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Secom formaliza parceria com Finlândia e Dinamarca para apoiar desenvolvimento da Estratégia Brasileira de Educação Midiática

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À esquerda, embaixadora da União Europeia (UE) no Brasil, Marian Schuegraf, ministro Paulo Pimenta (Secom), embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pederson, e o chefe-adjunto da Embaixada da Finlândia no Brasil, Ahti Tapio Torronen. Foto: Lucas Leffa / Secom / PR
Programa TAIEX terá missão técnica do governo brasileiro para iniciar a cooperação

Brasil inicia no próximo mês programa de cooperação com Finlândia e Dinamarca focado na promoção do intercâmbio de experiências e boas práticas entre especialistas governamentais no tema de “Educação Midiática: integridade da informação e democracia”, área de interesse comum dos países. A iniciativa será realizada por meio do TAIEX (Technical Assistance and Information Exchange), programa da União Europeia. É a primeira vez que o governo brasileiro acessa tal mecanismo, ferramenta importante diante da centralidade do tema na promoção da democracia.

Finlândia e Dinamarca são referências mundiais em educação midiática e trabalharão conosco na troca de experiências sobre políticas públicas. É uma temática urgente na promoção na defesa da nossa democracia” Paulo Pimenta, ministro da Secom

Em reunião para a formalização da parceria, na sexta-feira (23/2), o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, destacou a importância fundamental da parceria estratégica no tema: “Finlândia e Dinamarca são referências mundiais em educação midiática e trabalharão conosco na troca de experiências sobre políticas públicas. É uma temática urgente na promoção na defesa da nossa democracia”. Pimenta também recordou que dois terços das postagens atacando a credibilidade do sistema eleitoral brasileiro vieram de fora do país, o que só reforça a necessidade de atuação conjunta na educação midiática e no enfrentamento à desinformação.

Já a embaixadora da União Europeia (UE) no Brasil, Marian Schuegraf, afirmou estar muito animada com a parceria. “Construir uma política de educação midiática é um projeto necessário e ambicioso diante da grandeza do Brasil e estamos felizes de somar nesse processo”, disse. Ela destacou ainda que o avanço da Inteligência Artificial (IA) amplia a necessidade da educação midiática para promoção e defesa da democracia, uma vez que estudos mostram que a IA é mais benéfica para autocracias que para as democracias.

Finlândia e Dinamarca foram escolhidos por serem referência na área de educação midiática – a Finlândia é o exemplo mais elogiado internacionalmente em políticas neste segmento, para o qual tem atuação dedicada desde 1970. O país também figura, por cinco anos consecutivos, no primeiro lugar do Media Literacy Index, enquanto a Dinamarca é um dos países mais avançados em uso de ferramentas digitais por governos, estando também em terceiro lugar nesse mesmo ranking.

MISSÃO BRASILEIRA – A primeira etapa da cooperação consiste em uma missão de uma delegação brasileira aos dois países, com objetivo de compreender e mapear boas práticas no desenvolvimento de políticas públicas na temática de educação midiática na promoção da integridade da informação. A delegação será composta por representantes da Secom-PR, da EBC e do MEC. Todos os custos associados à participação na missão serão cobertos pela União Europeia.

A missão é o primeiro passo para uma cooperação internacional mais ampla na temática com os dois países, e vai contribuir na meta de formação de 300 mil profissionais da educação em educação midiática, conforme previsto no Plano Plurianual 2024-2027. Na próxima etapa do programa de cooperação, o Brasil receberá representantes da Dinamarca e Finlândia para um diálogo com equipes técnicas do governo brasileiro e apoio ao desenvolvimento da Estratégia Brasileira de Educação Midiática.

Participaram da reunião com o ministro Pimenta, além da embaixadora da UE, a embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pederson, e o chefe-adjunto da Embaixada da Finlândia no Brasil, Ahti Tapio Torronen.

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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