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Educação do Tocantins trabalha competências socioemocionais para promover o desenvolvimento integral dos estudantes

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Com o objetivo de garantir o bem-estar dos estudantes, professores e de toda a comunidade escolar da rede estadual e visando atender competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) implementou em 2022 importantes projetos e ações voltadas para as questões socioemocionais. As atividades visam auxiliar na transição da crise sanitária da covid-19.

Entre as iniciativas adotadas pela Pasta, no final de março de 2022, o quadro de servidores da Secretaria de Estado da Educação passou a contar com novas categorias de profissionais: psicólogo, assistente social e nutricionista, que originalmente eram do quadro da Secretaria da Saúde e que passaram a compor a equipe multiprofissional que atua nas 13 Diretorias Regionais da Educação, com ações voltadas para os estudantes e professores.

As competências socioemocionais foram trabalhadas para o período do pós-pandemia em função do processo de readaptação dos estudantes à rotina escolar presencial. A orientação da Seduc foi de que a equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos e orientadores escolares, priorizasse o ambiente de afeto e respeito mútuo, no qual os alunos conseguissem participar das tomadas de decisão e dos desdobramentos do que acontecem no dia a dia do ambiente escolar.

A atuação da equipe multidisciplinar visa fazer com que os estudantes e a equipe escolar encontrem equilíbrio para aprender, estabelecer diálogos e se sentirem parte de seu próprio processo de aprendizagem. São trabalhados temas que colaboram na concretização do projeto de vida dos alunos, pais, servidores e comunidade com o propósito de auxiliar a saúde psicológica e socioemocional.

A chefe da Unidade Técnica Educacional de Orientação Educacional da Seduc, Verny de Fátima Oliveira Fucks, explicou que a avaliação dos problemas socioemocionais dos alunos não pode ser realizada no formato tradicional, com provas ou tabelas, mas sim a partir da vivência no dia a dia, da observação do crescimento do aluno e das ações interventivas do orientador com a equipe multiprofissional que está nas escolas.

“No processo pós-pandemia, muitos dos nossos alunos voltaram com dores e perdas, por isso é necessário que encontrem na escola o acolhimento para que se sintam novamente pertencentes ao ambiente escolar e possam se expressar, se livrando, assim, de angústias e ansiedade que foram levadas de casa paras as nossas escolas. Os projetos socioemocionais são desenvolvidos considerando todas essas realidades”, frisa.

Planejamento Escolar

Para a execução das atividades, são feitas reuniões de fluxo, lideradas por professores coordenadores de cada área, que avaliam o que deu certo ou não, e os pré-conselhos, nos quais são levantados apontamentos sobre alunos específicos – sejam preocupações ou evoluções – a fim de fazer um trabalho individualizado.

Após a realização das avaliações, há o momento da devolutiva, quando os tutores falam com seus alunos a respeito do que é positivo e do que é preciso melhorar. E o plantão pedagógico, que é uma manhã à disposição dos responsáveis que desejam conversar com a equipe.

Gestão de Emoções

Um exemplo das atividades desenvolvidas nas escolas da rede estadual de ensino foi o projeto Gestão de Emoções, executado pelo Centro de Ensino Médio Bom Jesus, em Gurupi, voltado para as questões socioemocionais. “O objetivo do projeto é fazer com que eles encontrem equilíbrio para aprender, estabelecer diálogos e se sentir parte de seu próprio processo de aprendizagem”, explica a diretora da unidade de ensino Elizabeth Gama da Silveira Mota.

A técnica da Seduc, Verny de Fátima Oliveira destacou, ainda, que as escolas e Diretorias Regionais realizaram ações diversificadas visando atender as diferentes demandas das comunidades escolares. “A DRE de Guaraí, por exemplo, realizou o projeto Conhecendo as emoções e sabendo a lidar com elas voltado para os estudantes da sede da Regional. Já a Escola de Tempo Integral Maria da Glória, da DRE de Pedro Afonso, realizou a formação Encontro Amabilidade, voltada para as equipes multiprofissionais. Em São Miguel do Tocantins, foram realizadas palestras para os estudantes da Escola Estadual São Miguel. Foram inúmeras iniciativas”, elencou.

Para a estudante Larissa Silva Gonçalves, o projeto Gestão de Emoções, do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, trouxe temas relacionados às emoções, autoconhecimento, melhoria de vida e ainda sobre os pilares ensinados no colégio. “O projeto redefiniu a expectativa de muitos e trouxe de volta a vontade de reconstruir o seu projeto de vida. No início, muitos estavam desanimados, inclusive eu, mas a partir do projeto encontramos motivação”.

Formação

A UTE de Orientação Educacional/Núcleo Multiprofissional desenvolveu neste ano de 2022, o Volta ao Novo II, com formações continuadas voltadas para os Orientadores Educacionais, em que foram trabalhadas as competências socioemocionais a partir das cinco Macrocompetências do Instituto Ayrton Senna (IAS): Foi replicado o curso Volta ao novo II, com o estudo das Macrocompetências: Abertura ao Novo; Autogestão, Resiliência Emocional, Amabilidade e Engajamento com o outro.

Este curso foi replicado pelas orientadoras educacionais das Diretorias Regionais de Educação (DREs) em cinco módulos, entre presenciais e on-line. Outra iniciativa foi a oferta do curso sobre Acolhimento e bem-estar em sala de aula, realizado pela Seduc, a partir da parceria com a plataforma Vivescer.

Competências BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina dez competências gerais que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da Educação Básica. Além de guiar o trabalho curricular das escolas, essas diretrizes contemplam as competências socioemocionais. Nesse âmbito, o documento prescreve o desenvolvimento dos seguintes eixos: abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico); autogestão (determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade); engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade e entusiasmo); amabilidade (empatia, respeito e confiança); e resiliência emocional (autoconfiança e tolerância ao estresse e à frustração).

Ao unir as competências socioemocionais, determinadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação do Tocantins prioriza uma educação integral e de pleno desenvolvimento do estudante ao longo da Educação Básica, em suas múltiplas dimensões, para toda a rede estadual de ensino, sob a orientação da Unidade Técnica Executiva (UTE) de Orientação Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Formação de orientadores da equipe multidisciplinar da DRE de Porto Nacional – Seduc/Governo do Tocantins

Verny de Fátima Oliveira Fucks diz que a avaliação dos problemas Socioemocionais dos alunos não pode ser avaliado no formato tradicional, mas sim a partir de vivências e diagnóstico no dia a dia – Nilson Chaves/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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