Política

Em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, na tarde desta 3ª-feira, parlamentares deliberaram 17 matérias

Publicado

em


Sob o comando do deputado Dr. Antonio (UB), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) se reuniu, de forma híbrida nesta terça-feira, 26, na sala de comissões do Palácio Maguito Vilela. Durante o encontro foram deliberadas 13 matérias de autoria parlamentar e quatro vetos da Governadoria. Deste pacote, 13 projetos foram aprovados com parecer favorável, três vetos foram mantidos e um foi rejeitado.

Entre os projetos aprovados com parecer favorável, destaque para o de nº 0912/22, assinado pelo deputado Delegado Eduardo Prado (PL), que dispõe sobre a obrigatoriedade de previsão, nos contratos de concessão de rodovias estaduais, a instalação de placas de advertência sobre a prática do crime de abandono de animais. A matéria foi relatada pela deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), que apresentou relatório favorável.

Dentre os vetos encaminhados pela Governadoria, destaque para o de nº 9502/21, que veta integralmente o autógrafo de lei nº 283, de 25 de novembro de 2021, de autoria do Executivo estadual. A matéria visa alterar a Lei nº 20.787, de 3 de junho de 2020, voltada à adesão do estado de Goiás aos benefícios fiscais previstos na legislação do estado de Mato Grosso do Sul, nos termos da Lei Complementar federal nº 160, de 7 de agosto de 2017, e do Convênio ICMS 190/17, de 15 de dezembro de 2017, e estabelece procedimentos para a operacionalização dos referidos benefícios. A propositura foi relatada pelo deputado Dr. Antonio, que apresentou parecer pela manutenção do veto.

Já o processo nº 9257/21, que veta parcialmente o autógrafo de lei nº 255, de 11 de novembro de 2021, assinado pelo presidente do Legislativo, deputado Lissauer Vieira (PSD), que autoriza a municipalização do trecho da GO-206, entre os córregos do Barro Preto e Pimenta, localizados no município de Itarumã foi rejeitado pelo colegiado que aprovou o parecer pela rejeição apresentado pelo relator, deputado Wilde Cambão (PSD).

Outras matérias aprovadas com parecer favorável

Processo nº 9015/21 – Deputado Cairo Salim – Dispõe sobre a utilização facultativa de máscaras de proteção facial individual contra a covid-19 em Goiás. Relatado pelo deputado Wilde Cambão pelo apensamento ao 959/22.

Processo nº 957/22 – Deputado Gustavo Sebba – Garante prioridade de tramitação às apurações de crimes contra a vida que tenham mulheres como vítimas. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.

Processo nº 9161/21 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Altera a Lei n° 18.807, de 9 de abril de 2015, que institui a Política Estadual de Acolhimento e Assistência à Mulher Vítima de Violência, a fim de dispor sobre a emissão simplificada de certidão de antecedentes criminais. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.

Processo nº 8690/21 – Deputado Julio Pina – Declara de utilidade pública a Federação Nacional de Comunidades Terapêuticas Católicas, com sede em Goiânia. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.

Processo nº 795/22 – Deputada Lêda Borges – Institui o Programa de Formação Continuada para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, destinado aos professores integrantes do quadro do magistério da Secretaria da Educação. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi pela diligência.

Processo nº 7567/21 – Deputado Henrique César – Declara de utilidade pública a Associação Social Ágape, com sede no município de Mara Rosa. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.

Processo nº 1283/22 – Deputado Coronel Adailton – Altera a Lei n° 21.104, de 23 de setembro de 2021, que institui o Código de Bem-Estar Animal. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.

Processo nº 5910/21 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública a Associação dos Moradores da Posse no Bairro Anhanguera, com sede em Goiânia. Relatado pelo deputado Talles Barreto.

Processo nº 8707/21 – Deputado Rafael Gouveia – Declara de utilidade pública a Associação Terapêutica Resgatando Vidas, com sede no município de Campinorte. Relatado pelo deputado Dr. Antonio pela diligência.

Processo nº 967/22 – Deputado Coronel Adailton – Altera a Lei Complementar n° 26, de 28 de dezembro de 1998, que estabelece as diretrizes e bases do Sistema Educativo do estado de Goiás. Relatado pelo deputado Talles Barreto pelo apensamento ao projeto nº 1610/22.

Processo nº 1281/22 – Deputado Julio Pina – Declara de utilidade pública a Organização Civil de Obras Sociais do Cegal, com sede em Goiânia. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 1576/22 – Deputado Talles Barreto – Isenta o pagamento de pedágios para veículos automotores de duas rodas em trânsito nas rodovias sob concessão. Relatado pelo deputado Coronel Adailton.

Outros vetos da Governadoria

Processo nº 9256/21 – Veto parcial da Governadoria ao autógrafo de lei nº 260, de 16 de dezembro de 2021, de autoria do deputado Delegado Humberto Teófilo, que altera o artigo 59 da Lei n° 16.901, de 26 de janeiro de 2010. O texto dispõe sobre a Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO). Relatado pelo deputado Dr Antonio, pela manutenção do veto.

Processo nº 152/22 – Veto parcial da Governadoria ao autógrafo de lei nº 304, de 16 de dezembro de 2021, de autoria do Executivo estadual. A matéria altera a Lei nº 11.651, de 26 de dezembro de 1991, Código Tributário do Estado de Goiás (CTE-GO). Relatado pelo deputado Dr Antonio, pela manutenção do veto.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA