de trabalhadores que transitam pelo local, Fernando resolveu buscar efetivamente a ajuda da administração pública. A reivindicação do servidor para a construção de uma lombada no local ganhou a adesão de dezenas de moradores – muitos que vivenciaram situações de perigo -, abaixo-assinado, registro na Ouvidoria Geral do DF, por meio do número 162, e contato direto com o administrador do Lago Norte, Marcelo Ferreira da Silva.

A resposta veio com o GDF Presente, que mobilizou os trabalhadores do Polo, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Trânsito (Detran). “Agora é uma realidade. Estamos muito mais tranquilos para que não aconteçam acidentes aqui. Fiquei muito satisfeito com o pronto atendimento da Administração do Lago Norte”, disse Fernando Silveira. A lombada já está quase pronta – no momento, recebe as placas de sinalização do Detran.

O poder público deve sempre estar de portas abertas para atender a população, segundo o administrador do Lago Norte. “Essa é uma obra pequena, mas de grande relevância. O lugar é muito perigoso e a construção do quebra-molas vai beneficiar toda a comunidade. O governador Ibaneis quer que o nosso trabalho seja assim, sempre no sentido de atender a população”, explica Marcelo Ferreira da Silva.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA